Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Gelsa Marques da.
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314
Resumo: O presente Relatório consta das atividades propostas realizadas na Escola Estadual de 1º Grau Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. O período de execução corresponde aos meses de agosto a dezembro de 1990, por ocasião do Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar, tendo como variável o tema "Alfabetização". A razão de ser deste tema deve-se ao fato de que, no meu entender este aspecto de ensino de primeiro grau merece uma atenção especial, por parte dos especialistas em educação e um posicionamento crítico, uma busca constante de inovação, visando mais rendimento no processo ensino-aprendizagem. Torna-se desnecessário salientar que a necessidade de um enfoque, especial sobre a alfabetização e devida a sua condição de base fundamental de todo processo educativo. Por outro lado, me fascinam as chances que o professor de alfabetização tem de proporcionar aos seus alunos uma boa aprendizagem utilizando, o universo de material sucata que tem ao seu dispor e uma boa dose de criatividade. A atividade educativa, especialmente à alfabetização é um jogo, onde a meta principalmente adquirir uma produtividade satisfatória, conciliando a carência das crianças (afetiva, alimentar, social, cultural, etc.) e a carência da própria escola (merenda, material didático, reciclagem de professores, etc.). Depende da astúcia e criatividade do professor descobrir as regras e vencer jogo.
id UFCG_767291649ba24d9607542e9e91e8a90c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12314
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.Report of Activities Performed in the Supervised Internship in School Supervision.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoEnsinoEnsino - aprendizagemProfessorEducationSchool SupervisionLiteracyTeachingTeaching - LearningTeacherEducação.O presente Relatório consta das atividades propostas realizadas na Escola Estadual de 1º Grau Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. O período de execução corresponde aos meses de agosto a dezembro de 1990, por ocasião do Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar, tendo como variável o tema "Alfabetização". A razão de ser deste tema deve-se ao fato de que, no meu entender este aspecto de ensino de primeiro grau merece uma atenção especial, por parte dos especialistas em educação e um posicionamento crítico, uma busca constante de inovação, visando mais rendimento no processo ensino-aprendizagem. Torna-se desnecessário salientar que a necessidade de um enfoque, especial sobre a alfabetização e devida a sua condição de base fundamental de todo processo educativo. Por outro lado, me fascinam as chances que o professor de alfabetização tem de proporcionar aos seus alunos uma boa aprendizagem utilizando, o universo de material sucata que tem ao seu dispor e uma boa dose de criatividade. A atividade educativa, especialmente à alfabetização é um jogo, onde a meta principalmente adquirir uma produtividade satisfatória, conciliando a carência das crianças (afetiva, alimentar, social, cultural, etc.) e a carência da própria escola (merenda, material didático, reciclagem de professores, etc.). Depende da astúcia e criatividade do professor descobrir as regras e vencer jogo.This Report is part of the proposed activities carried out at the 1st Grade State School Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. The execution period corresponds to the months of August to December 1990, on the occasion of the Supervised Internship in School Supervision, with the theme "Literacy" as a variable. The raison d'être of this theme is due to the fact that, in my opinion, this aspect of first degree education deserves special attention, on the part of education specialists and a critical position, a constant search for innovation, aiming at more performance in the teaching-learning process. It is unnecessary to stress that the need for a focus, especially on literacy and due to its condition as a fundamental basis of the entire educational process. On the other hand, I am fascinated by the chances that the literacy teacher has to provide his students with a good learning experience, the universe of scrap material he has at his disposal and a good dose of creativity. The educational activity, especially literacy is a game, where the goal is mainly to achieve satisfactory productivity, reconciling the lack of children (affective, food, social, cultural, etc.) and the lack of the school itself (meals, teaching materials, recycling teachers, etc.). It depends on the teacher's cunning and creativity to discover the rules and win the game.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA , Maria Deusa de.SILVA, Maria Gelsa Marques da.1990-122020-03-04T11:08:12Z2020-03-042020-03-04T11:08:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314SILVA, Maria Gelsa Marques da. Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 91f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T14:58:49Zoai:localhost:riufcg/12314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T14:58:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
Report of Activities Performed in the Supervised Internship in School Supervision.
title Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
spellingShingle Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
SILVA, Maria Gelsa Marques da.
Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Ensino
Ensino - aprendizagem
Professor
Education
School Supervision
Literacy
Teaching
Teaching - Learning
Teacher
Educação.
title_short Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
title_full Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
title_fullStr Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
title_sort Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar.
author SILVA, Maria Gelsa Marques da.
author_facet SILVA, Maria Gelsa Marques da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA , Maria Deusa de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Gelsa Marques da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Ensino
Ensino - aprendizagem
Professor
Education
School Supervision
Literacy
Teaching
Teaching - Learning
Teacher
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Ensino
Ensino - aprendizagem
Professor
Education
School Supervision
Literacy
Teaching
Teaching - Learning
Teacher
Educação.
description O presente Relatório consta das atividades propostas realizadas na Escola Estadual de 1º Grau Antonio Teodoro Neto - Sousa - PB. O período de execução corresponde aos meses de agosto a dezembro de 1990, por ocasião do Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar, tendo como variável o tema "Alfabetização". A razão de ser deste tema deve-se ao fato de que, no meu entender este aspecto de ensino de primeiro grau merece uma atenção especial, por parte dos especialistas em educação e um posicionamento crítico, uma busca constante de inovação, visando mais rendimento no processo ensino-aprendizagem. Torna-se desnecessário salientar que a necessidade de um enfoque, especial sobre a alfabetização e devida a sua condição de base fundamental de todo processo educativo. Por outro lado, me fascinam as chances que o professor de alfabetização tem de proporcionar aos seus alunos uma boa aprendizagem utilizando, o universo de material sucata que tem ao seu dispor e uma boa dose de criatividade. A atividade educativa, especialmente à alfabetização é um jogo, onde a meta principalmente adquirir uma produtividade satisfatória, conciliando a carência das crianças (afetiva, alimentar, social, cultural, etc.) e a carência da própria escola (merenda, material didático, reciclagem de professores, etc.). Depende da astúcia e criatividade do professor descobrir as regras e vencer jogo.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-12
2020-03-04T11:08:12Z
2020-03-04
2020-03-04T11:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314
SILVA, Maria Gelsa Marques da. Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 91f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12314
identifier_str_mv SILVA, Maria Gelsa Marques da. Relatório das Atividades Realizadas no Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar. 1990. 91f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1990.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744439657103360