Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018
Resumo: As Plantas Medicinais possuem atividade farmacológica e são utilizadas há muito tempo por nossos ancestrais devido às suas propriedades curativas. O objetivo deste estudo de caso foi investigar o tema das plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal São José, localizada em Lajes Pintadas-RN. O estudo adotou uma abordagem quali-quantitativa e buscou coletar dados empíricos sobre o tema, além de desenvolver atividades pedagógicas, como: aulas, rodas de conversa e questionários, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e tabelas após a análise dos dados por meio de estatística descritiva no programa Excel®. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a planta mais cultivada pelos participantes é o boldo (Peumus boldus), com uma taxa de 26%, enquanto a Babosa (Aloe vera) é a menos cultivada, com apenas 6% de participação, , tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, onde foram aplicados ações pedagógicas (questionários, aula espositiva,roda de conversa, descrição de artigo científico, caça-palavras, expanção de cartazes). Observou-se que 73% dos participantes têm o hábito de cultivar plantas. Em relação às propriedades que auxiliam no tratamento medicamentoso, 60% dos participantes mencionaram o ômega, e quando questionados sobre um medicamento à base de plantas, 53% responderam Dipirona. Foi possível constatar que os participantes apresentaram dificuldades em assimilar os nomes científicos das plantas, no entanto, a aplicação de ações pedagógicas mostrou-se eficaz para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e superar essas dificuldades.
id UFCG_723090f36aba49db052f98781d39098c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32018
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.Medicinal plants: perceptions and analyzes in a youth and adult education class.Plantas medicinales: percepciones y análisis en una clase de educación. de jóvenes y adultos.Plantas medicinaisAtividade farmacológicaMedicina tradicionalPeumus boldusEscola Municipal São JoséLajes Pintadas – RNBoldoBoldo – uso medicinalMedicinal plantsPharmacological activityMedicine traditionalPeumus boldusSão José Municipal SchoolSlabs Painted – RNBoldo – medicinal usePlantas medicinalesActividad farmacológicaMedicamento tradicionalEscuela Municipal de São JoséLosas Pintado – RNCiências BiológicasAs Plantas Medicinais possuem atividade farmacológica e são utilizadas há muito tempo por nossos ancestrais devido às suas propriedades curativas. O objetivo deste estudo de caso foi investigar o tema das plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal São José, localizada em Lajes Pintadas-RN. O estudo adotou uma abordagem quali-quantitativa e buscou coletar dados empíricos sobre o tema, além de desenvolver atividades pedagógicas, como: aulas, rodas de conversa e questionários, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e tabelas após a análise dos dados por meio de estatística descritiva no programa Excel®. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a planta mais cultivada pelos participantes é o boldo (Peumus boldus), com uma taxa de 26%, enquanto a Babosa (Aloe vera) é a menos cultivada, com apenas 6% de participação, , tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, onde foram aplicados ações pedagógicas (questionários, aula espositiva,roda de conversa, descrição de artigo científico, caça-palavras, expanção de cartazes). Observou-se que 73% dos participantes têm o hábito de cultivar plantas. Em relação às propriedades que auxiliam no tratamento medicamentoso, 60% dos participantes mencionaram o ômega, e quando questionados sobre um medicamento à base de plantas, 53% responderam Dipirona. Foi possível constatar que os participantes apresentaram dificuldades em assimilar os nomes científicos das plantas, no entanto, a aplicação de ações pedagógicas mostrou-se eficaz para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e superar essas dificuldades.Medicinal plants are those used in the preparation of medicines. Thousands of plant species are used all over the world in the preparation of home remedies. These uses come from the popular or traditional knowledge of each country. Popular knowledge is the most widespread among people, such as tea leaves grown in gardens. Traditional knowledge, on the other hand, comes from ancestry. However, scientific knowledge is still little known, creating a knowledge gap mainly among youth and adult education students, making work necessary to approach the subject in a deeper way, considering the reality of learning in this class. The objective of this work was to carry out a case study on the subject of medicinal plants, a qualitative and quantitative study, such as a survey, to carry out a survey of empirical data on the subject at the municipal school São José Lajes Pintadas-RN, and to develop pedagogical activities (Classes, conversation circles, questionnaire) that contribute to the teaching and learning process and assess the level of knowledge about the subject, and show the results in graph and table. The data were obtained and worked according to descriptive statistics in the Excel® program, among the main results, the plant that is most cultivated is boldo (Peumus boldos) 26%, and the least is Babosa (Aloe vera) 6%, 73 % of the participants have the habit of growing plants, in relation to the properties that help in the medicine, 60% mentioned the omega, already on a herbal medicine, 53% answered Diporone. It was possible to notice a difficulty in assimilating the scientific names of the plants, but there was an evolution in terms of learning about some concepts of properties such as the Active ingredient.Las Plantas Medicinales tienen actividad farmacológica y se utilizan desde hace mucho tiempo. por nuestros antepasados ​​debido a sus propiedades curativas. El objetivo de este estudio de El caso fue investigar el tema de las plantas medicinales en una clase de Educación Juvenil. y Adultos en la Escola Municipal São José, ubicada en Lajes Pintadas-RN. El estudio adoptó un enfoque cualitativo-cuantitativo y buscó recopilar datos empíricos sobre la temática, además de desarrollar actividades pedagógicas, tales como: clases, círculos de conversación y cuestionarios, para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje y evaluar el nivel de conocimiento de los estudiantes sobre el tema. Los resultados obtenidos fueron presentados en gráficos y tablas después de analizar los datos utilizando estadísticas descriptivas en el Programa Excel®. Entre los principales resultados encontrados se destaca que la planta El más cultivado por los participantes es el boldo (Peumus Boldus), con una tasa del 26%. mientras que el Aloe vera (Aloe vera) es el menos cultivado, con sólo el 6% de participación, Esta fue una investigación descriptiva, cuanti-cualitativa, donde se aplicaron acciones pedagógico (cuestionarios, clase magistral, círculo de conversación, descripción del artículo científico, sopa de letras, ampliación de carteles). Se observó que el 73% de los participantes Tienen la costumbre de cultivar plantas. Respecto a las propiedades que ayudan en el tratamiento medicación, el 60% de los participantes mencionaron omega, y cuando se les preguntó respecto a una medicina herbaria, el 53% respondió Dipirona. Fue posible encontró que los participantes tenían dificultades para asimilar los nombres científicos de plantas, sin embargo, la aplicación de acciones pedagógicas demostró ser efectiva para ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje y superar estas dificultades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFREITAS, Heron Neves de.FREITAS, H. N.http://lattes.cnpq.br/5999148176771819OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.OLIVEIRA, F. K. D.DANTAS, FERNANDO KIDELMAR.FERNANDO KIDELMAR DANTAS.http://lattes.cnpq.br/4413385625546514NURIT-SILVA, Kiriaki..Nurit-Silva K.http://lattes.cnpq.br/4749322211386675MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.2023-06-152023-10-16T13:29:25Z2023-10-162023-10-16T13:29:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-16T13:29:25Zoai:localhost:riufcg/32018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-16T13:29:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
Medicinal plants: perceptions and analyzes in a youth and adult education class.
