Indicadores brasileiros de extensão universitária (IBEU).
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30201 |
Resumo: | O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) tem um acúmulo de discussão na construção de indicadores para avaliação da extensão nas instituições públicas de educação superior (IPES1) tendo criado, em maio de 1999, o Grupo de Trabalho de Avaliação o qual foi transformado em Comissão Permanente de Avaliação de Extensão (CPAE) em maio de 2001. Essa comissão atuou intensamente no período de 1999 a 2014 (com uma interrupção de 2007 a 2010), tendo produzido um referencial teórico e instrumentos para avaliação da extensão universitária e promovido debates nacionais e regionais nos eventos do FORPROEX. Assessorou, ainda, várias universidades na discussão interna da avaliação da extensão contribuindo para a presença do tema na agenda das IES. Em maio de 2015 o FORPROEX criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação da Extensão com objetivo de promover estudos e assessorar a Coordenação Nacional e as IES na validação de indicadores e metodologia para avaliação da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior. O Grupo de Trabalho (GT) foi constituído com a participação de representantes de 7 instituições, sendo 4 universidades federais e 3 estaduais, a saber: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este relatório apresenta os resultados da pesquisa Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU), realizada pelo GT de novembro de 2015 a setembro de 2016 com objetivo de: captar a opinião de gestores, docentes e técnicos, com experiência em extensão universitária das 5 regiões do Brasil para definir um conjunto de indicadores de referência para avaliação e gestão da Extensão Universitária, estabelecendo um parâmetro nacional básico para as universidades públicas. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: - Incorporar opinião de profissionais acadêmicos sobre as definições e características de um conjunto de indicadores de extensão aplicáveis a nível nacional nas IES. - Obter retorno de opiniões sobre as dimensões e indicadores propostos previamente e sugeridos ao longo do processo. - Analisar as propriedades destes indicadores, principalmente relevância e mensurabilidade. - Consensualizar um conjunto de indicadores adequados para descrever, em base comum, a extensão universitária pública no Brasil. Além de fornecer um conjunto amplo de indicadores de referência para avaliação e gestão da extensão, o trabalho voltou-se para eleição de indicadores que possam compor a matriz orçamentária, para a Extensão Universitária, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e demais órgãos que congregam as instituições públicas de educação superior como a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) . O objetivo do FORPROEX é contribuir no processo de construção do modelo de matriz orçamentária, no tocante à Extensão, o que significará avanço considerável no processo de institucionalização da Extensão Universitária e da indissociabilidade desta para com o Ensino e a Pesquisa, visando desempenhar o seu importante papel na formação dos estudantes e para o desenvolvimento social. |
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Indicadores brasileiros de extensão universitária (IBEU).Brazilian indicators of university extension (IBEU).Extensão universitáriaIndicadores brasileiros de extensão universitáriaGestão de desempenho - extensão universitáriaFórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEXEducação superior - extensãoUniversity ExtensionBrazilian indicators of university extensionPerformance management - university extensionForum of Extension Deans of Public Institutions of Higher Education in Brazil - FORPROEXHigher education - extensionExtension universitaireIndicateurs brésiliens de l'extension universitaireGestion de la performance - extension universitaireForum des doyens d'extension des établissements publics d'enseignement supérieur au Brésil - FORPROEXEnseignement supérieur - vulgarisationExtensión UniversitariaIndicadores brasileños de extensión universitariaGestión del desempeño - extensión universitariaForo de Decanos de Extensión de Instituciones Públicas de Educación Superior de Brasil - FORPROEXEducación superior - extensiónEducaçãoO Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) tem um acúmulo de discussão na construção de indicadores para avaliação da extensão nas instituições públicas de educação superior (IPES1) tendo criado, em maio de 1999, o Grupo de Trabalho de Avaliação o qual foi transformado em Comissão Permanente de Avaliação de Extensão (CPAE) em maio de 2001. Essa comissão atuou intensamente no período de 1999 a 2014 (com uma interrupção de 2007 a 2010), tendo produzido um referencial teórico e instrumentos para avaliação da extensão universitária e promovido debates nacionais e regionais nos eventos do FORPROEX. Assessorou, ainda, várias universidades na discussão interna da avaliação da extensão contribuindo para a presença do tema na agenda das IES. Em maio de 2015 o FORPROEX criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação da Extensão com objetivo de promover estudos e assessorar a Coordenação Nacional e as IES na validação de indicadores e metodologia para avaliação da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior. O Grupo de Trabalho (GT) foi constituído com a participação de representantes de 7 instituições, sendo 4 universidades federais e 3 estaduais, a saber: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este relatório apresenta os resultados da pesquisa Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU), realizada pelo GT de novembro de 2015 a setembro de 2016 com objetivo de: captar a opinião de gestores, docentes e técnicos, com experiência em extensão universitária das 5 regiões do Brasil para definir um conjunto de indicadores de referência para avaliação e gestão da Extensão Universitária, estabelecendo um parâmetro nacional básico para as universidades públicas. