O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
Resumo: É importante a utilização de ferramentas que auxiliem na construção de conhecimento, visando a formação cidadã, educacional e profissional, tanto na Escola, como na Universidade. Aproximar essas instituições contribui para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Este trabalho discute a importância do Laboratório de Geografia Física (LABOGEO) do Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) como espaço de construção de conhecimento e elo integrador entre o saber acadêmico e escolar. Para tanto utilizamos como metodologia a aplicação e avaliação de dois questionários, que permitiram a análise do potencial didático do Laboratório de Geografia Física. Com o primeiro questionário tivemos o objetivo de compreender parte das experiências prévias dos estudantes da EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. Com o segundo, o intuito de fazer uma comparação de ideias com o primeiro questionário e, consequentemente, avaliarmos os conhecimentos construídos durante a visita ao LABOGEO. A metodologia usada é qualitativa, em decorrência da análise das argumentações postas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023. Fizemos o uso de gráficos, a fim espacializar as categorias identificadas nas respostas dos questionários. A discussão está centrada na relação Universidade Escola, na construção do conhecimento dos componentes físico naturais, nos laboratórios como ferramenta na construção do conhecimento, e a importância da Geografia escolar. Os questionários renderam inúmeras contribuições avaliativas acerca do Laboratório como ferramenta didática e trouxeram discussões sobre entendimento e a importância do estudo dos componentes físico naturais do espaço geográfico, levantando discussões ambientais e sociais.
id UFCG_71f5d4111052db9872c0eb81550c654e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31071
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.The Physical Geography laboratory of the Teacher Training Center – UFCG, as an interface for the construction of geographic knowledge.Geografia física- laboratórioLaboratório de Geografia Física- LABOGEOFerramenta didática-geografiaSaber geográficoCentro de Formação de Professores- laboratório.Pratica de ensino- laboratórioLaboratórios de geografiaPhysical geography - laboratoryPhysical Geography Laboratory - LABOGEODidactic tool-geographyGeographic knowledgeTeacher Training Center - laboratoryTeaching-laboratory practiceGeography labsGeografia.É importante a utilização de ferramentas que auxiliem na construção de conhecimento, visando a formação cidadã, educacional e profissional, tanto na Escola, como na Universidade. Aproximar essas instituições contribui para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Este trabalho discute a importância do Laboratório de Geografia Física (LABOGEO) do Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) como espaço de construção de conhecimento e elo integrador entre o saber acadêmico e escolar. Para tanto utilizamos como metodologia a aplicação e avaliação de dois questionários, que permitiram a análise do potencial didático do Laboratório de Geografia Física. Com o primeiro questionário tivemos o objetivo de compreender parte das experiências prévias dos estudantes da EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. Com o segundo, o intuito de fazer uma comparação de ideias com o primeiro questionário e, consequentemente, avaliarmos os conhecimentos construídos durante a visita ao LABOGEO. A metodologia usada é qualitativa, em decorrência da análise das argumentações postas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023. Fizemos o uso de gráficos, a fim espacializar as categorias identificadas nas respostas dos questionários. A discussão está centrada na relação Universidade Escola, na construção do conhecimento dos componentes físico naturais, nos laboratórios como ferramenta na construção do conhecimento, e a importância da Geografia escolar. Os questionários renderam inúmeras contribuições avaliativas acerca do Laboratório como ferramenta didática e trouxeram discussões sobre entendimento e a importância do estudo dos componentes físico naturais do espaço geográfico, levantando discussões ambientais e sociais.It is important to use tools that help in the construction of knowledge, aiming at citizenship, educational and professional training, both at School and at the University. Bringing these institutions closer contributes to the sharing of ideas and knowledge. This work discusses the importance of the Laoratório de Geografia Física (LABOGEO) of the Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) as a space for building knowledge and integrating link between academic and school knowledge. For that, we used as a methodology the application and evaluation of two questionnaires, which allowed the analysis of the didactic potential of the Laboratório de Geografia Fisica. With the first questionnaire we had the objective of understanding part of the previous experiences of the students of the EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. With the second, the aim is to compare ideas with the first questionnaire and, consequently, evaluate the knowledge built during the visit to LABOGEO. The methodology used is qualitative, as a result of the analysis of the arguments put forward by students in the 1st year of high school. The research took place between December 2022 and June 2023. We used graphs in order to spatialize the categories identified in the questionnaire responses. The discussion is centered on the University-School relationship, on the construction of knowledge of natural physical components, on laboratories as a tool in the construction of knowledge, and on the importance of school Geography. The questionnaires yielded numerous evaluative contributions about the Laboratory as a teaching tool and brought discussions about understanding and the importance of studying the natural physical components of geographic space, raising environmental and social discussions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/1478623832069430OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.http://lattes.cnpq.br/1430960919769440DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.PESSOA, Rodrigo Bezerra.ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.2023-06-192023-07-28T19:26:40Z2023-07-282023-07-28T19:26:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071ANDRADE, Maria Lidia dos Santos. O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T12:52:42Zoai:localhost:riufcg/31071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T12:52:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
The Physical Geography laboratory of the Teacher Training Center – UFCG, as an interface for the construction of geographic knowledge.
