Relatório de Estágio Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.
Data de Publicação: 1987
Outros Autores: CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus., PINHEIRO, Sheila Maria.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993
Resumo: A sociedade a vê como deposito de marginais, local de assistência social e ainda outros, como inutilidade consumidora de recursos públicos. Poucos veem nela o palco onde se desenrola o drama de milhões de crianças individualmente consideradas e de toda uma sociedade tomada no conjunto de uma corte histórica que procuram através do espaço escolar adquirir instrumentos indispensáveis para participar do desafio da existência e da construção de uma nova história. Esta foi a nossa visão antes de entrarmos na escola municipal, uma espécie de ocupação profissional e que na realidade e outra. A posição que encontramos, foi a força de vontade dos professores quererem assumir o compromisso. Mas, a falta de orientação a esses docentes, idéias sem materialidade e a insegurança do ato pedagógico desviava do verdadeiro caminho e ações da pedagógica. É tanto que de início estávamos desprovidos e sentimos até um"choque" ao encarar o idealismo e a realidade . Aos poucos nos aperfeiçoamos e conseguimos um meio para realizar nosso trabalho. E foi aí que sentimos que a "prática" e o aspecto mais tangível entre a experiência do estágio e as de exercício efetivo do magistério. Cabe-nos perguntar: qual seria a forma mais adequada para mobilizar um espaço para este reflexo? Organizamos em sessões de estudo um espaço para este com os professores e apresentamos nosso trabalho a ser desenvolvido e nosso papel, enquanto estagiárias. Algumas amostras e respostas tomavam posição aos desafios de nossas primeiras tarefas na profissão como supervisoras. O que aqui indicamos como criativo compreende o compromisso com os rumos da história: criativo enquanto capaz de produzir um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão de mundo que incorporada ao educando, o impulsione a ser um cidadão
id UFCG_711ce0c85add1a18f1363c235dbfa459
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11993
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório de Estágio Supervisão Escolar.School Supervision Report.EducaçãoSupervisão escolarSociedadeProfessoresEducationSchool SupervisionSocietyTeachersEducação.A sociedade a vê como deposito de marginais, local de assistência social e ainda outros, como inutilidade consumidora de recursos públicos. Poucos veem nela o palco onde se desenrola o drama de milhões de crianças individualmente consideradas e de toda uma sociedade tomada no conjunto de uma corte histórica que procuram através do espaço escolar adquirir instrumentos indispensáveis para participar do desafio da existência e da construção de uma nova história. Esta foi a nossa visão antes de entrarmos na escola municipal, uma espécie de ocupação profissional e que na realidade e outra. A posição que encontramos, foi a força de vontade dos professores quererem assumir o compromisso. Mas, a falta de orientação a esses docentes, idéias sem materialidade e a insegurança do ato pedagógico desviava do verdadeiro caminho e ações da pedagógica. É tanto que de início estávamos desprovidos e sentimos até um"choque" ao encarar o idealismo e a realidade . Aos poucos nos aperfeiçoamos e conseguimos um meio para realizar nosso trabalho. E foi aí que sentimos que a "prática" e o aspecto mais tangível entre a experiência do estágio e as de exercício efetivo do magistério. Cabe-nos perguntar: qual seria a forma mais adequada para mobilizar um espaço para este reflexo? Organizamos em sessões de estudo um espaço para este com os professores e apresentamos nosso trabalho a ser desenvolvido e nosso papel, enquanto estagiárias. Algumas amostras e respostas tomavam posição aos desafios de nossas primeiras tarefas na profissão como supervisoras. O que aqui indicamos como criativo compreende o compromisso com os rumos da história: criativo enquanto capaz de produzir um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão de mundo que incorporada ao educando, o impulsione a ser um cidadãoSociety sees it as a deposit of marginals, a place of social assistance and still others, as a useless consumer of public resources. Few see it as the stage where the drama of millions of individually considered children and a whole society taken from the set of a historical court that seeks through the school space to acquire indispensable instruments to participate in the challenge of existence and the construction of a new history . This was our vision before entering the municipal school, a kind of professional occupation and that in reality is another. The position we found, was the willpower of teachers wanting to make a commitment. However, the lack of guidance for these teachers, ideas without materiality and the insecurity of the pedagogical act deviated from the true path and actions of the pedagogical. It is so much that at first we were devoid and even felt a "shock" when facing idealism and reality. Gradually we got better and we got a way to do our work. And it was there that we felt that "practice" is the most tangible aspect between the experience of the internship and those of effective exercise of teaching. We must ask: what would be the most appropriate way to mobilize a space for this reflection? We organized a space for this in study sessions with the teachers and presented our work to be developed and our role, as interns. Some samples and responses took up the challenges of our first tasks in the profession as supervisors. What we indicate here as creative includes the commitment to the direction of history: creative while capable of producing a new man, a new society, a new historical reality, a new worldview that incorporated into the student, impels him to be a citizen.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGOMES , Maria Ilbaniza.SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus.PINHEIRO, Sheila Maria.1987-082020-02-17T15:08:09Z2020-02-172020-02-17T15:08:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993MENDES, Maria do Socorro Rodrigues; CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus; PINHEIRO, Sheila Maria. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T13:03:13Zoai:localhost:riufcg/11993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T13:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
School Supervision Report.
title Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
spellingShingle Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.
Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Professores
Education
School Supervision
Society
Teachers
Educação.
title_short Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
title_full Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
title_fullStr Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
title_sort Relatório de Estágio Supervisão Escolar.
author MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.
author_facet MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.
CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus.
PINHEIRO, Sheila Maria.
author_role author
author2 CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus.
PINHEIRO, Sheila Maria.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES , Maria Ilbaniza.
SILVA, Raimunda de Fátima Neves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Maria do Socorro Rodrigues.
CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus.
PINHEIRO, Sheila Maria.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Professores
Education
School Supervision
Society
Teachers
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Sociedade
Professores
Education
School Supervision
Society
Teachers
Educação.
description A sociedade a vê como deposito de marginais, local de assistência social e ainda outros, como inutilidade consumidora de recursos públicos. Poucos veem nela o palco onde se desenrola o drama de milhões de crianças individualmente consideradas e de toda uma sociedade tomada no conjunto de uma corte histórica que procuram através do espaço escolar adquirir instrumentos indispensáveis para participar do desafio da existência e da construção de uma nova história. Esta foi a nossa visão antes de entrarmos na escola municipal, uma espécie de ocupação profissional e que na realidade e outra. A posição que encontramos, foi a força de vontade dos professores quererem assumir o compromisso. Mas, a falta de orientação a esses docentes, idéias sem materialidade e a insegurança do ato pedagógico desviava do verdadeiro caminho e ações da pedagógica. É tanto que de início estávamos desprovidos e sentimos até um"choque" ao encarar o idealismo e a realidade . Aos poucos nos aperfeiçoamos e conseguimos um meio para realizar nosso trabalho. E foi aí que sentimos que a "prática" e o aspecto mais tangível entre a experiência do estágio e as de exercício efetivo do magistério. Cabe-nos perguntar: qual seria a forma mais adequada para mobilizar um espaço para este reflexo? Organizamos em sessões de estudo um espaço para este com os professores e apresentamos nosso trabalho a ser desenvolvido e nosso papel, enquanto estagiárias. Algumas amostras e respostas tomavam posição aos desafios de nossas primeiras tarefas na profissão como supervisoras. O que aqui indicamos como criativo compreende o compromisso com os rumos da história: criativo enquanto capaz de produzir um novo homem, uma nova sociedade, uma nova realidade histórica, uma nova visão de mundo que incorporada ao educando, o impulsione a ser um cidadão
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-08
2020-02-17T15:08:09Z
2020-02-17
2020-02-17T15:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993
MENDES, Maria do Socorro Rodrigues; CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus; PINHEIRO, Sheila Maria. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11993
identifier_str_mv MENDES, Maria do Socorro Rodrigues; CARTAXO, Sílvia Dolores Gomes Mariz Pordeus; PINHEIRO, Sheila Maria. Relatório de Estágio Supervisão Escolar. 1987. 39f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1987.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744437079703552