O Ginásio Pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049 |
Resumo: | O presente estudo discute a partir de relatos de memória de egressos(as) do Ginásio Pernambucano e de ex-professores(as) a democratização do acesso a uma instituição considerada durante muitos anos um exemplo de excelência no que se refere ao ensino público de qualidade em Pernambuco. Para isso, a pesquisa procura resgatar o imaginário acerca dos limites e possibilidades da escola pública dos anos 80, objetivando verificar a partir do processo de escolarização vivido por esses alunos(as) o que o acesso a essa instituição possibilitou em suas vidas de acordo com os ideais presentes no processo de universalização dos sistemas de ensino. Procura ainda, identificar elementos que comprovem a mística de uma escola distintiva no momento em que se tornou acessível as classes populares, tendo em vista que ao final dos anos 70 e início da década de 80 esta carregava os últimos suspiros de excelência no que se refere aos distintivos sociais e a mística de um espaço imperial. No que refere a proposta metodológica realizamos um levantamento bibliográfico acerca da história da educação no Brasil, mais precisamente sobre os elementos que contribuíram para o processo de universalização dos sistemas de ensino. Paralelamente a esse processo, fizemos um estudo acerca do contexto histórico do Ginásio Pernambucano, que serviu como suporte para a análise de alguns dados coletados até o momento. Para coletar os dados da pesquisa, escolhemos a entrevista semi-estruturada por representar um instrumento básico para a coleta de informações e esperamos que através dela os sujeitos possam expressar com mais clareza os seus pensamentos e reflexões sobre o tema apresentado. Tais reflexões serão analisadas a partir dos relatos de memória de indivíduos que vivenciaram durante uma etapa de suas vidas um processo de escolarização. Com isso, esperamos resgatar através da História Oral as fontes que servirão de base para a pesquisa e para análise de dados construídos através do registro de memórias, que foram vivenciadas por esses ex-professores(as) e egressos(as) do Ginásio Pernambucano. Até o momento realizamos algumas entrevistas e esperamos reunir através dessas memórias elementos que assegurem esse imaginário otimista em relação aos poderes de uma instituição escolar. |
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O Ginásio Pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar.The Pernambucano Gymnasium of the 80s: access to the imagination regarding the powers of a school institution.Ginásio Pernambucano - anos 80Educação Pernambucana - GinásioHistória da educação - BrasilMemórias escolaresRelatos de memóriasHistória oralHistória do Ginásio PernambucanoUniversalização dos sistemas de ensino - BrasilEntrevistasPernambucano Gymnasium - 80sPernambuco Education - GymnasiumHistory of education - BrazilSchool memoriesMemoir storiesOral historyHistory of the Pernambucano GymnasiumUniversalization of education systems - BrazilInterviewsHistória.Educação.O presente estudo discute a partir de relatos de memória de egressos(as) do Ginásio Pernambucano e de ex-professores(as) a democratização do acesso a uma instituição considerada durante muitos anos um exemplo de excelência no que se refere ao ensino público de qualidade em Pernambuco. Para isso, a pesquisa procura resgatar o imaginário acerca dos limites e possibilidades da escola pública dos anos 80, objetivando verificar a partir do processo de escolarização vivido por esses alunos(as) o que o acesso a essa instituição possibilitou em suas vidas de acordo com os ideais presentes no processo de universalização dos sistemas de ensino. Procura ainda, identificar elementos que comprovem a mística de uma escola distintiva no momento em que se tornou acessível as classes populares, tendo em vista que ao final dos anos 70 e início da década de 80 esta carregava os últimos suspiros de excelência no que se refere aos distintivos sociais e a mística de um espaço imperial. No que refere a proposta metodológica realizamos um levantamento bibliográfico acerca da história da educação no Brasil, mais precisamente sobre os elementos que contribuíram para o processo de universalização dos sistemas de ensino. Paralelamente a esse processo, fizemos um estudo acerca do contexto histórico do Ginásio Pernambucano, que serviu como suporte para a análise de alguns dados coletados até o momento. Para coletar os dados da pesquisa, escolhemos a entrevista semi-estruturada por representar um instrumento básico para a coleta de informações e esperamos que através dela os sujeitos possam expressar com mais clareza os seus pensamentos e reflexões sobre o tema apresentado. Tais reflexões serão analisadas a partir dos relatos de memória de indivíduos que vivenciaram durante uma etapa de suas vidas um processo de escolarização. Com isso, esperamos resgatar através da História Oral as fontes que servirão de base para a pesquisa e para análise de dados construídos através do registro de memórias, que foram vivenciadas por esses ex-professores(as) e egressos(as) do Ginásio Pernambucano. Até o momento realizamos algumas entrevistas e esperamos reunir através dessas memórias elementos que assegurem esse imaginário otimista em relação aos poderes de uma instituição escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T11:38:07Z2024-01-222024-01-22T11:38:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049SANTANA, Luciana Justino de Almeida Silva de. O ginásio pernambucano dos anos 80: do acesso ao imaginário quanto aos poderes de uma instituição escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 220-229. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34049porSANTANA, Luciana Justino de Almeida Silva de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:06:19Zoai:localhost:riufcg/34049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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