Fragilidades para implementação do cuidado ao adolescente na unidade de saúde da família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Lourena Renalli Trajano.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6844
Resumo: A adolescência constitui uma fase dotada de transformações biológicas e psicossociais. Por isto, é necessário ofertar ao adolescente um cuidado integral, por equipe multiprofissional que considere as singularidades desta fase em todas as suas dimensões, de modo a contribuir com um crescimento e desenvolvimento saudável. Assim, para reorganizar as práticas de saúde, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) busca promover uma melhor assistência ao indivíduo, família e comunidade, contemplando também a população adolescente. No entanto, uma atenção efetiva ainda se constitui um desafio para os profissionais diante de algumas limitações existentes no cuidado a esse público. Objetivo: Compreender as fragilidades encontradas pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família para implementação do cuidado ao adolescente. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família da área urbana do município de Cuité, Paraíba, Brasil, com oito profissionais de saúde. A coleta de dados foi realizada de outubro a novembro de 2017, por meio de um roteiro semiestruturado para entrevista, sendo os relatos analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: A apreciação do material empírico possibilitou a construção de quatro categorias temáticas: 1. Comportamento do adolescente; 2. Falta de interesse para prevenção de doenças e promoção da saúde; 3. Dificuldade na abordagem e interação com o adolescente; 4. (Des)motivação e (des)conhecimento dos profissionais. Discussão: Percebe-se que o comportamento desafiador dos adolescentes faz com que os mesmos não procurem a unidade para prevenção de doenças e promoção da saúde, exigindo dos profissionais a adoção de metodologias mais ativas na realização de ações educativas. Além disso, a dificuldade na interação entre profissional e adolescente é outro achado preocupante, verificando-se a necessidade de estratégias de abordagem inovadoras, como a valorização da visita domiciliar e a criação de grupos, buscando alternativas para que os adolescentes participem dos serviços. É importante atentar para outra fragilidade, que é o desconhecimento da Caderneta de Saúde do Adolescente pela equipe de saúde e pela comunidade, pois a utilização desse instrumento como estratégia norteadora do cuidado deve ser valorizada, visto que busca subsidiar o trabalho dos profissionais e estabelecer vínculo entre adolescente-profissional. Considerações finais: A partir da compreensão acerca das fragilidades existentes diante do cuidado ao adolescente, percebe-se a necessidade de um olhar ampliado para capacitação dos profissionais de saúde da família por meio da implementação da educação permanente. Assim, possam atuar com foco nas particularidades e necessidades de saúde desse público, tão singular, para o alcance de uma atenção integral e efetiva como se propõe a atenção primária à saúde.
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Assim, para reorganizar as práticas de saúde, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) busca promover uma melhor assistência ao indivíduo, família e comunidade, contemplando também a população adolescente. No entanto, uma atenção efetiva ainda se constitui um desafio para os profissionais diante de algumas limitações existentes no cuidado a esse público. Objetivo: Compreender as fragilidades encontradas pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família para implementação do cuidado ao adolescente. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família da área urbana do município de Cuité, Paraíba, Brasil, com oito profissionais de saúde. A coleta de dados foi realizada de outubro a novembro de 2017, por meio de um roteiro semiestruturado para entrevista, sendo os relatos analisados pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: A apreciação do material empírico possibilitou a construção de quatro categorias temáticas: 1. Comportamento do adolescente; 2. Falta de interesse para prevenção de doenças e promoção da saúde; 3. Dificuldade na abordagem e interação com o adolescente; 4. (Des)motivação e (des)conhecimento dos profissionais. Discussão: Percebe-se que o comportamento desafiador dos adolescentes faz com que os mesmos não procurem a unidade para prevenção de doenças e promoção da saúde, exigindo dos profissionais a adoção de metodologias mais ativas na realização de ações educativas. Além disso, a dificuldade na interação entre profissional e adolescente é outro achado preocupante, verificando-se a necessidade de estratégias de abordagem inovadoras, como a valorização da visita domiciliar e a criação de grupos, buscando alternativas para que os adolescentes participem dos serviços. É importante atentar para outra fragilidade, que é o desconhecimento da Caderneta de Saúde do Adolescente pela equipe de saúde e pela comunidade, pois a utilização desse instrumento como estratégia norteadora do cuidado deve ser valorizada, visto que busca subsidiar o trabalho dos profissionais e estabelecer vínculo entre adolescente-profissional. Considerações finais: A partir da compreensão acerca das fragilidades existentes diante do cuidado ao adolescente, percebe-se a necessidade de um olhar ampliado para capacitação dos profissionais de saúde da família por meio da implementação da educação permanente. Assim, possam atuar com foco nas particularidades e necessidades de saúde desse público, tão singular, para o alcance de uma atenção integral e efetiva como se propõe a atenção primária à saúde.Adolescence constitutes a phase of biological and psychosocial transformations. For this reason, it is necessary to offer to adolescent a whole care, by a multi-professional team that considers their singularities phase in all its dimensions, in order to contribute to a healthy growth and development. Thus, to reorganize health practices, The Family health