Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maria Claudia.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
Resumo: Esta comunicação tem como objetivo problematizar a narrativa memorialística de Gilberto Amado em torno de sua formação intelectual. Neste sentido, entendo que ao narrar suas experiências, o autor visa construir imagens de si, objetivando a sua legitimação como sujeito intelectualizado. Um sujeito intelectualizado que como tal tem que possuir um corpo intelectualizado. Esta idéia partiu da discussão empreendida na dissertação de Mestrado, intitulada “Em frente ao espelho: recompondo e decompondo cacos de si: memória e intelectualidade em Gilberto Amado.” Alí, percebi que a construção da imagem do intelectual não perpassa apenas o relato de suas leituras, mas também o relato de todo um cuidado com o corpo e com os espaços que ele freqüentava, desde a infância. Por corpo intelectualizado entendo toda uma gama de prerrogativas que é selecionada por Gilberto Amado na sua descrição enquanto intelectual, um sujeito de saber, isto é, um corpo higiênico, ascético, racional e masculino. Um corpo que nasce com a República e seus ideais civilizatórios. Um corpo de um intelectual e político necessário ao bom regimento da nação. Nesse sentido, este texto é parte de uma discussão maior feita na dissertação acima citada que problematiza como a narrativa em torno do corpo e os demais espaços percorridos - as condições de higiene das Repúblicas e da escola por onde passou ao longo de sua trajetória intelectual, a luta contra seus ímpetos sexuais, as relações com mulheres que passaram por sua vida - atuam na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Nesse sentido, o corpus documental (a literatura memorialista de Gilberto Amado) é encarada como acontecimento discursivo. Encarar a literatura memorialista como acontecimento discursivo significa despojar o acontecimento de toda e qualquer referência a uma origem supostamente determinável ou a qualquer instrumento de causalidade entre as palavras e as coisas. O discurso, nesta perspectiva, não busca um suposto significado original, e sim instaura a interpretação. Entender o discurso como acontecimento é entender que ele funda a interpretação, constrói uma verdade, dá rosto às coisas. Por este motivo, o discurso é objeto de disputa de poder.
id UFCG_76784aca58f505a93d121c80057e7b0d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34142
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.When body and mind need to know: reports of intellectual formation.Gilberto Amado - formação intelectualRelatos de formação intelectualFormação intelectual - Gilberto AmadoCorpo intelectualizadoCorpo higiênico e masculinoHigiene e formação intelectual - Gilberto AmadoHistória CulturalDiscurso - literatura memorialistaDiplomata Gilberto AmadoGilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectualGilberto Amado - intellectual formationStories of intellectual formationIntellectual training - Gilberto AmadoIntellectualized bodyHygienic and masculine bodyHygiene and intellectual formation - Gilberto AmadoCultural HistoryDiscourse - memoirist literatureDiplomat Gilberto AmadoGilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectualHistória.Esta comunicação tem como objetivo problematizar a narrativa memorialística de Gilberto Amado em torno de sua formação intelectual. Neste sentido, entendo que ao narrar suas experiências, o autor visa construir imagens de si, objetivando a sua legitimação como sujeito intelectualizado. Um sujeito intelectualizado que como tal tem que possuir um corpo intelectualizado. Esta idéia partiu da discussão empreendida na dissertação de Mestrado, intitulada “Em frente ao espelho: recompondo e decompondo cacos de si: memória e intelectualidade em Gilberto Amado.” Alí, percebi que a construção da imagem do intelectual não perpassa apenas o relato de suas leituras, mas também o relato de todo um cuidado com o corpo e com os espaços que ele freqüentava, desde a infância. Por corpo intelectualizado entendo toda uma gama de prerrogativas que é selecionada por Gilberto Amado na sua descrição enquanto intelectual, um sujeito de saber, isto é, um corpo higiênico, ascético, racional e masculino. Um corpo que nasce com a República e seus ideais civilizatórios. Um corpo de um intelectual e político necessário ao bom regimento da nação. Nesse sentido, este texto é parte de uma discussão maior feita na dissertação acima citada que problematiza como a narrativa em torno do corpo e os demais espaços percorridos - as condições de higiene das Repúblicas e da escola por onde passou ao longo de sua trajetória intelectual, a luta contra seus ímpetos sexuais, as relações com mulheres que passaram por sua vida - atuam na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Nesse sentido, o corpus documental (a literatura memorialista de Gilberto Amado) é encarada como acontecimento discursivo. Encarar a literatura memorialista como acontecimento discursivo significa despojar o acontecimento de toda e qualquer referência a uma origem supostamente determinável ou a qualquer instrumento de causalidade entre as palavras e as coisas. O discurso, nesta perspectiva, não busca um suposto significado original, e sim instaura a interpretação. Entender o discurso como acontecimento é entender que ele funda a interpretação, constrói uma verdade, dá rosto às coisas. Por este motivo, o discurso é objeto de disputa de poder.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-29T11:31:35Z2024-01-292024-01-29T11:31:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142CAVALCANTE, Maria Claudia. Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1139-1145. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142porCAVALCANTE, Maria Claudia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-29T11:32:00Zoai:localhost:riufcg/34142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-29T11:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
When body and mind need to know: reports of intellectual formation.
title Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
spellingShingle Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
CAVALCANTE, Maria Claudia.
