A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria do Socorro.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
Resumo: O presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.
id UFCG_70e73e8d4c56c6e5ab73799b0aa86c81
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35906
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.The contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts.Educação do CampoCurso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCGLicenciatura em Educação do Campo - UFCGFormação docentePrática pedagógicaCariri Paraibano - Educação do CampoPIBICEgressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCGCountryside EducationDegree Course in Rural Education - UFCGDegree in Rural Education - UFCGTeacher trainingPedagogical practiceCariri Paraibano - Rural EducationGraduates - Degree Course in Rural Education - UFCGEducación en el campoCurso de Licenciatura en Educación Rural - UFCGLicenciatura en Educación Rural - UFCGFormación docentePráctica pedagógicaCariri Paraibano - Educación RuralGraduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCGEducação.O presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.This text is the result of a research linked to the institutional scientific initiation scholarship program (pibic), whose object was the conception of the graduates from Rural Education course-UFCG/CDSA and their contribution to teacher training and pedagogical practice the qualitative approach, in a critical perspective (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guided all the procedures performed. The subjects were the graduates of the course, focusing on those who are in professional practice. The document analysis and the semi-structured questionnaire were fundamental methodological procedures for the production of data, which were organized and analyzed from the perspective of thematic analysis (Bardin, 2010). The results showed that: 116 of the graduates are from the Cariri region of Paraíba state; there is an insertion of graduates in teaching at different stages, such as in school management and non-school educational practices; recognize the licentiate's contribution to their initial and continuing education, to insert the debate on rural education in the territory networks the challenges were the struggle to open public purposes in the region and in the state; for the maintenance of schools in the communities and expansion of the supply of secondary education; the experience of teaching by area of knowledge and the need for a deeper understanding of the alternation in the course.Este texto es el resultado de una investigación ligada al Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic), cuyo objeto fue la concepción de los egresados de la licenciatura en Educação do Campo-UFCG/CDSA y su aporte a la formación docente y práctica pedagógica. El abordaje cualitativo, en perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), guió todos los procedimientos realizados. Los sujetos fueron los egresados del curso, centrándose en los que se encuentran en actividad profesional. El análisis de documentos y el cuestionario semiestructurado fueron procedimientos metodológicos fundamentales para la producción de datos, los cuales fueron organizados y analizados desde la perspectiva del análisis temático (Bardin, 2010). Los resultados mostraron que: 116 de los graduados son de la región Cariri de Paraíba; hay una inserción de los egresados en la docencia en diferentes etapas, como en la gestión escolar y las prácticas educativas extraescolares; Reconocer la contribución del Licendiado a su formación inicial y continua, para insertar el debate sobre la Educación Rural en las redes del territorio. Los desafíos fueron la lucha por abrir exames para cargos públicos en la región y en el estado; para el mantenimiento de escuelas en las comunidades y ampliación de la oferta de educación secundaria; la experiencia de la docencia por áreas de conocimiento y la necesidad de una comprensión más profunda de la alternancia en el curso.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-06-04T18:48:06Z2024-06-042024-06-04T18:48:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906SILVA, Maria do Socorro; ALVES, Moizés de Souza. A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.6, 2021. ISSN: 2525-4863. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906porSILVA, Maria do Socorro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T17:45:16Zoai:localhost:riufcg/35906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T17:45:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
The contribution of Licensing in Rural Education from UFCG for teaching and pedagogical practice of in Cariri region schools in Paraiba state: egresses concepts.
title A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
spellingShingle A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
SILVA, Maria do Socorro.
Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Formação docente
Prática pedagógica
Cariri Paraibano - Educação do Campo
PIBIC
Egressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Countryside Education
Degree Course in Rural Education - UFCG
Degree in Rural Education - UFCG
Teacher training
Pedagogical practice
Cariri Paraibano - Rural Education
Graduates - Degree Course in Rural Education - UFCG
Educación en el campo
Curso de Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Formación docente
Práctica pedagógica
Cariri Paraibano - Educación Rural
Graduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Educação.
title_short A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
title_full A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
title_fullStr A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
title_full_unstemmed A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
title_sort A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos.
author SILVA, Maria do Socorro.
author_facet SILVA, Maria do Socorro.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Formação docente
Prática pedagógica
Cariri Paraibano - Educação do Campo
PIBIC
Egressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Countryside Education
Degree Course in Rural Education - UFCG
Degree in Rural Education - UFCG
Teacher training
Pedagogical practice
Cariri Paraibano - Rural Education
Graduates - Degree Course in Rural Education - UFCG
Educación en el campo
Curso de Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Formación docente
Práctica pedagógica
Cariri Paraibano - Educación Rural
Graduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Educação.
topic Educação do Campo
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Formação docente
Prática pedagógica
Cariri Paraibano - Educação do Campo
PIBIC
Egressos - Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG
Countryside Education
Degree Course in Rural Education - UFCG
Degree in Rural Education - UFCG
Teacher training
Pedagogical practice
Cariri Paraibano - Rural Education
Graduates - Degree Course in Rural Education - UFCG
Educación en el campo
Curso de Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Formación docente
Práctica pedagógica
Cariri Paraibano - Educación Rural
Graduados - Licenciatura en Educación Rural - UFCG
Educação.
description O presente texto é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (Pibic), cujo objeto foi a concepção dos egressos da Licenciatura em Educação do Campo-UFCG/CDSA e sua contribuição para a formação docente e prática pedagógica. A abordagem qualitativa, na perspectiva crítica (Gil, 2008; Gamboa, 1995), orientou todos os procedimentos realizados. Os sujeitos foram os egressos do curso, com foco nos que estão no exercício profissional. A análise documental e o questionário semiestruturado foram procedimentos metodológicos fundamentais para a produção dos dados, que foram organizados e analisados na perspectiva da análise temática (Bardin, 2010). Os resultados evidenciaram que: 116 dos egressos são do cariri paraibano; existe uma inserção dos egressos na docência em diferentes etapas, como na gestão escolar e práticas educativas não escolares; reconhecem a contribuição da Licenciatura para sua formação inicial e continuada, para inserção do debate sobre Educação do Campo nas redes do território. Os desafios foram à luta pela abertura de concursos públicos na região e no estado; pela manutenção das escolas nas comunidades e ampliação da oferta do ensino médio; a vivência da docência por área de conhecimento e a necessidade de um maior aprofundamento sobre a alternância no curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-06-04T18:48:06Z
2024-06-04
2024-06-04T18:48:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
SILVA, Maria do Socorro; ALVES, Moizés de Souza. A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.6, 2021. ISSN: 2525-4863. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
identifier_str_mv SILVA, Maria do Socorro; ALVES, Moizés de Souza. A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, v.6, 2021. ISSN: 2525-4863. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744623179923456