Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993 |
Resumo: | A sociedade a vê como deposito de marginais, local de assistência social e ainda outros, como inutilidade consumidora de recursos públicos. Poucos veem nela o palco onde se desenrola o drama de milhões de crianças individualmente consideradas e de toda uma sociedade tomada no conjunto de uma corte histórica que procuram através do espaço escolar adquirir instrumentos indispensáveis para participar do desafio da existência e da construção de uma nova história. Esta foi a nossa visão antes de entrarmos na escola municipal, uma espécie de ocupação profissional e que na realidade e outra. A posição que encontramos, foi a força de vontade dos professores quererem assumir o compromisso. Mas, a falta de orientação a esses docentes, idéias sem materialidade e a insegurança do ato pedagógico desviava do verdadeiro caminho e ações da pedagógica. É tanto que de início estávamos desprovidos e sentimos até um"choque" ao encarar o idealismo e a realidade . Aos poucos nos aperfeiçoamos e conseguimos um meio para realizar nosso trabalho. E foi aí que sentimos que a "prática" e o aspecto mais tangível entre a experiência do estágio e as de exercício efetivo do magistério. Cabe-nos perguntar: qual seria a forma mais adequada para mobilizar um espaço para este reflexo? Organizamos em sessões de estudo um espaço para este com os professores e apresentamos nosso trabalho a ser desenvolvido e nosso papel, enquanto estagiárias. Algumas amostras e respostas tomavam posição aos desafios de nossas primeiras tarefas na profissão como supervisoras. O que aqui indicamos como criativo compreende o compromisso com os rumos da história: criativo enquanto capaz de produzir um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão de mundo que incorporada ao educando, o impulsione a ser um cidadão |
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