A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala. |
id |
UFCG_702d06425df10ac2a7687fcd0bbe4811 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27328 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students.Adélia Prado - escritoraEducação de Jovens e Adultos - EJAEstética da recepçãoEnsino de literaturaTextos narrativos em sala de aulaPoemas em sala de aulaRepresentação da mulher na poesia - Adélia PradoProsa - Adélia PradoRepresentação da mulher na prosa - Adélia PradoRecepção do texto literárioEnsino de literatura - educação de jovens e adultosAdelia Prado - writerYouth and Adult Education - EJAReception aestheticsTeaching LiteratureNarrative texts in the classroomPoems in the ClassroomRepresentation of women in poetry - Adélia PradoProse - Adélia PradoRepresentation of women in prose - Adélia PradoReception of the literary textTeaching Literature - Youth and Adult EducationLiteraturaEste trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala.This paper presents proposed reading and reception of literary texts within the classroom. The research aimed to study the representation of women in poetry and prose Adelia Prado and reflect on the reception by the students. This study is an action research, developed through literary reading lessons and discussions at the public school in the municipality of Pocinhos-PB, with students employees of the 3rd year of high school EJA (Youth and Adult Education). As theoretical research framework, we use the ideas Iser (1996), Jauss (1994), to deal in receiving the literary text; Jouve (2002), Kleiman (1996), Cosson (2009) Rouxel (2013), Rao (2013) with regard to the teaching reading and literature; Soares (1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) for review of Adelia texts; Aguiar and Bordini (1993) Cosson (2009) with respect to methodological aspects. The survey results revealed that, through literary experimentation carried out, bring students to the literary text. It was found that the development of a work of literature with the EJA of students is possible since we can recognize the wealth of information that is shared during classes, such as students bring with them experiences, ideologies, expectations and values that are easily exploited in the discussions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.LACERDA, Andréa Maria de Araújo.COSTA, Laysa Cavalcante.2015-072022-09-20T20:42:24Z2022-09-202022-09-20T20:42:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T20:43:05Zoai:localhost:riufcg/27328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T20:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students. |
title |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
spellingShingle |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. COSTA, Laysa Cavalcante. Adélia Prado - escritora Educação de Jovens e Adultos - EJA Estética da recepção Ensino de literatura Textos narrativos em sala de aula Poemas em sala de aula Representação da mulher na poesia - Adélia Prado Prosa - Adélia Prado Representação da mulher na prosa - Adélia Prado Recepção do texto literário Ensino de literatura - educação de jovens e adultos Adelia Prado - writer Youth and Adult Education - EJA Reception aesthetics Teaching Literature Narrative texts in the classroom Poems in the Classroom Representation of women in poetry - Adélia Prado Prose - Adélia Prado Representation of women in prose - Adélia Prado Reception of the literary text Teaching Literature - Youth and Adult Education Literatura |
title_short |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
title_full |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
title_fullStr |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
title_full_unstemmed |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
title_sort |
A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. |
author |
COSTA, Laysa Cavalcante. |
author_facet |
COSTA, Laysa Cavalcante. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, José Hélder Pinheiro. ALVES, J. H. P. http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. LACERDA, Andréa Maria de Araújo. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Laysa Cavalcante. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adélia Prado - escritora Educação de Jovens e Adultos - EJA Estética da recepção Ensino de literatura Textos narrativos em sala de aula Poemas em sala de aula Representação da mulher na poesia - Adélia Prado Prosa - Adélia Prado Representação da mulher na prosa - Adélia Prado Recepção do texto literário Ensino de literatura - educação de jovens e adultos Adelia Prado - writer Youth and Adult Education - EJA Reception aesthetics Teaching Literature Narrative texts in the classroom Poems in the Classroom Representation of women in poetry - Adélia Prado Prose - Adélia Prado Representation of women in prose - Adélia Prado Reception of the literary text Teaching Literature - Youth and Adult Education Literatura |
topic |
Adélia Prado - escritora Educação de Jovens e Adultos - EJA Estética da recepção Ensino de literatura Textos narrativos em sala de aula Poemas em sala de aula Representação da mulher na poesia - Adélia Prado Prosa - Adélia Prado Representação da mulher na prosa - Adélia Prado Recepção do texto literário Ensino de literatura - educação de jovens e adultos Adelia Prado - writer Youth and Adult Education - EJA Reception aesthetics Teaching Literature Narrative texts in the classroom Poems in the Classroom Representation of women in poetry - Adélia Prado Prose - Adélia Prado Representation of women in prose - Adélia Prado Reception of the literary text Teaching Literature - Youth and Adult Education Literatura |
description |
Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2022-09-20T20:42:24Z 2022-09-20 2022-09-20T20:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 |
identifier_str_mv |
COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744556673990656 |