Recife e espelhos: memórias de leituras em Gilberto Amado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, Maria Claudia.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34696
Resumo: Gilberto de Lima Azevedo Souza Ferreira Amado de Faria era o primeiro de quatorze filhos de Ana de Lima Azevedo de Sousa Ferreira e Melchisedech de Sousa Amado. Nasceu em Sergipe, em 7 de maio de 1887, e morreu no Rio de Janeiro, em 1969. Nosso primeiro contato com Gilberto Amado foi por meio do livro Minha Formação no Recife. Naquela leitura, nos chamou a atenção o fato de aquele autor dizer que não se sentia e não se apercebia ligado à gente e a imagens vivas e sim a textos, sejam eles lidos ou escritos. Disto decorreu a idéia de discutir o período de formação intelectual de Gilberto Amado entre os anos de 1905 e 1909, época em que o autor cursou a Faculdade de Direito na cidade do Recife. Em Minha Formação no Recife, o autor discorre sobre sua experiência enquanto estudante naquela cidade. Desfilam no seu relato percepções que vão desde as condições de insalubridade da cidade na época até as leituras feitas, em especial as de Augusto Comte e Friedrich Nietzsche. Este texto pretende problematizar como aqueles relatos atuaram na construção de sua imagem enquanto intelectual. O diálogo teórico-metodológico aqui indicado fala do lugar de uma história cultural comprometida com uma história da construção do significado. Entendemos, pois, que ao lançarem mão dos modos de significação, homens e mulheres inventam-se e dão indícios das circunstâncias de possibilidade de seus discursos e, portanto, de suas vidas. E Gilberto Amado foi um destes homens que se utilizou da linguagem com o intuito de sedimentar imagens de si, em especial, a de intelectual. Interessa-nos aqui problematizar as teias discursivas que deram visibilidade a Gilberto Amado enquanto um intelectual, procurando, justamente, atuar nas suas fissuras, rachar solidificações que permitam vislumbrar a dispersão deste personagem.
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