A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Laysa Cavalcante.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
Resumo: Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.
id UFCG_702d06425df10ac2a7687fcd0bbe4811
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27328
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students.Adélia Prado - escritoraEducação de Jovens e Adultos - EJAEstética da recepçãoEnsino de literaturaTextos narrativos em sala de aulaPoemas em sala de aulaRepresentação da mulher na poesia - Adélia PradoProsa - Adélia PradoRepresentação da mulher na prosa - Adélia PradoRecepção do texto literárioEnsino de literatura - educação de jovens e adultosAdelia Prado - writerYouth and Adult Education - EJAReception aestheticsTeaching LiteratureNarrative texts in the classroomPoems in the ClassroomRepresentation of women in poetry - Adélia PradoProse - Adélia PradoRepresentation of women in prose - Adélia PradoReception of the literary textTeaching Literature - Youth and Adult EducationLiteraturaEste trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.This paper presents proposed reading and reception of literary texts within the classroom. The research aimed to study the representation of women in poetry and prose Adelia Prado and reflect on the reception by the students. This study is an action research, developed through literary reading lessons and discussions at the public school in the municipality of Pocinhos-PB, with students employees of the 3rd year of high school EJA (Youth and Adult Education). As theoretical research framework, we use the ideas Iser (1996), Jauss (1994), to deal in receiving the literary text; Jouve (2002), Kleiman (1996), Cosson (2009) Rouxel (2013), Rao (2013) with regard to the teaching reading and literature; Soares (1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) for review of Adelia texts; Aguiar and Bordini (1993) Cosson (2009) with respect to methodological aspects. The survey results revealed that, through literary experimentation carried out, bring students to the literary text. It was found that the development of a work of literature with the EJA of students is possible since we can recognize the wealth of information that is shared during classes, such as students bring with them experiences, ideologies, expectations and values that are easily exploited in the discussions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.LACERDA, Andréa Maria de Araújo.COSTA, Laysa Cavalcante.2015-072022-09-20T20:42:24Z2022-09-202022-09-20T20:42:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T20:43:05Zoai:localhost:riufcg/27328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T20:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students.
title A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
spellingShingle A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
COSTA, Laysa Cavalcante.
Adélia Prado - escritora
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estética da recepção
Ensino de literatura
Textos narrativos em sala de aula
Poemas em sala de aula
Representação da mulher na poesia - Adélia Prado
Prosa - Adélia Prado
Representação da mulher na prosa - Adélia Prado
Recepção do texto literário
Ensino de literatura - educação de jovens e adultos
Adelia Prado - writer
Youth and Adult Education - EJA
Reception aesthetics
Teaching Literature
Narrative texts in the classroom
Poems in the Classroom
Representation of women in poetry - Adélia Prado
Prose - Adélia Prado
Representation of women in prose - Adélia Prado
Reception of the literary text
Teaching Literature - Youth and Adult Education
Literatura
title_short A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
title_full A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
title_fullStr A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
title_full_unstemmed A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
title_sort A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
author COSTA, Laysa Cavalcante.
author_facet COSTA, Laysa Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
LACERDA, Andréa Maria de Araújo.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Laysa Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Adélia Prado - escritora
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estética da recepção
Ensino de literatura
Textos narrativos em sala de aula
Poemas em sala de aula
Representação da mulher na poesia - Adélia Prado
Prosa - Adélia Prado
Representação da mulher na prosa - Adélia Prado
Recepção do texto literário
Ensino de literatura - educação de jovens e adultos
Adelia Prado - writer
Youth and Adult Education - EJA
Reception aesthetics
Teaching Literature
Narrative texts in the classroom
Poems in the Classroom
Representation of women in poetry - Adélia Prado
Prose - Adélia Prado
Representation of women in prose - Adélia Prado
Reception of the literary text
Teaching Literature - Youth and Adult Education
Literatura
topic Adélia Prado - escritora
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Estética da recepção
Ensino de literatura
Textos narrativos em sala de aula
Poemas em sala de aula
Representação da mulher na poesia - Adélia Prado
Prosa - Adélia Prado
Representação da mulher na prosa - Adélia Prado
Recepção do texto literário
Ensino de literatura - educação de jovens e adultos
Adelia Prado - writer
Youth and Adult Education - EJA
Reception aesthetics
Teaching Literature
Narrative texts in the classroom
Poems in the Classroom
Representation of women in poetry - Adélia Prado
Prose - Adélia Prado
Representation of women in prose - Adélia Prado
Reception of the literary text
Teaching Literature - Youth and Adult Education
Literatura
description Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2022-09-20T20:42:24Z
2022-09-20
2022-09-20T20:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
identifier_str_mv COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556673990656