Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708
Resumo: Este artigo discute a abordagem das temáticas amorosa e sexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz da academia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.
id UFCG_776180a232c2b0bdd7191aab63c20229
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35708
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.Pedagogies of excitable and modular bodies: sex, love and dissatisfactions at twenty-five years of Nova Cosmopolitan Magazine.Pedagogias da sexualidadeSexualidadeAmorSexoImprensa femininaRevista Nova CosmopolitanPedagogies of sexualitySexualityLoveSexWomen's pressNova Cosmopolitan MagazinePsicologia.Este artigo discute a abordagem das temáticas amorosa e sexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz da academia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-05-17T21:08:33Z2024-05-172024-05-17T21:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano 11 - n. 22 - Jan./Jun. 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708porGALINDO, Dolores Cristina Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-17T21:08:56Zoai:localhost:riufcg/35708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-17T21:08:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
Pedagogies of excitable and modular bodies: sex, love and dissatisfactions at twenty-five years of Nova Cosmopolitan Magazine.
title Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
spellingShingle Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
Pedagogias da sexualidade
Sexualidade
Amor
Sexo
Imprensa feminina
Revista Nova Cosmopolitan
Pedagogies of sexuality
Sexuality
Love
Sex
Women's press
Nova Cosmopolitan Magazine
Psicologia.
title_short Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
title_full Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
title_fullStr Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
title_full_unstemmed Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
title_sort Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan.
author GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_facet GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogias da sexualidade
Sexualidade
Amor
Sexo
Imprensa feminina
Revista Nova Cosmopolitan
Pedagogies of sexuality
Sexuality
Love
Sex
Women's press
Nova Cosmopolitan Magazine
Psicologia.
topic Pedagogias da sexualidade
Sexualidade
Amor
Sexo
Imprensa feminina
Revista Nova Cosmopolitan
Pedagogies of sexuality
Sexuality
Love
Sex
Women's press
Nova Cosmopolitan Magazine
Psicologia.
description Este artigo discute a abordagem das temáticas amorosa e sexual na revista feminina Nova Cosmopolitan. Foram analisados vinte e quatro exemplares publicados entre 1997 e 1998, período que coincide com a comemoração dos 25 anos do periódico no Brasil. Na revista em questão, o sexo se inscreve na busca pela intensificação das sensações, avizinhando-se do consumo de exercícios que faz da academia de ginástica um dos espaços centrais na contemporaneidade. A exacerbação das sensações substitui o controle e ocultação dos corpos que, historicamente, caracterizou a apresentação do sexo na imprensa feminina, sendo, ambos, incorporados à lógica do consumo mantida pela insatisfação e busca de sensações exacerbadas – pedagogias de corpos excitáveis do orgasmo e moduláveis da ginástica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-05-17T21:08:33Z
2024-05-17
2024-05-17T21:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708
GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano 11 - n. 22 - Jan./Jun. 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708
identifier_str_mv GALINDO, Dolores Cristina Gomes. Pedagogias dos corpos excitáveis e moduláveis: sexo, amor e insatisfações aos vinte cinco anos da Revista Nova Cosmopolitan. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano 11 - n. 22 - Jan./Jun. 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744621514784768