A vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548 |
Resumo: | Este estudo descreve e analisa o processo variável da vogal epentética em palavras na língua inglesa iniciadas por clusters por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. O corpus deste estudo é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendizes de inglês como L2, estratificados nos níveis básico, intermediário e avançado de proficiência. Os dados mostram que as variáveis sonoridade do encontro consonantal, nível de proficiência, instrução explícita na L2 e contexto precedente foram as mais relevantes à realização do fenômeno. |
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A vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2.The supporting vowel in initial position in /sc/ clusters by learners of English as L2.Epêntese vocálicaVariação linguísticaInterlínguaAprendizagem de segunda línguaL2 - aprendizagemInglês como língua estrangeiraInglês - segunda línguaClustersVowel epenthesisLinguistic variationInterlinguaSecond language learningL2 - learningEnglish as a foreign languageEnglish - second languageClustersLinguística.Este estudo descreve e analisa o processo variável da vogal epentética em palavras na língua inglesa iniciadas por clusters por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. O corpus deste estudo é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendizes de inglês como L2, estratificados nos níveis básico, intermediário e avançado de proficiência. Os dados mostram que as variáveis sonoridade do encontro consonantal, nível de proficiência, instrução explícita na L2 e contexto precedente foram as mais relevantes à realização do fenômeno.This study describes and analyzes the variable process of the epenthetic vowel in English words initiated by clusters, by Brazilian learners of English as a second language (L2). The objective of this research is to verify the frequency of support vowel use in the initial position of English words beginning with one of the following clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. The research corpus is constituted of speech of 18 informants from the state of Paraiba, Brazil, learners of English as L2, stratified at basic, intermediate and advanced levels of proficiency. The data show that the variables sonority of the consonantal encounter, level of proficiency, explicit instruction in L2, and previous context were the most relevant to the production of the phenomenon.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-05-06T21:20:00Z2024-05-062024-05-06T21:20:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548GOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de; SILVA, Mikaylson Rocha da. A vogal de apoio em posição inicial em clusters /sc/ por aprendizes de inglês como L2. Revista Trama. v.15, n.34, 2019. ISSN: 1981-4674. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35548porGOMES, Almir Anacleto de Araújo.LUCENA, Rubens Marques de.SILVA, Mikaylson Rocha da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T21:20:24Zoai:localhost:riufcg/35548Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T21:20:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este estudo descreve e analisa o processo variável da vogal epentética em palavras na língua inglesa iniciadas por clusters por aprendizes brasileiros de inglês como segunda língua (L2). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters: /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/. O corpus deste estudo é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendizes de inglês como L2, estratificados nos níveis básico, intermediário e avançado de proficiência. Os dados mostram que as variáveis sonoridade do encontro consonantal, nível de proficiência, instrução explícita na L2 e contexto precedente foram as mais relevantes à realização do fenômeno. |
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