O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola. |
id |
UFCG_711987a921ac6bd3f6a81d8092a13f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22752 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice.Ensino de GeografiaEducação do CampoEstudo do meioPráticas emancipadoras - educaçãoDistrito de Galante - Campina Grande - PBEscola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PBEscola Cidadã de Tempo IntegralLugar e paisagemVygotskyGeografia escolarHistórico da Educação do Campo no BrasilEducação RuralFotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PBTeaching geographyRural educationMiddle studyEmancipating practices - educationDistrict of Galante - Campina Grande - PBMonsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PBFull-time Citizen SchoolPlace and landscapeSchool geographyHistory of Countryside Education in BrazilRural educationPhotos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PBGeografiaA pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola.The research here raises the proposal to understand the teaching of geography with students from the countryside in an educational unit in the District of Galante, belonging to the city of Campina Grande / PB. For this we remember that the education in the countryside is a great challenge in the Brazilian educational context, which is always concerned with an education aimed at meeting the needs of the hegemonic power, preparing students for the job market, thus ignoring experiences and singularities of the agrarian way of life. In this sense, the teaching of geography has a great contribution to go against this educational model that remove the protagonism of students, because spatial concepts can favor an understanding of the world from a critical perspective that values the place and respects the knowledge of the countryside. In view of this, we have the objective of this work to analyze if the teaching of Geography favored the education of the countryside in the District of Galante, through the study of the environment. For this purpose, we carried out participant research within the scope of the Pedagogical Residency program and applied questionnaires to teachers from the partner school of the program. We verified that the study of the environment can be a pedagogical instrument capable of enabling broader relationships between students and the object of geographic study, including those from the countryside. Besides, we identified the need for training for teachers at the school we investigated, since even though it is a countryside school, it has not been experiencing pedagogical practices that respect the rural origins of most of the school's students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.PINTO, Igor Oseias Ferreira.2021-10-202021-12-23T12:13:08Z2021-12-232021-12-23T12:13:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T12:14:27Zoai:localhost:riufcg/22752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T12:14:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice. |
title |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
spellingShingle |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. PINTO, Igor Oseias Ferreira. Ensino de Geografia Educação do Campo Estudo do meio Práticas emancipadoras - educação Distrito de Galante - Campina Grande - PB Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB Escola Cidadã de Tempo Integral Lugar e paisagem Vygotsky Geografia escolar Histórico da Educação do Campo no Brasil Educação Rural Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB Teaching geography Rural education Middle study Emancipating practices - education District of Galante - Campina Grande - PB Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB Full-time Citizen School Place and landscape School geography History of Countryside Education in Brazil Rural education Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB Geografia |
title_short |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
title_full |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
title_fullStr |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
title_sort |
O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. |
author |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. |
author_facet |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIRA, Sonia Maria de. LIRA, S. M. http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Educação do Campo Estudo do meio Práticas emancipadoras - educação Distrito de Galante - Campina Grande - PB Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB Escola Cidadã de Tempo Integral Lugar e paisagem Vygotsky Geografia escolar Histórico da Educação do Campo no Brasil Educação Rural Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB Teaching geography Rural education Middle study Emancipating practices - education District of Galante - Campina Grande - PB Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB Full-time Citizen School Place and landscape School geography History of Countryside Education in Brazil Rural education Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Educação do Campo Estudo do meio Práticas emancipadoras - educação Distrito de Galante - Campina Grande - PB Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB Escola Cidadã de Tempo Integral Lugar e paisagem Vygotsky Geografia escolar Histórico da Educação do Campo no Brasil Educação Rural Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB Teaching geography Rural education Middle study Emancipating practices - education District of Galante - Campina Grande - PB Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB Full-time Citizen School Place and landscape School geography History of Countryside Education in Brazil Rural education Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB Geografia |
description |
A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-20 2021-12-23T12:13:08Z 2021-12-23 2021-12-23T12:13:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
identifier_str_mv |
PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744520422621184 |