O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Igor Oseias Ferreira.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
Resumo: A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola.
id UFCG_711987a921ac6bd3f6a81d8092a13f44
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22752
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice.Ensino de GeografiaEducação do CampoEstudo do meioPráticas emancipadoras - educaçãoDistrito de Galante - Campina Grande - PBEscola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PBEscola Cidadã de Tempo IntegralLugar e paisagemVygotskyGeografia escolarHistórico da Educação do Campo no BrasilEducação RuralFotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PBTeaching geographyRural educationMiddle studyEmancipating practices - educationDistrict of Galante - Campina Grande - PBMonsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PBFull-time Citizen SchoolPlace and landscapeSchool geographyHistory of Countryside Education in BrazilRural educationPhotos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PBGeografiaA pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola.The research here raises the proposal to understand the teaching of geography with students from the countryside in an educational unit in the District of Galante, belonging to the city of Campina Grande / PB. For this we remember that the education in the countryside is a great challenge in the Brazilian educational context, which is always concerned with an education aimed at meeting the needs of the hegemonic power, preparing students for the job market, thus ignoring experiences and singularities of the agrarian way of life. In this sense, the teaching of geography has a great contribution to go against this educational model that remove the protagonism of students, because spatial concepts can favor an understanding of the world from a critical perspective that values the place and respects the knowledge of the countryside. In view of this, we have the objective of this work to analyze if the teaching of Geography favored the education of the countryside in the District of Galante, through the study of the environment. For this purpose, we carried out participant research within the scope of the Pedagogical Residency program and applied questionnaires to teachers from the partner school of the program. We verified that the study of the environment can be a pedagogical instrument capable of enabling broader relationships between students and the object of geographic study, including those from the countryside. Besides, we identified the need for training for teachers at the school we investigated, since even though it is a countryside school, it has not been experiencing pedagogical practices that respect the rural origins of most of the school's students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sonia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.PINTO, Igor Oseias Ferreira.2021-10-202021-12-23T12:13:08Z2021-12-232021-12-23T12:13:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-23T12:14:27Zoai:localhost:riufcg/22752Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-23T12:14:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
The teaching of Geography in Rural Education: possibilities of studying the environment for an emancipatory practice.
title O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
spellingShingle O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
PINTO, Igor Oseias Ferreira.
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Estudo do meio
Práticas emancipadoras - educação
Distrito de Galante - Campina Grande - PB
Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB
Escola Cidadã de Tempo Integral
Lugar e paisagem
Vygotsky
Geografia escolar
Histórico da Educação do Campo no Brasil
Educação Rural
Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB
Teaching geography
Rural education
Middle study
Emancipating practices - education
District of Galante - Campina Grande - PB
Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB
Full-time Citizen School
Place and landscape
School geography
History of Countryside Education in Brazil
Rural education
Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB
Geografia
title_short O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
title_full O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
title_fullStr O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
title_full_unstemmed O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
title_sort O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora.
author PINTO, Igor Oseias Ferreira.
author_facet PINTO, Igor Oseias Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sonia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, Igor Oseias Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação do Campo
Estudo do meio
Práticas emancipadoras - educação
Distrito de Galante - Campina Grande - PB
Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB
Escola Cidadã de Tempo Integral
Lugar e paisagem
Vygotsky
Geografia escolar
Histórico da Educação do Campo no Brasil
Educação Rural
Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB
Teaching geography
Rural education
Middle study
Emancipating practices - education
District of Galante - Campina Grande - PB
Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB
Full-time Citizen School
Place and landscape
School geography
History of Countryside Education in Brazil
Rural education
Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB
Geografia
topic Ensino de Geografia
Educação do Campo
Estudo do meio
Práticas emancipadoras - educação
Distrito de Galante - Campina Grande - PB
Escola Monsenhor Sales - Galante - Campina Grande - PB
Escola Cidadã de Tempo Integral
Lugar e paisagem
Vygotsky
Geografia escolar
Histórico da Educação do Campo no Brasil
Educação Rural
Fotos - Escola Estadual Monsenhor Salles - Galante - Campina Grande - PB
Teaching geography
Rural education
Middle study
Emancipating practices - education
District of Galante - Campina Grande - PB
Monsenhor Sales School - Galante - Campina Grande - PB
Full-time Citizen School
Place and landscape
School geography
History of Countryside Education in Brazil
Rural education
Photos - Monsenhor Salles State School - Galante - Campina Grande - PB
Geografia
description A pesquisa aqui apresentada propõe entender acerca do ensino da geografia com estudantes oriundos do campo em uma unidade educacional no Distrito de Galante, distrito do município de Campina Grande/PB. Para isso, lembramos que a educação do/no campo é um grande desafio no contexto educacional brasileiro, que sempre preocupou-se com uma educação voltada a atender às necessidades do poder hegemônico, preparando os discentes para o mercado de trabalho, ignorando assim as vivências e singularidades do modo de vida do campesinato. Nesse sentido, o ensino de geografia possui uma grande contribuição no sentido de confrontar-se a esse modelo educacional que tira o protagonismo dos discentes, porque os conceitos espaciais podem favorecer um entendimento de mundo sobre uma perspectiva crítica que valorize o lugar e respeite os saberes do campo. Em vista disso, temos o objetivo neste trabalho de analisar se o ensino de Geografia favoreceu à educação do campo no Distrito de Galante, através do estudo do meio. Para tanto realizamos pesquisa participante no âmbito do programa Residência Pedagógica e aplicamos questionários aos professores da escola parceira do referido programa. Verificamos que o estudo do meio pode ser um instrumento pedagógico capaz de possibilitar relações mais amplas entre os discentes e o objeto de estudo geográfico, incluindo aqueles oriundos do campo. Ademais, identificamos a necessidade de formação para os docentes da escola que investigamos, já que, mesmo sendo uma escola do campo, não vem vivenciando práticas pedagógicas que respeitem as origens rurais da maioria dos discentes da escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-20
2021-12-23T12:13:08Z
2021-12-23
2021-12-23T12:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
identifier_str_mv PINTO, Igor Oseias Ferreira. O ensino de Geografia na Educação do Campo: possibilidades do estudo do meio para uma prática emancipadora. 2021. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520422621184