Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBRAL, Maria Iva Vieira.
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
Resumo: A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós.
id UFCG_8e2524a3577481a5d2fa1b61e4503a5e
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14811
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.Final Document of the School Supervision Internship.EducaçãoSupervisão EscolarEnsino - aprendizagemAlfabetizaçãoPré-escolarEducationSchool SupervisionTeaching - LearningLiteracyPreschoolEducação.A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós.Brazilian education is going through a precarious phase and why not say chaotic, having seen the disregard with which our leaders treat it. We know, therefore, that in a country where the people are not educated, their development becomes difficult and slow, that is why we, as educators, cannot be oblivious to everything, we need to move, denounce mistakes, point out the culprits and above all, try to do something to change the current education system. In the school where I worked, the situation is not very different, especially with regard to the updating of knowledge on the part of the teaching staff, affecting even more the lack arising from the teaching-learning process. As a work proposal, I found it necessary to meet the basic needs of teachers in Communication and Expression, therefore, work through study session, fixed reading, specifically in pre-school literacy aimed at improving the pedagogical orientation to be developed according to the needs of the student, thus adapting the tasks to the intended objective. In this way, the work took on an effort to convey a socio-cultural and educational reality experienced by us.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGGOMES, Maria Ilbaniza.SOBRAL, Maria Iva Vieira.1988-012020-09-01T18:46:36Z2020-09-012020-09-01T18:46:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-15T13:44:46Zoai:localhost:riufcg/14811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-15T13:44:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
Final Document of the School Supervision Internship.
title Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
spellingShingle Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
SOBRAL, Maria Iva Vieira.
Educação
Supervisão Escolar
Ensino - aprendizagem
Alfabetização
Pré-escolar
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Literacy
Preschool
Educação.
title_short Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_fullStr Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_full_unstemmed Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
title_sort Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.
author SOBRAL, Maria Iva Vieira.
author_facet SOBRAL, Maria Iva Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Maria Ilbaniza.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOBRAL, Maria Iva Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Ensino - aprendizagem
Alfabetização
Pré-escolar
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Literacy
Preschool
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Ensino - aprendizagem
Alfabetização
Pré-escolar
Education
School Supervision
Teaching - Learning
Literacy
Preschool
Educação.
description A Educação Brasileira passa por uma fase precária e porque não dizer caótica, haja visto o descaso com que nossos governantes a tratam. Sabemos, pois, que num país onde o povo não se educa, torna-se difícil e lento o seu desenvolvimento, por isto nós, enquanto educadores, não podemos ficar alheios a tudo, precisamos noa movimentar, denunciar os erros, apontar os culpados e, acima de tudo, tentar fazer algo para mudar, o atual sistema de ensino. Na escola em que atuei, a situação não é muito diferente, principalmente no que se refere à atualização de conhecimentos por parte do corpo docente afetando, mais ainda, a carência advinda do processo ensino-aprendizagem. Como proposta de trabalho julguei ser necessário que se atenda às necessidades básicas das professoras em Comunicação e Expressão, assim sendo, trabalhos através de sessão de estudo, fixas de leitura, especificamente em alfabetização no pré-escolar visando a melhoria da orientação pedagógica a ser desenvolvida de acordo com às necessidades do educando adequando, assim, as tarefas ao objetivo previsto. Deste modo, o trabalho revesteu-se de esforço no sentido de transmitir uma realidade sócio-cultural e educacional vivenciada por nós.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-01
2020-09-01T18:46:36Z
2020-09-01
2020-09-01T18:46:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14811
identifier_str_mv SOBRAL, Maria Iva Vieira. Documento Final do Estágio de Supervisão Escolar.1988. 19f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1988.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744459323146240