title O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
spellingShingle O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
Geografia física- laboratório
Laboratório de Geografia Física- LABOGEO
Ferramenta didática-geografia
Saber geográfico
Centro de Formação de Professores- laboratório.
Pratica de ensino- laboratório
Laboratórios de geografia
Physical geography - laboratory
Physical Geography Laboratory - LABOGEO
Didactic tool-geography
Geographic knowledge
Teacher Training Center - laboratory
Teaching-laboratory practice
Geography labs
Geografia.
title_short O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
title_full O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
title_fullStr O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
title_full_unstemmed O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
title_sort O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico.
author ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
author_facet ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/1478623832069430
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Maria Lidia dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia física- laboratório
Laboratório de Geografia Física- LABOGEO
Ferramenta didática-geografia
Saber geográfico
Centro de Formação de Professores- laboratório.
Pratica de ensino- laboratório
Laboratórios de geografia
Physical geography - laboratory
Physical Geography Laboratory - LABOGEO
Didactic tool-geography
Geographic knowledge
Teacher Training Center - laboratory
Teaching-laboratory practice
Geography labs
Geografia.
topic Geografia física- laboratório
Laboratório de Geografia Física- LABOGEO
Ferramenta didática-geografia
Saber geográfico
Centro de Formação de Professores- laboratório.
Pratica de ensino- laboratório
Laboratórios de geografia
Physical geography - laboratory
Physical Geography Laboratory - LABOGEO
Didactic tool-geography
Geographic knowledge
Teacher Training Center - laboratory
Teaching-laboratory practice
Geography labs
Geografia.
description É importante a utilização de ferramentas que auxiliem na construção de conhecimento, visando a formação cidadã, educacional e profissional, tanto na Escola, como na Universidade. Aproximar essas instituições contribui para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Este trabalho discute a importância do Laboratório de Geografia Física (LABOGEO) do Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG) como espaço de construção de conhecimento e elo integrador entre o saber acadêmico e escolar. Para tanto utilizamos como metodologia a aplicação e avaliação de dois questionários, que permitiram a análise do potencial didático do Laboratório de Geografia Física. Com o primeiro questionário tivemos o objetivo de compreender parte das experiências prévias dos estudantes da EEEF Dom Moisés Coelho, Cajazeiras-PB. Com o segundo, o intuito de fazer uma comparação de ideias com o primeiro questionário e, consequentemente, avaliarmos os conhecimentos construídos durante a visita ao LABOGEO. A metodologia usada é qualitativa, em decorrência da análise das argumentações postas pelos estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2022 e junho de 2023. Fizemos o uso de gráficos, a fim espacializar as categorias identificadas nas respostas dos questionários. A discussão está centrada na relação Universidade Escola, na construção do conhecimento dos componentes físico naturais, nos laboratórios como ferramenta na construção do conhecimento, e a importância da Geografia escolar. Os questionários renderam inúmeras contribuições avaliativas acerca do Laboratório como ferramenta didática e trouxeram discussões sobre entendimento e a importância do estudo dos componentes físico naturais do espaço geográfico, levantando discussões ambientais e sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
2023-07-28T19:26:40Z
2023-07-28
2023-07-28T19:26:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
ANDRADE, Maria Lidia dos Santos. O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31071
identifier_str_mv ANDRADE, Maria Lidia dos Santos. O laboratório de geografia física do Centro de Formação de Professores – UFCG, como interface de construção do saber geográfico. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744587436064768