O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Enilma Pinheiro dos.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913
Resumo: A sociedade brasileira está em constante construção, o Vestibular e o ENEM contribuem em alguns aspectos para verificar o desempenho dos estudantes e o ingresso em um curso superior. Essa pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo procura estudar as contribuições do Projeto Pré-Vestibular Solidário – PVS/CES– para os seus alunos-ouvintes. O PVS/CES é um projeto que busca ajudar os alunos que desejam ingressar no ensino superior através de aulas gratuitas ministradas por licenciandos do Centro de Educação e Saúde – CES. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e aplicados a um grupo de ex-alunos PVS/CES que agora são universitários. A partir dos resultados dessa pesquisa podemos concluir que o PVS/CES contribui para a formação de seus participantes embora existam aspectos que podem ser melhorados. O projeto contribui na vida dos seus participantes na aquisição de conhecimentos escolares e sociais, foram citadas contribuições como a motivação necessária ao retorno ao sistema educacional e a socialização. Desse modo, acreditamos que PVS/CES trouxe oportunidades aos seus alunos e mostrou-se uma ferramenta social importante na formação educacional e cidadã dos indivíduos.
id UFCG_738716a768590d982aba355cd80c88c3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/10913
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.The solidarity entrance exam - PVS / CES - from the perspective of the listening students.El examen de ingreso preuniversitario solidario – PVS/CES – en la perspectiva de los estudiantes oyentes.Expansão UniversitáriaProjeto de ExtensãoEnsino SuperiorUniversity ExpansionContinuing EducationHigher EducationAmpliación universitariaProyecto de extensiónEducación superiorCiências BiológicasA sociedade brasileira está em constante construção, o Vestibular e o ENEM contribuem em alguns aspectos para verificar o desempenho dos estudantes e o ingresso em um curso superior. Essa pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo procura estudar as contribuições do Projeto Pré-Vestibular Solidário – PVS/CES– para os seus alunos-ouvintes. O PVS/CES é um projeto que busca ajudar os alunos que desejam ingressar no ensino superior através de aulas gratuitas ministradas por licenciandos do Centro de Educação e Saúde – CES. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e aplicados a um grupo de ex-alunos PVS/CES que agora são universitários. A partir dos resultados dessa pesquisa podemos concluir que o PVS/CES contribui para a formação de seus participantes embora existam aspectos que podem ser melhorados. O projeto contribui na vida dos seus participantes na aquisição de conhecimentos escolares e sociais, foram citadas contribuições como a motivação necessária ao retorno ao sistema educacional e a socialização. Desse modo, acreditamos que PVS/CES trouxe oportunidades aos seus alunos e mostrou-se uma ferramenta social importante na formação educacional e cidadã dos indivíduos.The Brazilian society is in constant construction, Vestibular and ENEM contribute in some ways to check the performance of students and admission in a college. This qualitative research aims to study the contributions of the Project Pre-Vestibular Outreach - PVS / CES / UFCG - for their students listeners. The PVS / CES are a project that seeks to help students who wish to enter higher education through free classes taught by undergraduates of the Center for Education and Health - CES. For data collection questionnaires were used and applied to a group of former students PVS / CES are now college. From the results of this research we can conclude that the PVS / CES contribute to the formation of their members while there are aspects that can be improved. The project contributes to the lives of its participants in the acquisition of school knowledge and social contributions were cited as the motivation needed to return to the educational system and socialization. Thus, we believe that PVS / CES brought opportunities to its students and proved to be an important tool in the social and educational background of the individual citizen.La sociedad brasileña está en constante construcción, el Vestibular y el ENEM contribuyen de alguna manera para verificar el desempeño de los estudiantes y el ingreso a un curso de educación superior. Esta investigación cuantitativa y cualitativa busca estudiar los aportes del Proyecto Pre-Vestibular Solidario – PVS/CES – a sus oyentes. PVS/CES es un proyecto que busca ayudar a los estudiantes que deseen ingresar a la educación superior a través de clases gratuitas impartidas por egresados ​​del Centro