Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Felipe Alves Mendes da.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: NOGUEIRA, Jordana de Souza., ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
Resumo: Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.
id UFCG_74688d71590e20e8e39ab82900fb90bb
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33977
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria.Teoria das filasMedidas de desempenhoDelivery - pizzariaPizzaria - serviço de deliveryPesquisa operacionalEstudo de casoQueuing theoryPerformance MeasuresDelivery - pizzeriaPizzeria - delivery serviceOperational ResearchCase studyEngenharia de Produção.Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-01-17T19:54:16Z2024-01-172024-01-17T19:54:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977porSILVA, Felipe Alves Mendes da.NOGUEIRA, Jordana de Souza.ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-17T19:54:51Zoai:localhost:riufcg/33977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-17T19:54:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria.
title Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
spellingShingle Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
SILVA, Felipe Alves Mendes da.
Teoria das filas
Medidas de desempenho
Delivery - pizzaria
Pizzaria - serviço de delivery
Pesquisa operacional
Estudo de caso
Queuing theory
Performance Measures
Delivery - pizzeria
Pizzeria - delivery service
Operational Research
Case study
Engenharia de Produção.
title_short Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
title_full Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
title_fullStr Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
title_full_unstemmed Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
title_sort Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.
author SILVA, Felipe Alves Mendes da.
author_facet SILVA, Felipe Alves Mendes da.
NOGUEIRA, Jordana de Souza.
ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
author_role author
author2 NOGUEIRA, Jordana de Souza.
ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Felipe Alves Mendes da.
NOGUEIRA, Jordana de Souza.
ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria das filas
Medidas de desempenho
Delivery - pizzaria
Pizzaria - serviço de delivery
Pesquisa operacional
Estudo de caso
Queuing theory
Performance Measures
Delivery - pizzeria
Pizzeria - delivery service
Operational Research
Case study
Engenharia de Produção.
topic Teoria das filas
Medidas de desempenho
Delivery - pizzaria
Pizzaria - serviço de delivery
Pesquisa operacional
Estudo de caso
Queuing theory
Performance Measures
Delivery - pizzeria
Pizzeria - delivery service
Operational Research
Case study
Engenharia de Produção.
description Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-01-17T19:54:16Z
2024-01-17
2024-01-17T19:54:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
identifier_str_mv SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609246445568