Gilberto Amado - formação intelectual
Relatos de formação intelectual
Formação intelectual - Gilberto Amado
Corpo intelectualizado
Corpo higiênico e masculino
Higiene e formação intelectual - Gilberto Amado
História Cultural
Discurso - literatura memorialista
Diplomata Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectual
Gilberto Amado - intellectual formation
Stories of intellectual formation
Intellectual training - Gilberto Amado
Intellectualized body
Hygienic and masculine body
Hygiene and intellectual formation - Gilberto Amado
Cultural History
Discourse - memoirist literature
Diplomat Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectual
História.
title_short Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
title_full Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
title_fullStr Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
title_full_unstemmed Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
title_sort Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual.
author CAVALCANTE, Maria Claudia.
author_facet CAVALCANTE, Maria Claudia.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, Maria Claudia.
dc.subject.por.fl_str_mv Gilberto Amado - formação intelectual
Relatos de formação intelectual
Formação intelectual - Gilberto Amado
Corpo intelectualizado
Corpo higiênico e masculino
Higiene e formação intelectual - Gilberto Amado
História Cultural
Discurso - literatura memorialista
Diplomata Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectual
Gilberto Amado - intellectual formation
Stories of intellectual formation
Intellectual training - Gilberto Amado
Intellectualized body
Hygienic and masculine body
Hygiene and intellectual formation - Gilberto Amado
Cultural History
Discourse - memoirist literature
Diplomat Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectual
História.
topic Gilberto Amado - formação intelectual
Relatos de formação intelectual
Formação intelectual - Gilberto Amado
Corpo intelectualizado
Corpo higiênico e masculino
Higiene e formação intelectual - Gilberto Amado
História Cultural
Discurso - literatura memorialista
Diplomata Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intelectual
Gilberto Amado - intellectual formation
Stories of intellectual formation
Intellectual training - Gilberto Amado
Intellectualized body
Hygienic and masculine body
Hygiene and intellectual formation - Gilberto Amado
Cultural History
Discourse - memoirist literature
Diplomat Gilberto Amado
Gilberto de Lima Azevedo Sousa Ferreira Amado de Faria - intellectual
História.
description Esta comunicação tem como objetivo problematizar a narrativa memorialística de Gilberto Amado em torno de sua formação intelectual. Neste sentido, entendo que ao narrar suas experiências, o autor visa construir imagens de si, objetivando a sua legitimação como sujeito intelectualizado. Um sujeito intelectualizado que como tal tem que possuir um corpo intelectualizado. Esta idéia partiu da discussão empreendida na dissertação de Mestrado, intitulada “Em frente ao espelho: recompondo e decompondo cacos de si: memória e intelectualidade em Gilberto Amado.” Alí, percebi que a construção da imagem do intelectual não perpassa apenas o relato de suas leituras, mas também o relato de todo um cuidado com o corpo e com os espaços que ele freqüentava, desde a infância. Por corpo intelectualizado entendo toda uma gama de prerrogativas que é selecionada por Gilberto Amado na sua descrição enquanto intelectual, um sujeito de saber, isto é, um corpo higiênico, ascético, racional e masculino. Um corpo que nasce com a República e seus ideais civilizatórios. Um corpo de um intelectual e político necessário ao bom regimento da nação. Nesse sentido, este texto é parte de uma discussão maior feita na dissertação acima citada que problematiza como a narrativa em torno do corpo e os demais espaços percorridos - as condições de higiene das Repúblicas e da escola por onde passou ao longo de sua trajetória intelectual, a luta contra seus ímpetos sexuais, as relações com mulheres que passaram por sua vida - atuam na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Nesse sentido, o corpus documental (a literatura memorialista de Gilberto Amado) é encarada como acontecimento discursivo. Encarar a literatura memorialista como acontecimento discursivo significa despojar o acontecimento de toda e qualquer referência a uma origem supostamente determinável ou a qualquer instrumento de causalidade entre as palavras e as coisas. O discurso, nesta perspectiva, não busca um suposto significado original, e sim instaura a interpretação. Entender o discurso como acontecimento é entender que ele funda a interpretação, constrói uma verdade, dá rosto às coisas. Por este motivo, o discurso é objeto de disputa de poder.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-29T11:31:35Z
2024-01-29
2024-01-29T11:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
CAVALCANTE, Maria Claudia. Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1139-1145. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
identifier_str_mv CAVALCANTE, Maria Claudia. Quando corpo e mente precisam saber: relatos de formação intelectual. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 07: A Pedagogia dos Sentidos e Possibilidades de Pesquisa em História e Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1139-1145. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610581282816