O uso dos multiletramentos em sala de aula: uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Thaise Duarte Temoteo.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8879
Resumo: O avanço das tecnologias e mídias digitais traz consigo o surgimento de novos gêneros textuais, impulsionando assim, a necessidade de a escola formar sujeitos multiletrados. Nessa conjuntura questionamos como o professor poderá realizar suas aulas de língua portuguesa de modo que forme estudantes multiletrados no uso e produção dos gêneros textuais? Essa pergunta é a fonte norteadora que direciona essa pesquisa, ao buscar na retextualização uma ponte para o processo de ensino aprendizagem através dos gêneros, por meio dos multiletramentos. O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, por meio dos multiletramentos, como prática pedagógica motivadora e significativa para alunos do século XXI. Para isso, os estudos aqui apresentados estão fundamentados, especialmente, nos aportes teóricos de Rojo (2012), ao abordar os multiletramentos e sua contribuição no ensino de língua, Marcuschi (2008; 2010), com o processo de retextualização e o ensino através dos gêneros textuais, Spalding (2010) e Dias (2012) com o gênero hiperconto, e Tatit (2003) com o gênero canção. Quanto ao procedimento metodológico, adotamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, pois busca compreender como ocorre o processo de retextualização através dos multiletramentos. Os resultados dos estudos apontam que, a retextualização de gêneros textuais, através dos multiletramentos, é uma atividade que ocorre de forma atrativa, significativa e eficiente, e, portanto, necessária para envolver os alunos em suas práticas sociais. Nesse contexto faz-se necessário propiciar aos discentes atividades que envolvam os novos gêneros textuais, como também os recursos digitais, para que eles aprendam, de forma consciente e consistente, os mecanismos de leitura e produção de texto, de forma motivadora, tornando-se sujeitos capazes de atuar criticamente em seu espaço social. Para finalizar, propomos uma atividade de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, sob uma perspectiva dos multiletramentos, a ser realizada numa turma de 2º ano do Ensino Médio, com a intenção de contribuir para o trabalho docente em sala de aula.
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spelling O uso dos multiletramentos em sala de aula: uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita.The use of multi-classroom in the classroom: a proposal of retextualization of orality for writing.Gêneros TextuaisRetextualizaçãoMultiletramentosPrática pedagógicaGênero-cançãoGênero - hipercontoTextual genresRetextualizationMultilistingsPedagogical practiceSong GenreHypercontender GenderLetras - Língua Portuguesa.O avanço das tecnologias e mídias digitais traz consigo o surgimento de novos gêneros textuais, impulsionando assim, a necessidade de a escola formar sujeitos multiletrados. Nessa conjuntura questionamos como o professor poderá realizar suas aulas de língua portuguesa de modo que forme estudantes multiletrados no uso e produção dos gêneros textuais? Essa pergunta é a fonte norteadora que direciona essa pesquisa, ao buscar na retextualização uma ponte para o processo de ensino aprendizagem através dos gêneros, por meio dos multiletramentos. O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, por meio dos multiletramentos, como prática pedagógica motivadora e significativa para alunos do século XXI. Para isso, os estudos aqui apresentados estão fundamentados, especialmente, nos aportes teóricos de Rojo (2012), ao abordar os multiletramentos e sua contribuição no ensino de língua, Marcuschi (2008; 2010), com o processo de retextualização e o ensino através dos gêneros textuais, Spalding (2010) e Dias (2012) com o gênero hiperconto, e Tatit (2003) com o gênero canção. Quanto ao procedimento metodológico, adotamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, pois busca compreender como ocorre o processo de retextualização através dos multiletramentos. Os resultados dos estudos apontam que, a retextualização de gêneros textuais, através dos multiletramentos, é uma atividade que ocorre de forma atrativa, significativa e eficiente, e, portanto, necessária para envolver os alunos em suas práticas sociais. Nesse contexto faz-se necessário propiciar aos discentes atividades que envolvam os novos gêneros textuais, como também os recursos digitais, para que eles aprendam, de forma consciente e consistente, os mecanismos de leitura e produção de texto, de forma motivadora, tornando-se sujeitos capazes de atuar criticamente em seu espaço social. Para finalizar, propomos uma atividade de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, sob uma perspectiva dos multiletramentos, a ser realizada numa turma de 2º ano do Ensino Médio, com a intenção de contribuir para o trabalho docente em sala de aula.As the digital technologies and digital media evolve, new textual genres are emerging, thus boosting the need for the school to form multilevel individuals. In this context, we asked how the teacher could perform his / her Portuguese language classes so that he / she would train multilevel students in the use and production of textual genres? This question is the guiding source that directs this research, when seeking in the retextualization a bridge to the process of teaching learning through the genres, through the multilettering [multiletramentos]. So, this work aims to understand the process of retextualization of the genre song to the “hypertale” [hiperconto] genre, through multilettering, as a motivational, meaningful pedagogical practice for the student of the 21st century. For this, the studies presented here are based, in particular, on the theoretical contributions of Rojo (2012), when addressing the multilettering and its contribution in language teaching, Marcuschi (2008; 2010), with the process of retextualization and teaching through textual genres, Spalding (2010) and Dias (2012) with the genre hypertale, and Tatit (2003) with the song genre. As for the methodological procedure, we adopted a qualitative bibliographical research, because it seeks to understand how the retextualization process occurs through multilettering. The results of the studies indicate that the retextualization of textual genres through multilettering is an activity that occurs in an attractive, meaningful, efficient way, and so, it is necessary to involve the students in their social practices. In this context, it is necessary to provide students some activities that involve the new textual genres, as well as digital resources, so that they can learn, in a conscious and consistent way, the mechanisms of reading and producing a text, in a motivating way, becoming individuals capable of acting critically in their social space. In order to finish it, we propose a retextualization activity, from the song genre to the hypertale genre, in a multilevel perspective, to be carried out in a 2nd year High School class, with the intention of contributing to the teaching work in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Mércia Cavalcanti da.PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.GONÇALVES, Thaise Duarte Temoteo.2017-09-062019-11-05T21:44:25Z2019-11-052019-11-05T21:44:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8879GONÇALVES, Thaise Duarte Temoteo. O uso dos multiletramentos em sala de aula: uma proposta de retextualização da oralidade para a escrita. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:58:08Zoai:localhost:riufcg/8879Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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