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: - Incorporar opinião de profissionais acadêmicos sobre as definições e características de um conjunto de indicadores de extensão aplicáveis a nível nacional nas IES. - Obter retorno de opiniões sobre as dimensões e indicadores propostos previamente e sugeridos ao longo do processo. - Analisar as propriedades destes indicadores, principalmente relevância e mensurabilidade. - Consensualizar um conjunto de indicadores adequados para descrever, em base comum, a extensão universitária pública no Brasil. Além de fornecer um conjunto amplo de indicadores de referência para avaliação e gestão da extensão, o trabalho voltou-se para eleição de indicadores que possam compor a matriz orçamentária, para a Extensão Universitária, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e demais órgãos que congregam as instituições públicas de educação superior como a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) . O objetivo do FORPROEX é contribuir no processo de construção do modelo de matriz orçamentária, no tocante à Extensão, o que significará avanço considerável no processo de institucionalização da Extensão Universitária e da indissociabilidade desta para com o Ensino e a Pesquisa, visando desempenhar o seu importante papel na formação dos estudantes e para o desenvolvimento social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-07T16:22:54Z2023-06-072023-06-07T16:22:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30201MAXIMINIANO JÚNIOR, Manoel; SOUSA, Ana Inês; SILVA, Dalva Maria de Oliveira; SILVA, Etevaldo Almeida; BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer; DANTAS, Nadege da Silva; HENRIQUES, Regina Lúcia Monteiro. Indicadores brasileiros de extensão universitária (IBEU). Campina Grande - PB: EDUFCG, 2017. ISBN: 978-85-8001-199-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30201porMAXIMINIANO JÚNIOR, Manoel.SOUSA, Ana Inês.SILVA, Dalva Maria de Oliveira.SILVA, Etevaldo Almeida.BORTOLINI, Maristela Helena Zimmer.DANTAS, Nadege da Silva.HENRIQUES, Regina Lúcia Monteiro.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T16:23:36Zoai:localhost:riufcg/30201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T16:23:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Indicadores brasileiros de extensão universitária (IBEU). MAXIMINIANO JÚNIOR, Manoel. Extensão universitária Indicadores brasileiros de extensão universitária Gestão de desempenho - extensão universitária Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - FORPROEX Educação superior - extensão University Extension Brazilian indicators of university extension Performance management - university extension Forum of Extension Deans of Public Institutions of Higher Education in Brazil - FORPROEX Higher education - extension Extension universitaire Indicateurs brésiliens de l'extension universitaire Gestion de la performance - extension universitaire Forum des doyens d'extension des établissements publics d'enseignement supérieur au Brésil - FORPROEX Enseignement supérieur - vulgarisation Extensión Universitaria Indicadores brasileños de extensión universitaria Gestión del desempeño - extensión universitaria Foro de Decanos de Extensión de Instituciones Públicas de Educación Superior de Brasil - FORPROEX Educación superior - extensión Educação |
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O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) tem um acúmulo de discussão na construção de indicadores para avaliação da extensão nas instituições públicas de educação superior (IPES1) tendo criado, em maio de 1999, o Grupo de Trabalho de Avaliação o qual foi transformado em Comissão Permanente de Avaliação de Extensão (CPAE) em maio de 2001. Essa comissão atuou intensamente no período de 1999 a 2014 (com uma interrupção de 2007 a 2010), tendo produzido um referencial teórico e instrumentos para avaliação da extensão universitária e promovido debates nacionais e regionais nos eventos do FORPROEX. Assessorou, ainda, várias universidades na discussão interna da avaliação da extensão contribuindo para a presença do tema na agenda das IES. Em maio de 2015 o FORPROEX criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação da Extensão com objetivo de promover estudos e assessorar a Coordenação Nacional e as IES na validação de indicadores e metodologia para avaliação da extensão universitária nas instituições públicas de ensino superior. O Grupo de Trabalho (GT) foi constituído com a participação de representantes de 7 instituições, sendo 4 universidades federais e 3 estaduais, a saber: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este relatório apresenta os resultados da pesquisa Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU), realizada pelo GT de novembro de 2015 a setembro de 2016 com objetivo de: captar a opinião de gestores, docentes e técnicos, com experiência em extensão universitária das 5 regiões do Brasil para definir um conjunto de indicadores de referência para avaliação e gestão da Extensão Universitária, estabelecendo um parâmetro nacional básico para as universidades públicas. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: - Incorporar opinião de profissionais acadêmicos sobre as definições e características de um conjunto de indicadores de extensão aplicáveis a nível nacional nas IES. - Obter retorno de opiniões sobre as dimensões e indicadores propostos previamente e sugeridos ao longo do processo. - Analisar as propriedades destes indicadores, principalmente relevância e mensurabilidade. - Consensualizar um conjunto de indicadores adequados para descrever, em base comum, a extensão universitária pública no Brasil. Além de fornecer um conjunto amplo de indicadores de referência para avaliação e gestão da extensão, o trabalho voltou-se para eleição de indicadores que possam compor a matriz orçamentária, para a Extensão Universitária, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e demais órgãos que congregam as instituições públicas de educação superior como a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) . O objetivo do FORPROEX é contribuir no processo de construção do modelo de matriz orçamentária, no tocante à Extensão, o que significará avanço considerável no processo de institucionalização da Extensão Universitária e da indissociabilidade desta para com o Ensino e a Pesquisa, visando desempenhar o seu importante papel na formação dos estudantes e para o desenvolvimento social. |
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