Evasão e repetência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Célia Maria de.
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251
Resumo: Quando se perguntou qual era o tema a ser trabalhado no meu relatório, não tive duvida em escolher evasão escolar, que estar infinitamente ligada a repetência. Então o tem a. não seria apenas evasão, mas, evasão e repetência. Por que escolhi este tema? Porque me preocupa muito o índice elevado de evasão escolar. Existem muitos jovens nas ruas que deixam de estudar simplesmente porque foram reprovados. M as será que é tão simples assim? O jovem quando reprovado sente-se excluído e muitos tem vergonha dos colegas de sua turma anterior e preferem abandonar. Sentem-se excluídos do seu grupo social. Um dia desses encontrei uma aluna na rua e perguntei por que não estava assistindo aula. Ela me respondeu que não adiantava estudar para ser reprovada. Este é apenas um caso entre tantos. O que fazer para evitar a repetência e consequentemente a evasão, será que o sistema de ensino estar preparado para evitar a evasão e acabar com a repetência? Muito se tem cobrado do professor, colocando a culpa no mesmo do “fracasso” escolar. M as antes de procurar o culpado é importante encontrar soluções que sejam simples e de acordo com a realidade de cada instituição. “Alguns estudos como os coordenados por Sergio Costa Ribeiro (1993), vem apontando que a reprovação tem sido geradora de novas repetências. No Brasil, a probabilidade de um aluno repetente ser aprovado é metade de um aluno novato na série. Ribeiro ainda aponta apoiado em dados estatísticos, que o aluno reprovado não abandona precocemente a escola: na realidade ele fica cursando a escola em média 6,4 anos antes de desistir. E a evasão ocorre quando ele se distancia muito da série que seria a sua idade. Vários são os fatores que interferem nesta situação” . M as é difícil encontrar o culpado, pois não existe apenas um, mas todo um sistema educacional, com seus baixos salários, a falta de organização, de estrutura física e políticas educacionais como avalia Tereza Rego, professora da Faculdade de Educação Universitária da Universidade de São Paulo.
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M as é difícil encontrar o culpado, pois não existe apenas um, mas todo um sistema educacional, com seus baixos salários, a falta de organização, de estrutura física e políticas educacionais como avalia Tereza Rego, professora da Faculdade de Educação Universitária da Universidade de São Paulo.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHHistória.Evasão escolarRepetência escolarEscola e função socialNível de renda e evasão escolarRelatório de estágioFormação docente - HistóriaObservação - estágio em HistóriaSchool dropoutSchool repetitionSchool and social functionIncome level and school dropoutInternship reportTeacher training - HistoryObservation - internship in HistoryEvasão e repetência.Evasion and repetition.20012024-03-26T21:22:11Z2024-03-262024-03-26T21:22:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35251LIMA, Célia Maria de. Evasão e repetência. 2001. 77f. 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