Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
Resumo: | O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes. |
id |
UFCG_7243d0e24d9337b3f7d7f6e5eb99098a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34170 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE.In the territories of inclusion: an educational action by SENAI together with APAE.InclusãoAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PBAPAE - Campina Grande - PBPessoas com deficiênciaSENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PBEducação especialEducação inclusivaInclusionAssociation of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PBDisabled peopleSpecial educationInclusive educationEducação.O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-29T19:23:19Z2024-01-292024-01-29T19:23:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170FREITAS, Mythia Williane Ferreira; SANTOS, Lígia Pereira dos. Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1393-1397. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170porFREITAS, Mythia Williane Ferreira.SANTOS, Lígia Pereira dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-29T19:23:40Zoai:localhost:riufcg/34170Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-29T19:23:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In the territories of inclusion: an educational action by SENAI together with APAE. |
title |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
spellingShingle |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. FREITAS, Mythia Williane Ferreira. Inclusão Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PB APAE - Campina Grande - PB Pessoas com deficiência SENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PB Educação especial Educação inclusiva Inclusion Association of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PB Disabled people Special education Inclusive education Educação. |
title_short |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
title_full |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
title_fullStr |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
title_full_unstemmed |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
title_sort |
Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. |
author |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira. |
author_facet |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira. SANTOS, Lígia Pereira dos. |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Lígia Pereira dos. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira. SANTOS, Lígia Pereira dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PB APAE - Campina Grande - PB Pessoas com deficiência SENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PB Educação especial Educação inclusiva Inclusion Association of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PB Disabled people Special education Inclusive education Educação. |
topic |
Inclusão Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Campina Grande - PB APAE - Campina Grande - PB Pessoas com deficiência SENAI Stenio Lopes - Campina Grande - PB Educação especial Educação inclusiva Inclusion Association of Parents and Friends of the Exceptional - Campina Grande - PB Disabled people Special education Inclusive education Educação. |
description |
O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-29T19:23:19Z 2024-01-29 2024-01-29T19:23:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 FREITAS, Mythia Williane Ferreira; SANTOS, Lígia Pereira dos. Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1393-1397. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Mythia Williane Ferreira; SANTOS, Lígia Pereira dos. Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1393-1397. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610655731712 |