Plantas medicinales: percepciones y análisis en una clase de educación. de jóvenes y adultos.
title Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
spellingShingle Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
Plantas medicinais
Atividade farmacológica
Medicina tradicional
Peumus boldus
Escola Municipal São José
Lajes Pintadas – RN
Boldo
Boldo – uso medicinal
Medicinal plants
Pharmacological activity
Medicine traditional
Peumus boldus
São José Municipal School
Slabs Painted – RN
Boldo – medicinal use
Plantas medicinales
Actividad farmacológica
Medicamento tradicional
Escuela Municipal de São José
Losas Pintado – RN
Ciências Biológicas
title_short Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
title_full Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
title_fullStr Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
title_full_unstemmed Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
title_sort Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos.
author MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
author_facet MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREITAS, Heron Neves de.
FREITAS, H. N.
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819
OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
OLIVEIRA, F. K. D.
DANTAS, FERNANDO KIDELMAR.
FERNANDO KIDELMAR DANTAS.
http://lattes.cnpq.br/4413385625546514
NURIT-SILVA, Kiriaki..
Nurit-Silva K.
http://lattes.cnpq.br/4749322211386675
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Francisco Kleber Gomes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas medicinais
Atividade farmacológica
Medicina tradicional
Peumus boldus
Escola Municipal São José
Lajes Pintadas – RN
Boldo
Boldo – uso medicinal
Medicinal plants
Pharmacological activity
Medicine traditional
Peumus boldus
São José Municipal School
Slabs Painted – RN
Boldo – medicinal use
Plantas medicinales
Actividad farmacológica
Medicamento tradicional
Escuela Municipal de São José
Losas Pintado – RN
Ciências Biológicas
topic Plantas medicinais
Atividade farmacológica
Medicina tradicional
Peumus boldus
Escola Municipal São José
Lajes Pintadas – RN
Boldo
Boldo – uso medicinal
Medicinal plants
Pharmacological activity
Medicine traditional
Peumus boldus
São José Municipal School
Slabs Painted – RN
Boldo – medicinal use
Plantas medicinales
Actividad farmacológica
Medicamento tradicional
Escuela Municipal de São José
Losas Pintado – RN
Ciências Biológicas
description As Plantas Medicinais possuem atividade farmacológica e são utilizadas há muito tempo por nossos ancestrais devido às suas propriedades curativas. O objetivo deste estudo de caso foi investigar o tema das plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal São José, localizada em Lajes Pintadas-RN. O estudo adotou uma abordagem quali-quantitativa e buscou coletar dados empíricos sobre o tema, além de desenvolver atividades pedagógicas, como: aulas, rodas de conversa e questionários, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto. Os resultados obtidos foram apresentados em gráficos e tabelas após a análise dos dados por meio de estatística descritiva no programa Excel®. Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a planta mais cultivada pelos participantes é o boldo (Peumus boldus), com uma taxa de 26%, enquanto a Babosa (Aloe vera) é a menos cultivada, com apenas 6% de participação, , tratou-se de uma pesquisa descritiva, quanti-qualitativa, onde foram aplicados ações pedagógicas (questionários, aula espositiva,roda de conversa, descrição de artigo científico, caça-palavras, expanção de cartazes). Observou-se que 73% dos participantes têm o hábito de cultivar plantas. Em relação às propriedades que auxiliam no tratamento medicamentoso, 60% dos participantes mencionaram o ômega, e quando questionados sobre um medicamento à base de plantas, 53% responderam Dipirona. Foi possível constatar que os participantes apresentaram dificuldades em assimilar os nomes científicos das plantas, no entanto, a aplicação de ações pedagógicas mostrou-se eficaz para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e superar essas dificuldades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15
2023-10-16T13:29:25Z
2023-10-16
2023-10-16T13:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018
MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32018
identifier_str_mv MORAIS, Francisco Kleber Gomes de. Plantas medicinais: percepções e análises em uma turma da educação de jovens e adultos. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744594187845632