Influência das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas mornas com óleo de girassol.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23685 |
Resumo: | Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente se intensificou e a pavimentação asfáltica tornou-se enfoque na busca da preservação ambiental. As misturas asfálticas mornas surgiram como alternativa às misturas asfálticas convencionais a fim de diminuir a emissão de gases poluentes à atmosfera e melhorar as condições de trabalho dos operadores. O uso de aditivos oleicos na mistura se mostrou promissor para redução da temperatura de usinagem e compactação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com a adição do óleo de girassol, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20oC na temperatura determinada pelo ensaio de viscosidade rotacional. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, Lottman modificado e Flow Number. Os resultados indicaram que as misturas asfálticas com adição de óleo de Girassol usinadas e compactadas à 10oC abaixo da temperatura ótima obtiveram melhor desempenho mecânico nos ensaios. Estas atenderam as exigências normativas em todos os ensaios e apresentaram um desempenho de qualidade superior as misturas com ligante puro. Os resultados apresentam-se relevantes por também promoverem um menor impacto sobre o meio ambiente com a menor emissão de poluentes, devido à redução de suas temperaturas de usinagem e compactação, além da economia de no custo de sua fabricação. |
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Influência das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas mornas com óleo de girassol.Influence of machining and compaction temperatures on warm asphalt mixtures with sunflower oil.Misturas asfálticas mornasGeotecniaLigantes asfálticosPavimentação asfálticaÓleo de girassol - mistura asfálticaAditivos verdes - misturas asfálticasTemperatura de usinagemCompactação em misturas asfálticasPavimentos flexíveisMisturas usinadasWarm asphalt mixesGeotechnicsAsphalt bindersAsphalt pavingSunflower oil - asphalt mixGreen additives - asphalt mixturesMachining temperatureCompaction in asphalt mixesFlexible floorsMachined mixesEngenharia CivilNos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente se intensificou e a pavimentação asfáltica tornou-se enfoque na busca da preservação ambiental. As misturas asfálticas mornas surgiram como alternativa às misturas asfálticas convencionais a fim de diminuir a emissão de gases poluentes à atmosfera e melhorar as condições de trabalho dos operadores. O uso de aditivos oleicos na mistura se mostrou promissor para redução da temperatura de usinagem e compactação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com a adição do óleo de girassol, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20oC na temperatura determinada pelo ensaio de viscosidade rotacional. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, Lottman modificado e Flow Number. Os resultados indicaram que as misturas asfálticas com adição de óleo de Girassol usinadas e compactadas à 10oC abaixo da temperatura ótima obtiveram melhor desempenho mecânico nos ensaios. Estas atenderam as exigências normativas em todos os ensaios e apresentaram um desempenho de qualidade superior as misturas com ligante puro. Os resultados apresentam-se relevantes por também promoverem um menor impacto sobre o meio ambiente com a menor emissão de poluentes, devido à redução de suas temperaturas de usinagem e compactação, além da economia de no custo de sua fabricação.In recent years, concerns about the environment have intensified and the asphalt paving industry has become a focus in the pursuit of environmental preservation. The Warm Mix Asphalt is an alternative to the conventional asphalt mixtures as it can reduce the emission of polluting gases into the atmosphere and improve the working conditions. The use of oleic additives in the mixture has shown to be promising for the reduction of the mixing and compaction temperatures. The present study had the objective of evaluating the addition of the sunflower oil into the asphalt binder as well as to verify the influence of the reduction in 10 oC and 20 oC of the temperature determined by the rotational viscosity test on the mechanical properties of the asphalt mixtures. The mechanical tests of Indirect Tensile Strength, Resilience Modulus, Modified Lottman and Flow Number were performed. The results show that, among the studied mixtures, those that presented the best mechanical response were the mixtures produced at 10 oC below the optimum temperature. These mixtures have met the specifications for quality of the resulting pavement and have shown even better results than the mixture produced with the non-modified asphalt binder. The results are relevant as they also promote a lower impact on the environment with the lower emission of pollutants, due to the reduction of mixing and compaction temperatures, besides the energy savings.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673COSTA, Daniel Beserra.COSTA, D. B.http://lattes.cnpq.br/5017710235419854MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.MARINHO FILHO, P. G. T.http://lattes.cnpq.br/4893203742616397PATRÍCIO, Jonny Dantas.PATRÍCIO, J. D.http://lattes.cnpq.br/4467510175248835ANDRADE, Rebecca Magno de.2018-022022-02-22T20:26:29Z2022-02-222022-02-22T20:26:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23685ANDRADE. Rebecca Magno de. Influência das temperaturas de usinagem e compactação em misturas asfálticas mornas com óleo de girassol. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-22T20:29:38Zoai:localhost:riufcg/23685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-22T20:29:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente se intensificou e a pavimentação asfáltica tornou-se enfoque na busca da preservação ambiental. As misturas asfálticas mornas surgiram como alternativa às misturas asfálticas convencionais a fim de diminuir a emissão de gases poluentes à atmosfera e melhorar as condições de trabalho dos operadores. O uso de aditivos oleicos na mistura se mostrou promissor para redução da temperatura de usinagem e compactação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades mecânicas das misturas asfálticas modificadas com a adição do óleo de girassol, bem como verificar a influência da redução em 10 e 20oC na temperatura determinada pelo ensaio de viscosidade rotacional. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à tração, módulo de resiliência, Lottman modificado e Flow Number. Os resultados indicaram que as misturas asfálticas com adição de óleo de Girassol usinadas e compactadas à 10oC abaixo da temperatura ótima obtiveram melhor desempenho mecânico nos ensaios. Estas atenderam as exigências normativas em todos os ensaios e apresentaram um desempenho de qualidade superior as misturas com ligante puro. Os resultados apresentam-se relevantes por também promoverem um menor impacto sobre o meio ambiente com a menor emissão de poluentes, devido à redução de suas temperaturas de usinagem e compactação, além da economia de no custo de sua fabricação. |
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