Construindo aprendizagens no ensino de solos a partir de metodologias ativas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luana Nobrega Peres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13809
Resumo: Vários autores enfatizam que, na maioria das escolas brasileiras, a forma de ensinar precisa passar por reformulações pois o ensino não deve ser centrado na transmissão de conteúdos pelos professores. A simples memorização de conceitos e dados não é capaz de gerar aprendizagens significativas para estudantes e de formá-los para a vida. Salienta-se a necessidade da ampla implementação de metodologias ativas de aprendizagem - especialmente nas salas de aula e também em outros espaços de construção do conhecimento. Defende-se que a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais possuem o potencial de gerar aprendizagens significativas, à medida que deslocam os alunos para o centro de seus processos de aprendizagem. Diante disso, essa dissertação tem como objetivo principal analisar como as metodologias ativas podem auxiliar no processo do ensino- aprendizagem da Geografia Física, em especial nos conteúdos sobre solos - em diferentes espaços de construção do conhecimento. Os objetivos específicos são: abordar o ensino da Geografia Física a partir das potencialidades do uso de metodologias ativas – com destaque para a temática dos solos; estimular a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências através da prática de experimentos relacionados aos ao ensino sobre os solos e sua importância e; analisar o processo da construção de um laboratório de Geografia Física - GAIA - a partir do uso das metodologias ativas de aprendizagem e seus primeiros projetos com os discentes da instituição de ensino no qual foi implementado. A metodologia desta pesquisa contempla: 1) levantamento de um referencial teórico a partir de uma iniciação ao estado da arte sobre o ensino de Geografia Física no ensino básico brasileiro – especificamente o ensino sobre solos e sobre Laboratórios de Geografia Física no Ensino Médio; 2) revisão e discussão do referencial teórico apresentando os conceitos essenciais da pesquisa, os procedimentos para o levantamento de dados sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem na instituição; 3) análise de pesquisas produzidas por alunas e alunos da Escola Sesc de Ensino Médio a respeito da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na própria escola e construção coletiva – a partir de metodologias ativas e visando o desenvolvimento de competências – do Laboratório GAIA; 4) entrevistas com docentes e discentes que atuam no Laboratório GAIA e 5) construção do laboratório de Geografia Aplicada a Ideias e Ações - GAIA. Para essa pesquisa foram utilizados autores como Freire, Braga, Pontuschka, Moran, Mendonça, Cardoso e Silva, Guerra, Santos e Silva, dentre outros – contribuindo para as discussões sobre metodologias ativas no ensino, ensino de Geografia e ensino de solos. Dentre os resultados, destaca-se a inauguração do Laboratório GAIA e seus três primeiros projetos e as aprendizagens construídas através deles, pelos estudantes: o aprofundamento no conhecimento a respeito de perfis de solos, o estímulo à criatividade ao desenvolverem o jogo com elementos da Geografia Física e o desenvolvimento de habilidades referentes a novas tecnologias, a partir do projeto de Realidade Virtual Aumentada.
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Dissertação (Mestrado em geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13809Vários autores enfatizam que, na maioria das escolas brasileiras, a forma de ensinar precisa passar por reformulações pois o ensino não deve ser centrado na transmissão de conteúdos pelos professores. A simples memorização de conceitos e dados não é capaz de gerar aprendizagens significativas para estudantes e de formá-los para a vida. Salienta-se a necessidade da ampla implementação de metodologias ativas de aprendizagem - especialmente nas salas de aula e também em outros espaços de construção do conhecimento. Defende-se que a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais possuem o potencial de gerar aprendizagens significativas, à medida que deslocam os alunos para o centro de seus processos de aprendizagem. Diante disso, essa dissertação tem como objetivo principal analisar como as metodologias ativas podem auxiliar no processo do ensino- aprendizagem da Geografia Física, em especial nos conteúdos sobre solos - em diferentes espaços de construção do conhecimento. Os objetivos específicos são: abordar o ensino da Geografia Física a partir das potencialidades do uso de metodologias ativas – com destaque para a temática dos solos; estimular a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências através da prática de experimentos relacionados aos ao ensino sobre os solos e sua importância e; analisar o processo da construção de um laboratório de Geografia Física - GAIA - a partir do uso das metodologias ativas de aprendizagem e seus primeiros projetos com os discentes da instituição de ensino no qual foi implementado. A metodologia desta pesquisa contempla: 1) levantamento de um referencial teórico a partir de uma iniciação ao estado da arte sobre o ensino de Geografia Física no ensino básico brasileiro – especificamente o ensino sobre solos e sobre Laboratórios de Geografia Física no Ensino Médio; 2) revisão e discussão do referencial teórico apresentando os conceitos essenciais da pesquisa, os procedimentos para o levantamento de dados sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem na instituição; 3) análise de pesquisas produzidas por alunas e alunos da Escola Sesc de Ensino Médio a respeito da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na própria escola e construção coletiva – a partir de metodologias ativas e visando o desenvolvimento de competências – do Laboratório GAIA; 4) entrevistas com docentes e discentes que atuam no Laboratório GAIA e 5) construção do laboratório de Geografia Aplicada a Ideias e Ações - GAIA. Para essa pesquisa foram utilizados autores como Freire, Braga, Pontuschka, Moran, Mendonça, Cardoso e Silva, Guerra, Santos e Silva, dentre outros – contribuindo para as discussões sobre metodologias ativas no ensino, ensino de Geografia e ensino de solos. Dentre os resultados, destaca-se a inauguração do Laboratório GAIA e seus três primeiros projetos e as aprendizagens construídas através deles, pelos estudantes: o aprofundamento no conhecimento a respeito de perfis de solos, o estímulo à criatividade ao desenvolverem o jogo com elementos da Geografia Física e o desenvolvimento de habilidades referentes a novas tecnologias, a partir do projeto de Realidade Virtual Aumentada.