Nos territórios da inclusão: uma ação educativa do SENAI junto a APAE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Mythia Williane Ferreira.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTOS, Lígia Pereira dos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34170
Resumo: O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial surgiu no ano de 1942, com o objetivo de preparar homens e mulheres para a inserção no mercado de trabalho. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas é dado acesso às pessoas com diferentes deficiências. Através da parceria SENAI e APAE (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais), abordaremos o quanto tem se aplicado a inclusão e de que forma ela está sendo realizada. Neste âmbito essa pesquisa tem a relevância de mostrar o quanto é importante trabalhar a inclusão e constatar que ela pode ser eficaz. A pesquisa assumiu caráter exploratório com características qualitativas e quantitativas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com coordenadores e docentes do SENAI Stenio Lopes - Campina Grande, que tiveram experiências práticas com diferentes tipos de deficiência. Foram utilizados documentos de arquivo e observação da prática de inclusão, através de uma turma do curso de artes gráficas composto por 14 alunos, sendo 9 homens e 5 mulheres. Registramos atendimento em média de 30 alunos/as desta instituição, e que já concluíram os cursos, sendo, 11 mulheres e 19 homens. As deficiências mais atendidas são Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Desde janeiro até março de 2010 foram registradas 45 matrículas. Com esse apoio muitos dos que já concluíram seus cursos estão inseridos no mercado do trabalho, como dita a lei 7.853/99 que estabelece para as empresas com mais de 100 empregados a contratação de pessoas com deficiências. Com base na referida lei os/as alunos/as capacitados/as, são absorvidos/as nas indústrias ou trabalham dentro da APAE. Constatamos que a inclusão pode dar certo e trazer resultados eficazes se feita de forma consciente, programada e elaborada, pois ao longo da pesquisa observamos o planejamento com o qual o trabalho é desenvolvido e a importância da parceria entre órgãos e instituições como o SENAI e APAE, que possibilitam o acesso e a inclusão aos portadores de deficiência nos cursos profissionalizantes.
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