O fechamento de escolas do campo no município de Sumé – PB: o caso das comunidades Pitombeira e Assentamento Mandacaru.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jéssica Rafaelly Monteiro de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.oliveira
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19553
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo teve como foco de estudo o fechamento de escolas do Campo no município de Sumé – PB: o caso das comunidades Pitombeira e Assentamento Mandacaru, tendo como objetivo de pesquisa compreender como ocorreu o processo de fechamento/nucleação das escolas do campo de Sumé – PB. A escola não é só um recinto de produção do saber, é ao mesmo tempo um local de socialização, convivência e participação política, é uma instituição usada para socializar as pessoas, fazendo com essas estejam aptas a lidar com as questões do mundo físico, social, econômico e político. Dessa forma este trabalho analisou o processo de nucleação/fechamento das escolas do campo através dos depoimentos das comunidades, professores e gestores das escolas do campo, para assim entender o motivo dessa nucleação, e como as gestões se comportaram em relação a tal processo de fechamento, pois crianças estão sendo afetadas diretamente, assim, como podemos perceber ao longo do trabalho. Foi desenvolvido o perfil das comunidades e escolas afetadas com o fechamento e depois explorados os desdobramentos para as comunidades camponesas. A primeira coisa a ser levada em consideração sobre o município de Sumé foi a questão da luta e resistência das comunidades em defesa das escolas do campo, o que não é comum, na literatura que tivemos acesso, isso nos mostra que a sociedade caririzeira começar a tratar a escola como um direito de suas comunidades para defender sobre o que eles (as) entendem como um direito. A segunda coisa que observamos foi questão de que o poder público que agiu de modo unilateral em relação aos procedimentos legais de fechamento das escolas do campo. Trata-se também de uma disputa ideológica de visões distintas, sobre as escolas do campo. Enquanto a comunidade entende/encara esse processo de fechamento como um retrocesso, a gestão municipal, simplesmente naturaliza o fato de que a política de nucleação seja, ou se torne, a melhor escolha, mesmo com a comunidade insatisfeita.
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A escola não é só um recinto de produção do saber, é ao mesmo tempo um local de socialização, convivência e participação política, é uma instituição usada para socializar as pessoas, fazendo com essas estejam aptas a lidar com as questões do mundo físico, social, econômico e político. Dessa forma este trabalho analisou o processo de nucleação/fechamento das escolas do campo através dos depoimentos das comunidades, professores e gestores das escolas do campo, para assim entender o motivo dessa nucleação, e como as gestões se comportaram em relação a tal processo de fechamento, pois crianças estão sendo afetadas diretamente, assim, como podemos perceber ao longo do trabalho. Foi desenvolvido o perfil das comunidades e escolas afetadas com o fechamento e depois explorados os desdobramentos para as comunidades camponesas. A primeira coisa a ser levada em consideração sobre o município de Sumé foi a questão da luta e resistência das comunidades em defesa das escolas do campo, o que não é comum, na literatura que tivemos acesso, isso nos mostra que a sociedade caririzeira começar a tratar a escola como um direito de suas comunidades para defender sobre o que eles (as) entendem como um direito. A segunda coisa que observamos foi questão de que o poder público que agiu de modo unilateral em relação aos procedimentos legais de fechamento das escolas do campo. Trata-se também de uma disputa ideológica de visões distintas, sobre as escolas do campo. Enquanto a comunidade entende/encara esse processo de fechamento como um retrocesso, a gestão municipal, simplesmente naturaliza o fato de que a política de nucleação seja, ou se torne, a melhor escolha, mesmo com a comunidade insatisfeita.The present work for the conclusion of the course of Licenciatura em Educação do Campo focused on the closing of rural schools in the municipality of Sumé - PB: the case of the communities Pitombeira and Assentamento Mandacaru, with the research objective of understanding how the process of closing/nucleation of rural schools of Sumé - PB occurred. The school is not only a place of knowledge production, it is also a place of socialization, coexistence and political participation, it is an institution used to socialize people, making them able to deal with issues of the physical, social, economic and political world. Thus, this paper analyzed the process of nucleation/closure of rural schools through the testimonials of communities, teachers and managers of rural schools, in order to understand the reason for this nucleation, and how the administrations behaved in relation to this closure process, because children are being directly affected, as we can see throughout the work. The profile of the communities and schools affected by the closure was developed, and then the consequences for the peasant communities were explored. The first thing to be taken into consideration about the municipality of Sumé was the issue of the struggle and resistance of communities in defense of rural schools, which is not common, in the literature we had access, this shows us that the Carioca society has started to treat the school as a right of their communities to defend what they understand as a right. The second thing that we observed was the issue that the public power that acted unilaterally in relation to the legal procedures of closing the rural schools. This is also an ideological dispute of distinct visions about rural schools. While the community understands/encounters this closing process as a step backwards, the municipal administration simply naturalizes the fact that the nucleation policy is, or becomes, the best choice, even with the dissatisfied community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SÁ, Carolina Figueredo de.SÁ, C. F.SILVA, Isaac Alexandre da.SILVA, I. A.OLIVEIRA, Jéssica Rafaelly Monteiro de.2021-06-022021-06-22T20:41:30Z2021-06-222021-06-22T20:41:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.oliveirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19553OLIVEIRA, Jéssica Rafaelly Monteiro de. O fechamento de escolas do campo no município de Sumé – PB: o caso das comunidades Pitombeira e Assentamento Mandacaru. 2021. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021 Disponível de: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:07:17Zoai:localhost:riufcg/19553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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