Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Download full: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
Summary: | A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas. |
id |
UFCG_7295cd392bd2384f1265904084369964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27429 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.FREIRE, R. C. S.http://lattes.cnpq.br/4016576596215504SERRES, Georgina Karla de Freitas.SERRES, G. K. F.http://lattes.cnpq.br/0137382086087353BRANDÃO, S. R. O.http://lattes.cnpq.br/4131262113019646BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas.CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-09-23T19:19:23Z No. of bitstreams: 1 SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf: 1789208 bytes, checksum: 1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T19:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf: 1789208 bytes, checksum: 1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e (MD5) Previous issue date: 2022-08Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIEngenharia Elétrica.Tecnologia CANVeículos automotivos - tecnologia CANMicrocontroladorProtocolo de comunicaçãoBarramento CANControlador CANCAN technologyAutomotive vehicles - CAN technologyMicrocontrollerCommunication protocolCAN busCAN controllerSistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.System for using CAN technology in automotive vehicles.2022-082022-09-23T19:19:23Z2022-09-232022-09-23T19:19:23Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALSÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdfSÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdfapplication/pdf1789208http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/1/S%C3%89RGIO+RICARDO+DE+OLIVEIRA+BRAND%C3%83O+-+TCC+ENG.+EL%C3%89TRICA+CEEI+2022.pdf1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906eMD51riufcg/274292022-09-23 16:19:50.258oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-23T19:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
System for using CAN technology in automotive vehicles. |
title |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
spellingShingle |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Engenharia Elétrica. Tecnologia CAN Veículos automotivos - tecnologia CAN Microcontrolador Protocolo de comunicação Barramento CAN Controlador CAN CAN technology Automotive vehicles - CAN technology Microcontroller Communication protocol CAN bus CAN controller |
title_short |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
title_full |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
title_fullStr |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
title_full_unstemmed |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
title_sort |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
author |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. |
author_facet |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FREIRE, Raimundo Carlos Silvério. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
FREIRE, R. C. S. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4016576596215504 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SERRES, Georgina Karla de Freitas. |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
SERRES, G. K. F. |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0137382086087353 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
BRANDÃO, S. R. O. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4131262113019646 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. |
contributor_str_mv |
FREIRE, Raimundo Carlos Silvério. SERRES, Georgina Karla de Freitas. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica. |
topic |
Engenharia Elétrica. Tecnologia CAN Veículos automotivos - tecnologia CAN Microcontrolador Protocolo de comunicação Barramento CAN Controlador CAN CAN technology Automotive vehicles - CAN technology Microcontroller Communication protocol CAN bus CAN controller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia CAN Veículos automotivos - tecnologia CAN Microcontrolador Protocolo de comunicação Barramento CAN Controlador CAN CAN technology Automotive vehicles - CAN technology Microcontroller Communication protocol CAN bus CAN controller |
description |
A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-23T19:19:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-23 2022-09-23T19:19:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/1/S%C3%89RGIO+RICARDO+DE+OLIVEIRA+BRAND%C3%83O+-+TCC+ENG.+EL%C3%89TRICA+CEEI+2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308894910021632 |