O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Margarida de Ochôa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108440
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_169e7301c68550f89807d2ee6a336f78
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da FilosofiaThe Role of Gender Equality in Philosophy TeachingEnsinoFilósofasGéneroIgualdadeMulheresEducationEqualityGenderPhilosophersWomenRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO texto que se apresenta neste documento reporta ao período de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, entre setembro de 2022 e maio de 2023, referente ao curso de 2º ciclo de Formação de Professores de Filosofia no Ensino Secundário. A primeira parte do relatório poderá ser encarada como um primeiro momento, sendo este apenas teórico, e percorre cronológica e tematicamente a evolução das distintas atividades letivas e extra letivas. A segunda parte corresponde ao momento empírico e prático da experiência de estágio, em que o principal objetivo consiste em demonstrar a insuficiência da representação de mulheres, Filósofas e não só, no Programa de Filosofia e nos manuais escolares. Apesar de menosprezadas e ocultas, existiram (e existem) inúmeras Filósofas extremamente importantes para a Filosofia. O presente trabalho surge então com o principal propósito de restituir o papel devido e merecido às mulheres, permitindo ao mesmo tempo elucidar o possível impacto que a ausência de mulheres na Filosofia causa no ensino. Pretende-se ainda demonstrar de que forma esta ausência poderá refletir-se no modo como os alunos encaram a diferença de género e a importância das mulheres na Filosofia, na Ciência e na Arte.Tendo em conta o tópico selecionado, a bibliografia utilizada para a investigação teórica realizada neste relatório é bastante abrangente. As principais obras utilizadas para esta pesquisa foram As mulheres na Filosofia e Também há Mulheres Filósofas, de Maria Luísa Ribeiro Ferreira E Uma Vindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft. As restantes obras secundárias Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau e Geração dos Animais, de Aristóteles, permitiram adquirir uma visão oposta das obras já mencionadas.The text presented in this document reports to the period of pedagogical internship, held at Escola Secundária de Camões, in Lisbon, between September 2022 and May 2023, referring to the 2nd cycle of Philosophy Teacher Training in Secondary Education. The first part of this report can be regarded as a first section, which is only theoretical, and covers both chronologically and thematically the evolution of the different activities held, both teaching and extra-curricular. The second part corresponds to the empirical and practical moment of the internship experience, in which the main objective was to demonstrate the insufficient representation of women, philosophers, and others, in the Philosophy Program and in school manuals. Despite being overlooked and hidden, there were (and still are) countless female philosophers who are extremely important to Philosophy. The present report has the primary purpose of restoring the role that women deserve, and, consequently, to elucidate the possible impact that the absence of women in Philosophy causes in teaching. It is also intended to demonstrate how this can be reflected in how students face gender differences and the importance (or lack thereof) of women in Philosophy, Science, and Art.Due to the selected topic, the bibliography used for the theoretical investigation carried out in this report is quite comprehensive. The main works used for this research consisted of the following: As mulheres na Filosofia e Também há Mulheres Filósofas, by Maria Luísa Ribeiro Ferreira, and A Vindication Of Women's Rights, by Mary Wollstonecraft. The remaining secondary works Emilio or on Education, by Jean-Jacques Rousseau, and Generation of Animals, by Aristotle, enabled an opposite view of the works already mentioned.2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108440http://hdl.handle.net/10316/108440TID:203344758porNunes, Margarida de Ochôainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:03:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:44.349120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
The Role of Gender Equality in Philosophy Teaching
title O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
spellingShingle O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
Nunes, Margarida de Ochôa
Ensino
Filósofas
Género
Igualdade
Mulheres
Education
Equality
Gender
Philosophers
Women
title_short O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
title_full O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
title_fullStr O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
title_full_unstemmed O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
title_sort O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
author Nunes, Margarida de Ochôa
author_facet Nunes, Margarida de Ochôa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Margarida de Ochôa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Filósofas
Género
Igualdade
Mulheres
Education
Equality
Gender
Philosophers
Women
topic Ensino
Filósofas
Género
Igualdade
Mulheres
Education
Equality
Gender
Philosophers
Women
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108440
http://hdl.handle.net/10316/108440
TID:203344758
url http://hdl.handle.net/10316/108440
identifier_str_mv TID:203344758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131270975488