Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 |
Resumo: | Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo. |
id |
UFCG_74688d71590e20e8e39ab82900fb90bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/33977 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria.Teoria das filasMedidas de desempenhoDelivery - pizzariaPizzaria - serviço de deliveryPesquisa operacionalEstudo de casoQueuing theoryPerformance MeasuresDelivery - pizzeriaPizzeria - delivery serviceOperational ResearchCase studyEngenharia de Produção.Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-01-17T19:54:16Z2024-01-172024-01-17T19:54:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977porSILVA, Felipe Alves Mendes da.NOGUEIRA, Jordana de Souza.ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-17T19:54:51Zoai:localhost:riufcg/33977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-17T19:54:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria. |
title |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
spellingShingle |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. SILVA, Felipe Alves Mendes da. Teoria das filas Medidas de desempenho Delivery - pizzaria Pizzaria - serviço de delivery Pesquisa operacional Estudo de caso Queuing theory Performance Measures Delivery - pizzeria Pizzeria - delivery service Operational Research Case study Engenharia de Produção. |
title_short |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
title_full |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
title_fullStr |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
title_full_unstemmed |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
title_sort |
Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. |
author |
SILVA, Felipe Alves Mendes da. |
author_facet |
SILVA, Felipe Alves Mendes da. NOGUEIRA, Jordana de Souza. ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. |
author_role |
author |
author2 |
NOGUEIRA, Jordana de Souza. ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Felipe Alves Mendes da. NOGUEIRA, Jordana de Souza. ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria das filas Medidas de desempenho Delivery - pizzaria Pizzaria - serviço de delivery Pesquisa operacional Estudo de caso Queuing theory Performance Measures Delivery - pizzeria Pizzeria - delivery service Operational Research Case study Engenharia de Produção. |
topic |
Teoria das filas Medidas de desempenho Delivery - pizzaria Pizzaria - serviço de delivery Pesquisa operacional Estudo de caso Queuing theory Performance Measures Delivery - pizzeria Pizzeria - delivery service Operational Research Case study Engenharia de Produção. |
description |
Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2024-01-17T19:54:16Z 2024-01-17 2024-01-17T19:54:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 |
identifier_str_mv |
SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609246445568 |