O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOMAZ, Dayane da Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
Resumo: A presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID.
id UFCG_7304a83291e48411bfcc8d9341c834cb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21270
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.The PIBID/UFCG and the enhancement of initial teacher training in Geography.Geografia - ­formação de professorEnsino de geografiaConhecimento pedagógicoPIBIDGeografia - formação inicialGeography - teacher educationGeography teachingPedagogical knowledgeGeography - initial trainingGeografia.A presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID.The present research aims to analyze the contributions of Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência [Institutional Scholarship for Teaching Initiation Program] ­ (PIBID) for the valorization of initial teacher training in Geography. The research was carried out with two teams of PIBID of Geography of the Federal University of Campina Grande (UFCG), of the Training Center of Teachers (CFP) of Cajazeiras ­ PB, that participated in the Program during the year 2017. Both teams developed activities in two schools of the same city: the school Professor Crispim Coelho and the school Cecilia Estolano Meireles. The general objective of the research is to analyze the pedagogical knowledge of Geography for the formation of PIBID teachers of the Federal University of Campina Grande (UFCG) of Campus Cajazeiras ­ PB, situated in the municipality of Cajazeiras, intermediate region of Souza­Cajazeiras. The search was carried during the year 2018, out from the case study, with bibliographical and documentary research, and questionnaire as instrument of data collection. The interest in the research was from the participation in the Program and experience of the issues related to initial training and school education, which aroused interest in presenting the PIBID as a policy that contributed and still contributes to the solution of many problems related to these spheres of Education in the Country. We sought to investigate whether there were PIBID contributions to the pedagogical knowledge in Geography of the ID scholars.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.ALMEIDA, David L. R. dehttp://lattes.cnpq.br/2226887148243403ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.TOMAZ, Dayane da Silva.2018-12-112021-09-27T12:09:14Z2021-09-272021-09-27T12:09:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270TOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-27T12:09:14Zoai:localhost:riufcg/21270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-27T12:09:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
The PIBID/UFCG and the enhancement of initial teacher training in Geography.
title O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
spellingShingle O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
TOMAZ, Dayane da Silva.
Geografia - ­formação de professor
Ensino de geografia
Conhecimento pedagógico
PIBID
Geografia - formação inicial
Geography - teacher education
Geography teaching
Pedagogical knowledge
Geography - initial training
Geografia.
title_short O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
title_full O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
title_fullStr O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
title_full_unstemmed O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
title_sort O PIBID/UFCG e a valorização da formação inicial docente em Geografia.
author TOMAZ, Dayane da Silva.
author_facet TOMAZ, Dayane da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
ALMEIDA, David L. R. de
http://lattes.cnpq.br/2226887148243403
ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.author.fl_str_mv TOMAZ, Dayane da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ­formação de professor
Ensino de geografia
Conhecimento pedagógico
PIBID
Geografia - formação inicial
Geography - teacher education
Geography teaching
Pedagogical knowledge
Geography - initial training
Geografia.
topic Geografia - ­formação de professor
Ensino de geografia
Conhecimento pedagógico
PIBID
Geografia - formação inicial
Geography - teacher education
Geography teaching
Pedagogical knowledge
Geography - initial training
Geografia.
description A presente pesquisa busca analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) para a valorização da formação inicial docente em Geografia. A pesquisa foi realizada com duas equipes do PIBID de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP) de Cajazeiras ¬ PB; que participaram do Programa durante o ano de 2017. Ambas as equipes desenvolviam atividades em duas escolas da mesma cidade: a EEEFM. Professor Crispim Coelho e, a EEEIF. Cecília Estolano Meireles. O objetivo geral da pesquisa é analisar o conhecimento pedagógico de Geografia para a formação de professores do PIBID da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Campus Cajazeiras ¬ PB, situado no município de Cajazeiras, região intermediaria de Sousa¬ Cajazeiras.A pesquisa foi realizada durante o ano de 2018 a partir do estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e documental, e com o instrumento de coleta de dados: questionário. O interesse pela pesquisa foi a partir da participação no Programa e vivência das questões relacionadas à formação inicial e Ensino escolar, que despertaram o interesse em apresentar o PIBID como uma política que contribuiu e ainda contribui para a solução de muitos problemas relacionados a estas esferas da Educação no País. Buscamos investigar se houveram contribuições do PIBID para os conhecimentos pedagógicos em Geografia dos Bolsistas ID.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2021-09-27T12:09:14Z
2021-09-27
2021-09-27T12:09:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
TOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21270
identifier_str_mv TOMAZ, Dayane da Silva. O PIBID e a valorização da formação inicial docente em geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744509683105792