Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mikaylson Rocha da.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: GOMES, Almir Anacleto de Araújo., SOUZA, Ramísio Vieira de., FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições.
id UFCG_73fb8b7f08aa4a7a4cbce740ab3873f0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35552
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.Language and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process.TirinhaGênero discursivo tirinhaEnunciação dialógicaInteração verbalProcesso de ensino-aprendizagemMafalda - tirinhasBakthinComic stripDiscursive genre comic stripDialogical enunciationVerbal interactionTeaching-learning processMafalda - comic stripsLinguística.Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-05-06T21:42:01Z2024-05-062024-05-06T21:42:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552porSILVA, Mikaylson Rocha da.GOMES, Almir Anacleto de Araújo.SOUZA, Ramísio Vieira de.FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-06T21:50:11Zoai:localhost:riufcg/35552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-06T21:50:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
Language and dialogism: some Bakhtinian contributions to the comic strip genre in the teaching-learning process.
title Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
spellingShingle Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
SILVA, Mikaylson Rocha da.
Tirinha
Gênero discursivo tirinha
Enunciação dialógica
Interação verbal
Processo de ensino-aprendizagem
Mafalda - tirinhas
Bakthin
Comic strip
Discursive genre comic strip
Dialogical enunciation
Verbal interaction
Teaching-learning process
Mafalda - comic strips
Linguística.
title_short Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
title_full Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
title_fullStr Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
title_sort Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições Bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem.
author SILVA, Mikaylson Rocha da.
author_facet SILVA, Mikaylson Rocha da.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
author_role author
author2 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mikaylson Rocha da.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
SOUZA, Ramísio Vieira de.
FREITAS, Raquel Monteiro da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Tirinha
Gênero discursivo tirinha
Enunciação dialógica
Interação verbal
Processo de ensino-aprendizagem
Mafalda - tirinhas
Bakthin
Comic strip
Discursive genre comic strip
Dialogical enunciation
Verbal interaction
Teaching-learning process
Mafalda - comic strips
Linguística.
topic Tirinha
Gênero discursivo tirinha
Enunciação dialógica
Interação verbal
Processo de ensino-aprendizagem
Mafalda - tirinhas
Bakthin
Comic strip
Discursive genre comic strip
Dialogical enunciation
Verbal interaction
Teaching-learning process
Mafalda - comic strips
Linguística.
description Este estudo tem como objetivo analisar o gênero discursivo tirinha numa perspectiva dialógica da linguagem. Dessa maneira, concebemos a tirinha como manifestação de interação verbal repleta de significações ideológicas e situada nas esferas sociais e históricas. Acreditamos também que o gênero tirinha pode ser tomado como instrumento de inserção dos sujeitos para outros contextos discursivos. Para dar forma que compõe o corpus, utilizaremos duas tirinhas da Mafalda, que iremos observar: os (contra)discursos das personagens; a ideologia de classe que cada uma das personagens representa; como o gênero tirinha pode desmistificar o viés monolítico tendencioso como modelo de classe; a enunciação dialógica na cadeia de interação verbal como ponto de partida para o ensino do gênero tirinha no sistema educativo brasileiro. Por fim, fará parte dos aportes teóricos dessa pesquisa, as concepções de interação verbal de Bakthin (2011), proposições de atividades do letramento segundo Marcuschi (2008) e Kleiman (2007) e dentre outras contribuições.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2024-05-06T21:42:01Z
2024-05-06
2024-05-06T21:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
identifier_str_mv SILVA, Mikaylson Rocha da; GOMES, Almir Anacleto de Araújo; SOUZA, Ramísio Vieira de; FREITAS, Raquel Monteiro da Silva. Lingua(gem) e dialogismo: algumas contribuições bakhtinianas para o gênero tirinha no processo de ensino-aprendizagem. IN: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620608815104