A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24833 |
Resumo: | O processo de retextualização é uma prática essencial para o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos orais e escritos. Esse ocorre a partir de um texto base, que por sua vez será transformado em um outro texto, seja ele na modalidade oral ou escrita. Nessa perspectiva, o trabalho com os gêneros textuais é imprescindível nesse processo, dado que através dele o aluno pode ampliar seus conhecimentos de forma significativa, principalmente, no que diz respeito às suas habilidades sociocomunicativas de ação da linguagem e, portanto, nas tarefas de leitura, interpretação e construção de textos. O objetivo deste trabalho é mostrar que o processo de retextualização, da oralidade para a escrita, é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos, portanto, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras e escritoras dos alunos. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos dos autores: Costa Val (2006) e Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), e Sá (2005) e Candido (2003). No que se refere à metodologia essa é uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado, essa apresenta uma proposta de intervenção, por meio da retextualização da oralidade para a escrita, a ser apresentada a professores do 9° ano do ensino fundamental II, a fim de contribuir nas suas práticas educacionais com o trabalho através do texto. |
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A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano.Retextualization as a didactic strategy for working with reading and writing in the 9th grade classroom.RetextualizaçãoTextoGêneros textuais oraisGêneros textuais escritosEnsinoRetextualizationTextOral textual genresWritten textual genresTeachingLetras - Língua Portuguesa.O processo de retextualização é uma prática essencial para o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos orais e escritos. Esse ocorre a partir de um texto base, que por sua vez será transformado em um outro texto, seja ele na modalidade oral ou escrita. Nessa perspectiva, o trabalho com os gêneros textuais é imprescindível nesse processo, dado que através dele o aluno pode ampliar seus conhecimentos de forma significativa, principalmente, no que diz respeito às suas habilidades sociocomunicativas de ação da linguagem e, portanto, nas tarefas de leitura, interpretação e construção de textos. O objetivo deste trabalho é mostrar que o processo de retextualização, da oralidade para a escrita, é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos, portanto, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras e escritoras dos alunos. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos dos autores: Costa Val (2006) e Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), e Sá (2005) e Candido (2003). No que se refere à metodologia essa é uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado, essa apresenta uma proposta de intervenção, por meio da retextualização da oralidade para a escrita, a ser apresentada a professores do 9° ano do ensino fundamental II, a fim de contribuir nas suas práticas educacionais com o trabalho através do texto.The retextualization process is an essential practice for teaching Portuguese from oral and written texts. It occurs from a base text, which in turn will be transformed into another text, whether oral or written. From this perspective, working with textual genres is essential in this process, since through it students can significantly expand their knowledge, especially regarding their socio-communicative skills of language action and, therefore, in reading tasks, interpretation and construction of texts. The objective of this research is to show that the process of retextualization from orality to writing is an innovative and attractive pedagogical practice for students, therefore, it is fundamental for the development of students' reading and writing skills and competences. Thus, the research is based on the theoretical contributions of the following authors: Costa Val (2006) and Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), and Sá (2005) and Candido (2003). Regarding the methodology, this is a bibliographical, exploratory, qualitative and applied research. As a result, it presents an intervention proposal, through the retextualization of orality to writing to be presented to teachers of the 9th year of Elementary school II in order to contribute to their educational practices with the work through the text.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SOUZA, Wellington Gomes de.ABRANTES, Thaís Gadelha de.2022-04-042022-04-25T19:37:13Z2022-04-252022-04-25T19:37:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24833ABRANTES, Thaís Gadelha de. A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-27T18:19:52Zoai:localhost:riufcg/24833Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-27T18:19:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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