strategy, Search to promote better assistance to individual, family, and community, also contemplating adolescent population. However, Effective attention is still a challenge to professionals in face of some limitations in public care. Objective: Comprehend fragility found by professionals that work in the Family Health Unit to adolescent care implementation. Methodology: It is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, developed at family Health Unit in an urban area in Cuité city, Paraíba, Brazil, with eight Health Professionals. Data collection was realized from October to November of 2017, through a half-structured script for an interview, the reports analyzed by content technique analysis. Result: the empirical appreciation material made possible the construction of four thematic categories: Adolescent behavior; 2. Lack of interest in disease prevention and health promotion; 3. Approach difficulty and interaction with adolescent; 4. (De) motivation and professionals (UN) knowledge. Discussion: It is understood that the challenging adolescents’ behavior causes them not to seek the Unit for Disease Prevention and health promotion, requiring professionals to adopt more active methodologies in a realization of educational actions. Moreover, difficulty in the interaction between professional and adolescent is another worrying finding, need for innovative approach strategies, such as appreciation of home visits and the creation of groups, seeking alternatives for teenagers to participate in services. It is important to pay attention to another fragility, which is the lack of knowledge of the adolescent's Health Handbook by the health team and the community, because the use of this instrument as a guiding strategy of care should be valued, since it seeks to Subsidize the work of professionals and establish a link between adolescent-professional. Final conclusion: From comprehension of fragility existing in adolescents care, we perceive the necessity for an expanded look to empower family health professionals through an implementation of an education permanent. Thus, they can act with a focus on the particularities and health necessities of this public, so unique, for the attainment of integral and effective attention as the primary attention to health is proposed.La adolescencia es una fase dotada de transformaciones biológicas y psicosociales. Por tanto, es necesario ofrecer al adolescente una atención integral, a través de un equipo multidisciplinar que considere las singularidades de esta fase en todas sus dimensiones, con el fin de contribuir al sano crecimiento y desarrollo. Así, para reorganizar las prácticas de salud, la Estrategia Salud de la Familia (ESF) busca promover una mejor atención al individuo, la familia y la comunidad, contemplando también a la población adolescente. Sin embargo, la atención eficaz sigue siendo un desafío para los profesionales frente a algunas limitaciones existentes en la atención a este público. Objetivo: Comprender las debilidades encontradas por los profesionales de la Unidad de Salud de la Familia para implementar la atención al adolescente. Metodología: Se trata de un estudio exploratorio-descriptivo con abordaje cualitativo, desarrollado en Unidades de Salud de la Familia en el área urbana de la ciudad de Cuité, Paraíba, Brasil, con ocho profesionales de la salud. La recolección de datos se realizó de octubre a noviembre de 2017, a través de un guión de entrevista semiestructurado, y los informes se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Resultados: La apreciación del material empírico permitió la construcción de cuatro categorías temáticas: 1. Comportamiento adolescente; 2. Falta de interés en la prevención de enfermedades y la promoción de la salud; 3. Dificultad para acercarse e interactuar con el adolescente; 4. (Des) motivación y (falta) conocimiento de los profesionales. Discusión: Se advierte que la conducta desafiante de los adolescentes hace que no busquen la unidad de prevención de enfermedades y promoción de la salud, requiriendo que los profesionales adopten metodologías más activas en la realización de las actividades educativas. Además, la dificultad en la interacción entre profesionales y adolescentes es otro hallazgo preocupante, comprobando la necesidad de estrategias de abordaje innovadoras, como la valoración de las visitas domiciliarias y la creación de grupos, buscando alternativas para que los adolescentes participen en los servicios. Es importante prestar atención a otra debilidad, que es el desconocimiento del Manual de Salud del Adolescente por parte del equipo de salud y la comunidad, ya que se debe valorar el uso de este instrumento como estrategia orientadora de la atención, ya que se busca apoyar el trabajo de los profesionales y establecer un vínculo entre adolescente-profesional. Consideraciones finales: Desde a partir de la comprensión de las debilidades existentes en la atención de los adolescentes, se percibe la necesidad de una mirada más amplia a la formación de los profesionales de la salud de la familia a través de la implementación de la educación permanente. Así, pueden actuar con foco en las particularidades y necesidades de salud de este público, tan singular, para lograr una atención integral y eficaz como propone la atención primaria de salud.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.SANTOS, N. C. C. de B.http://lattes.cnpq.br/6315363248040926CANTALICE, Anajas da Silva Cardoso.ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.MACEDO, Lourena Renalli Trajano.2018-07-162019-09-09T16:48:27Z2019-09-092019-09-09T16:48:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6844MACEDO, Lourena Renalli Trajano. Fragilidades para implementação do cuidado ao adolescente na unidade de saúde da família. 2018. 55fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T17:53:26Zoai:localhost:riufcg/6844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T17:53:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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