A retextualização como estratégia didática para o trabalho com leitura e escrita em sala de aula do 9º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABRANTES, Thaís Gadelha de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24833
Resumo: O processo de retextualização é uma prática essencial para o ensino de Língua Portuguesa a partir de textos orais e escritos. Esse ocorre a partir de um texto base, que por sua vez será transformado em um outro texto, seja ele na modalidade oral ou escrita. Nessa perspectiva, o trabalho com os gêneros textuais é imprescindível nesse processo, dado que através dele o aluno pode ampliar seus conhecimentos de forma significativa, principalmente, no que diz respeito às suas habilidades sociocomunicativas de ação da linguagem e, portanto, nas tarefas de leitura, interpretação e construção de textos. O objetivo deste trabalho é mostrar que o processo de retextualização, da oralidade para a escrita, é uma prática pedagógica inovadora e atrativa para os alunos, portanto, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências leitoras e escritoras dos alunos. Para isso, a pesquisa fundamenta-se nos aportes teóricos dos autores: Costa Val (2006) e Antunes (2010); Marcuschi (2010); Costa (2010), e Sá (2005) e Candido (2003). No que se refere à metodologia essa é uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado, essa apresenta uma proposta de intervenção, por meio da retextualização da oralidade para a escrita, a ser apresentada a professores do 9° ano do ensino fundamental II, a fim de contribuir nas suas práticas educacionais com o trabalho através do texto.
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