O Ginásio Pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Luciana Justino de Almeida Silva de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049
Resumo: O presente estudo discute a partir de relatos de memória de egressos(as) do Ginásio Pernambucano e de ex-professores(as) a democratização do acesso a uma instituição considerada durante muitos anos um exemplo de excelência no que se refere ao ensino público de qualidade em Pernambuco. Para isso, a pesquisa procura resgatar o imaginário acerca dos limites e possibilidades da escola pública dos anos 80, objetivando verificar a partir do processo de escolarização vivido por esses alunos(as) o que o acesso a essa instituição possibilitou em suas vidas de acordo com os ideais presentes no processo de universalização dos sistemas de ensino. Procura ainda, identificar elementos que comprovem a mística de uma escola distintiva no momento em que se tornou acessível as classes populares, tendo em vista que ao final dos anos 70 e início da década de 80 esta carregava os últimos suspiros de excelência no que se refere aos distintivos sociais e a mística de um espaço imperial. No que refere a proposta metodológica realizamos um levantamento bibliográfico acerca da história da educação no Brasil, mais precisamente sobre os elementos que contribuíram para o processo de universalização dos sistemas de ensino. Paralelamente a esse processo, fizemos um estudo acerca do contexto histórico do Ginásio Pernambucano, que serviu como suporte para a análise de alguns dados coletados até o momento. Para coletar os dados da pesquisa, escolhemos a entrevista semi-estruturada por representar um instrumento básico para a coleta de informações e esperamos que através dela os sujeitos possam expressar com mais clareza os seus pensamentos e reflexões sobre o tema apresentado. Tais reflexões serão analisadas a partir dos relatos de memória de indivíduos que vivenciaram durante uma etapa de suas vidas um processo de escolarização. Com isso, esperamos resgatar através da História Oral as fontes que servirão de base para a pesquisa e para análise de dados construídos através do registro de memórias, que foram vivenciadas por esses ex-professores(as) e egressos(as) do Ginásio Pernambucano. Até o momento realizamos algumas entrevistas e esperamos reunir através dessas memórias elementos que assegurem esse imaginário otimista em relação aos poderes de uma instituição escolar.
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