A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUCENA, Rubens Marques de.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547
Resumo: Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por encontros consonantais na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como segunda língua (L2), tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes Cardoso (2004, 2008, 2009). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como L2. O corpus da pesquisa é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendentes de inglês como LDE, pertencentes aos níveis de proficiência na LDE: básico, intermediário e avançado. Para a coleta dos dados de fala foi gravada a leitura de vinte e oito frases e um texto em inglês. O tratamento estatístico mostra, em ordem decrescente de significância, que as variáveis sonoridade do cluster, nível de proficiência, consciência fonológica do informante, contexto precedente ao cluster são as que se mostram mais relevantes à realização da epêntese vocálica inicial em cluster sC.
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spelling A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2.The vowel epenthesis in /sc/ clusters by brazilian learners of english as L2.Epêntese vocálicaVariação linguísticaInterlínguaAprendizagem de L2Inglês como segunda línguaSegunda língua - inglêsVowel epenthesisLinguistic variationL2 LearningEnglish as a second languageSecond language - EnglishLinguística.Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [ɪ] epentética em palavras iniciadas por encontros consonantais na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como segunda língua (L2), tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes Cardoso (2004, 2008, 2009). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como L2. O corpus da pesquisa é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendentes de inglês como LDE, pertencentes aos níveis de proficiência na LDE: básico, intermediário e avançado. Para a coleta dos dados de fala foi gravada a leitura de vinte e oito frases e um texto em inglês. O tratamento estatístico mostra, em ordem decrescente de significância, que as variáveis sonoridade do cluster, nível de proficiência, consciência fonológica do informante, contexto precedente ao cluster são as que se mostram mais relevantes à realização da epêntese vocálica inicial em cluster sC.This study aims to describe the variable process of inserting the epenthetic vowel [ɪ] in words beginning with /sC/ clusters at onset position in English by Brazilian learners of English as a second language (L2). This work is based on research conducted regarding this phenomenon such as: Escartín (2005) with Hispanic learners of English and Cardoso (2004, 2008, 2009). The research corpus is composed of data from 18 Brazilian learners of English as L2, distributed in basic, intermediate and advanced levels of proficiency. The independent variables are learner’s level of proficiency and phonological awareness in the FL, sonority of the second element of the cluster, preceding phonological context and instrument type of data collection. The statistical analysis shows, in decreasing order of significance, that the sonority of the cluster, the learner’s level of proficiency, the learner’s phonological awareness, and the preceding context of the cluster are the most relevant variables to the realization of onset vowel epenthesis in sC clusters.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-05-06T21:16:47Z2024-05-062024-05-06T21:16:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547GOMES, Almir Anacleto de Araújo; LUCENA, Rubens Marques de. A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como L2. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 21 - Número 2: p. 97-111. 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35547porGOMES, Almir Anacleto de Araújo.LUCENA, Rubens Marques de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T21:17:23Zoai:localhost:riufcg/35547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T21:17:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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