Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.

Bibliographic Details
Main Author: BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
Publication Date: 2022
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Download full: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
Summary: A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas.
id UFCG_7295cd392bd2384f1265904084369964
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27429
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.FREIRE, R. C. S.http://lattes.cnpq.br/4016576596215504SERRES, Georgina Karla de Freitas.SERRES, G. K. F.http://lattes.cnpq.br/0137382086087353BRANDÃO, S. R. O.http://lattes.cnpq.br/4131262113019646BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas.CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-09-23T19:19:23Z No. of bitstreams: 1 SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf: 1789208 bytes, checksum: 1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T19:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdf: 1789208 bytes, checksum: 1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e (MD5) Previous issue date: 2022-08Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIEngenharia Elétrica.Tecnologia CANVeículos automotivos - tecnologia CANMicrocontroladorProtocolo de comunicaçãoBarramento CANControlador CANCAN technologyAutomotive vehicles - CAN technologyMicrocontrollerCommunication protocolCAN busCAN controllerSistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.System for using CAN technology in automotive vehicles.2022-082022-09-23T19:19:23Z2022-09-232022-09-23T19:19:23Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALSÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdfSÉRGIO RICARDO DE OLIVEIRA BRANDÃO - TCC ENG. ELÉTRICA CEEI 2022.pdfapplication/pdf1789208http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/1/S%C3%89RGIO+RICARDO+DE+OLIVEIRA+BRAND%C3%83O+-+TCC+ENG.+EL%C3%89TRICA+CEEI+2022.pdf1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906eMD51riufcg/274292022-09-23 16:19:50.258oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-23T19:19:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv System for using CAN technology in automotive vehicles.
title Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
spellingShingle Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
Engenharia Elétrica.
Tecnologia CAN
Veículos automotivos - tecnologia CAN
Microcontrolador
Protocolo de comunicação
Barramento CAN
Controlador CAN
CAN technology
Automotive vehicles - CAN technology
Microcontroller
Communication protocol
CAN bus
CAN controller
title_short Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
title_full Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
title_fullStr Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
title_full_unstemmed Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
title_sort Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos.
author BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
author_facet BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv FREIRE, R. C. S.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4016576596215504
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SERRES, Georgina Karla de Freitas.
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv SERRES, G. K. F.
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0137382086087353
dc.contributor.authorID.fl_str_mv BRANDÃO, S. R. O.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4131262113019646
dc.contributor.author.fl_str_mv BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira.
contributor_str_mv FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.
SERRES, Georgina Karla de Freitas.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia Elétrica.
topic Engenharia Elétrica.
Tecnologia CAN
Veículos automotivos - tecnologia CAN
Microcontrolador
Protocolo de comunicação
Barramento CAN
Controlador CAN
CAN technology
Automotive vehicles - CAN technology
Microcontroller
Communication protocol
CAN bus
CAN controller
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia CAN
Veículos automotivos - tecnologia CAN
Microcontrolador
Protocolo de comunicação
Barramento CAN
Controlador CAN
CAN technology
Automotive vehicles - CAN technology
Microcontroller
Communication protocol
CAN bus
CAN controller
description A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T19:19:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23
2022-09-23T19:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
identifier_str_mv BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27429/1/S%C3%89RGIO+RICARDO+DE+OLIVEIRA+BRAND%C3%83O+-+TCC+ENG.+EL%C3%89TRICA+CEEI+2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1fb5018fa43a116b68d365aee7dd906e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308894910021632