de Educación y Salud - CES. Para la recolección de datos, se utilizaron y aplicaron cuestionarios a un grupo de ex alumnos de PVS/CES que ahora son estudiantes universitarios. Con base en los resultados de esta investigación, podemos concluir que el PVS/CES contribuye a la formación de sus participantes, aunque hay aspectos que se pueden mejorar. El proyecto contribuye a la vida de sus participantes en la adquisición de conocimientos escolares y sociales, aportes mencionados como la motivación necesaria para el retorno al sistema educativo y la socialización. De esta manera, creemos que PVS/CES trajo oportunidades a sus estudiantes y demostró ser una importante herramienta social en la formación educativa y ciudadana de las personas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.;LINHEIRAhttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754VIERA, Alecxsandro Alves.LOPES, Anselmo Ribeiro.SANTOS, Enilma Pinheiro dos.20132020-01-14T11:17:11Z2020-01-142020-01-14T11:17:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913SANTOS, Enilma Pinheiro dos. O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes. 2013. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-23T12:14:22Zoai:localhost:riufcg/10913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-23T12:14:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
The solidarity entrance exam - PVS / CES - from the perspective of the listening students.
El examen de ingreso preuniversitario solidario – PVS/CES – en la perspectiva de los estudiantes oyentes.
title O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
spellingShingle O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
SANTOS, Enilma Pinheiro dos.
Expansão Universitária
Projeto de Extensão
Ensino Superior
University Expansion
Continuing Education
Higher Education
Ampliación universitaria
Proyecto de extensión
Educación superior
Ciências Biológicas
title_short O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
title_full O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
title_fullStr O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
title_full_unstemmed O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
title_sort O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes.
author SANTOS, Enilma Pinheiro dos.
author_facet SANTOS, Enilma Pinheiro dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.;LINHEIRA
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
VIERA, Alecxsandro Alves.
LOPES, Anselmo Ribeiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Enilma Pinheiro dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão Universitária
Projeto de Extensão
Ensino Superior
University Expansion
Continuing Education
Higher Education
Ampliación universitaria
Proyecto de extensión
Educación superior
Ciências Biológicas
topic Expansão Universitária
Projeto de Extensão
Ensino Superior
University Expansion
Continuing Education
Higher Education
Ampliación universitaria
Proyecto de extensión
Educación superior
Ciências Biológicas
description A sociedade brasileira está em constante construção, o Vestibular e o ENEM contribuem em alguns aspectos para verificar o desempenho dos estudantes e o ingresso em um curso superior. Essa pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo procura estudar as contribuições do Projeto Pré-Vestibular Solidário – PVS/CES– para os seus alunos-ouvintes. O PVS/CES é um projeto que busca ajudar os alunos que desejam ingressar no ensino superior através de aulas gratuitas ministradas por licenciandos do Centro de Educação e Saúde – CES. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários e aplicados a um grupo de ex-alunos PVS/CES que agora são universitários. A partir dos resultados dessa pesquisa podemos concluir que o PVS/CES contribui para a formação de seus participantes embora existam aspectos que podem ser melhorados. O projeto contribui na vida dos seus participantes na aquisição de conhecimentos escolares e sociais, foram citadas contribuições como a motivação necessária ao retorno ao sistema educacional e a socialização. Desse modo, acreditamos que PVS/CES trouxe oportunidades aos seus alunos e mostrou-se uma ferramenta social importante na formação educacional e cidadã dos indivíduos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-01-14T11:17:11Z
2020-01-14
2020-01-14T11:17:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913
SANTOS, Enilma Pinheiro dos. O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes. 2013. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10913
identifier_str_mv SANTOS, Enilma Pinheiro dos. O pré-vestibular solidário – PVS/CES – na perspectiva dos alunos ouvintes. 2013. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744428541149184