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSeveral authors emphasize that, in most Brazilian schools, the way of teaching needs to undergo reformulations because teaching should not be centered on the transmission of content by teachers. The simple memorization of concepts and data is not capable of generating meaningful learning for students and training them for life. The need for the broad implementation of active learning methodologies is highlighted - especially in classrooms and also in other spaces of knowledge construction. It is argued that the use of active learning methodologies and the stimulus to the development of socio-emotional skills have the potential to generate significant learning, as they move students to the center of their learning processes. Therefore, this dissertation has as main objective to analyze how active methodologies can help in the teaching- learning process of Physical Geography, especially in soil content - in different spaces of knowledge construction. The specific objectives are: to approach the teaching of Physical Geography from the potential of the use of active methodologies – with emphasis on the theme of soils; stimulate student autonomy and the development of skills through the practice of experiments related to teaching about soils and their importance and; to analyze the process of building a GAIA Physical Geography Laboratory, from the use of active learning methodologies and its first projects with the students of the educational institution where it was implemented. The methodology of this research includes: 1) survey of a theoretical reference from an initiation to the state of the art on the teaching of Physical Geography in Brazilian basic education - specifically the teaching about soils and about Laboratories of Physical Geography in High School; 2) a review and discussion of the theoretical framework presenting the essential concepts of the research, the procedures for collecting data on the use of active learning methodologies in the institution; 3) analysis of research produced by students regarding the use of active learning methodologies in the school itself and collective construction - from active methodologies and aiming at the development of competences - of the GAIA Laboratory; 4) interviews with professors and students who work at the GAIA Laboratory were also carried out. and 5) construction of the GAIA Laboratory of Geography Applied to Ideas and Actions on Physical Geography. For this research, authors such as Freire, Braga, Pontuschka, Moran, Mendonça, Cardoso e Silva, Guerra, Santos e Silva, among others were used – contributing to the discussions on active methodologies in teaching, teaching Geography and soils teaching. Among the results, we highlight the inauguration of the GAIA Laboratory and its first three projects and the learning built through them by the students: the deepening of knowledge about soil profiles, the stimulation of creativity when developing the game with elements of Physical Geography and the development of skills related to new technologies, from the Augmented Virtual Reality project.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEnsino de SolosMetodologias ativasLaboratório de Geografia FísicaSoil teachingActivies MetodologiesGAIA Physical Geography LaboratoryGeografiaConstruindo aprendizagens no ensino de solos a partir de metodologias ativas de aprendizagemBuilding learning in soil teaching from active learning methodologiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, M.E.B. de. “Apresentação”. 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Metodologias ativas
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Geografia
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description Vários autores enfatizam que, na maioria das escolas brasileiras, a forma de ensinar precisa passar por reformulações pois o ensino não deve ser centrado na transmissão de conteúdos pelos professores. A simples memorização de conceitos e dados não é capaz de gerar aprendizagens significativas para estudantes e de formá-los para a vida. Salienta-se a necessidade da ampla implementação de metodologias ativas de aprendizagem - especialmente nas salas de aula e também em outros espaços de construção do conhecimento. Defende-se que a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais possuem o potencial de gerar aprendizagens significativas, à medida que deslocam os alunos para o centro de seus processos de aprendizagem. Diante disso, essa dissertação tem como objetivo principal analisar como as metodologias ativas podem auxiliar no processo do ensino- aprendizagem da Geografia Física, em especial nos conteúdos sobre solos - em diferentes espaços de construção do conhecimento. Os objetivos específicos são: abordar o ensino da Geografia Física a partir das potencialidades do uso de metodologias ativas – com destaque para a temática dos solos; estimular a autonomia dos estudantes e o desenvolvimento de competências através da prática de experimentos relacionados aos ao ensino sobre os solos e sua importância e; analisar o processo da construção de um laboratório de Geografia Física - GAIA - a partir do uso das metodologias ativas de aprendizagem e seus primeiros projetos com os discentes da instituição de ensino no qual foi implementado. A metodologia desta pesquisa contempla: 1) levantamento de um referencial teórico a partir de uma iniciação ao estado da arte sobre o ensino de Geografia Física no ensino básico brasileiro – especificamente o ensino sobre solos e sobre Laboratórios de Geografia Física no Ensino Médio; 2) revisão e discussão do referencial teórico apresentando os conceitos essenciais da pesquisa, os procedimentos para o levantamento de dados sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem na instituição; 3) análise de pesquisas produzidas por alunas e alunos da Escola Sesc de Ensino Médio a respeito da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na própria escola e construção coletiva – a partir de metodologias ativas e visando o desenvolvimento de competências – do Laboratório GAIA; 4) entrevistas com docentes e discentes que atuam no Laboratório GAIA e 5) construção do laboratório de Geografia Aplicada a Ideias e Ações - GAIA. Para essa pesquisa foram utilizados autores como Freire, Braga, Pontuschka, Moran, Mendonça, Cardoso e Silva, Guerra, Santos e Silva, dentre outros – contribuindo para as discussões sobre metodologias ativas no ensino, ensino de Geografia e ensino de solos. Dentre os resultados, destaca-se a inauguração do Laboratório GAIA e seus três primeiros projetos e as aprendizagens construídas através deles, pelos estudantes: o aprofundamento no conhecimento a respeito de perfis de solos, o estímulo à criatividade ao desenvolverem o jogo com elementos da Geografia Física e o desenvolvimento de habilidades referentes a novas tecnologias, a partir do projeto de Realidade Virtual Aumentada.
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