Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel., FRANZINI FILHO, Carlos Roberto., VIEIRA, Jane Luchtenberg., NIGOSKY, Karoliny de Castro.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
Resumo: Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia.
id UFCG_703787c9b88fe8b77b6f80b73b688a27
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32049
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.Analysis of gender equality in Engineering education.Mulheres na EngenhariaIgualdade de gênero - EngenhariaEnsino em Engenharia - igualdade de gêneroWomen in EngineeringGender equality - EngineeringEngineering Education - gender equalityEngenharia de Produção.Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T16:10:18Z2023-10-162023-10-16T16:10:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049porDELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.VIEIRA, Jane Luchtenberg.NIGOSKY, Karoliny de Castro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:15:15Zoai:localhost:riufcg/32049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:15:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
Analysis of gender equality in Engineering education.
title Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
spellingShingle Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
Mulheres na Engenharia
Igualdade de gênero - Engenharia
Ensino em Engenharia - igualdade de gênero
Women in Engineering
Gender equality - Engineering
Engineering Education - gender equality
Engenharia de Produção.
title_short Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
title_full Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
title_fullStr Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
title_full_unstemmed Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
title_sort Análise da igualdade de gênero no ensino em Engenharia.
author DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
author_facet DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
VIEIRA, Jane Luchtenberg.
NIGOSKY, Karoliny de Castro.
author_role author
author2 COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
VIEIRA, Jane Luchtenberg.
NIGOSKY, Karoliny de Castro.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin.
COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel.
FRANZINI FILHO, Carlos Roberto.
VIEIRA, Jane Luchtenberg.
NIGOSKY, Karoliny de Castro.
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na Engenharia
Igualdade de gênero - Engenharia
Ensino em Engenharia - igualdade de gênero
Women in Engineering
Gender equality - Engineering
Engineering Education - gender equality
Engenharia de Produção.
topic Mulheres na Engenharia
Igualdade de gênero - Engenharia
Ensino em Engenharia - igualdade de gênero
Women in Engineering
Gender equality - Engineering
Engineering Education - gender equality
Engenharia de Produção.
description Nas últimas décadas, a mulher tem aumentado consideravelmente a sua participação no mercado de trabalho, uma vez que a força física deixou de ser requisito imprescindível aos trabalhadores em geral. O processo de feminização do trabalho não corresponde a um fenômeno novo, porém, as desigualdades salariais e de hierarquia em comparação aos homens persistem. Na tentativa de minimizar tais adversidades, gradativamente a mulher vem buscando um aperfeiçoamento de suas atividades profissionais e a igualdade de gênero possui grande relevância para democratização do ensino em engenharia. No Brasil, observa-se uma força tarefa da ONU, sendo que um dos 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previsto na Agenda 2030 é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Diante deste cenário, este artigo propõe-se a analisar o perfil de alunos dos cursos de engenharia em função do gênero. Para atingir ao objetivo proposto, uma pesquisa teórico/conceitual foi realizada a partir de dados fornecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Estado de São Paulo, de alunos dos cursos de: Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Os resultados apurados apontam para os aspectos relacionados a realidade da distribuição dos alunos de acordo com o gênero nos cursos de Engenharia ofertado pela IES pesquisada e espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para o aprimoramento das práticas que fortaleçam a igualdade de gênero dentro da engenharia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-10-16T16:10:18Z
2023-10-16
2023-10-16T16:10:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
identifier_str_mv DELECRODIO, Thays Aparecida Vendramin; COSTA, Camila Gabriela Alexandre Geromel; FRANZINI FILHO, Carlos Roberto; VIEIRA, Jane Luchtenberg; NIGOSKY, Karoliny de Castro. Análise da igualdade de gênero no ensino em engenharia. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594821185536