Utilização do rejeito de minério de ferro pa ra produção de misturas asfálticas coloridas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Thalita Maria Ramos Porto de.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27348
Resumo: O fenômeno Ilha de Calor Urbano (ICU), com consequente aumento das temperaturas em áreas urbanas, apresenta algumas consequências que podem proporcionar o aumento do consumo de energia, a concentração de poluentes atmosféricos e, inclusive, o agravamento da saúde de grupos de pessoas sensíveis a mudanças climáticas. Dessa forma, novas alternativas surgem com objetivo de reduzir os efeitos do fenômeno ICU, utilizando assim materiais que apresentem uma coloração mais clara, reduzindo o calor absorvido por essas superfícies, como também, a temperatura externa da área. Existem materiais que apresentam potencial para serem utilizados como corantes em misturas asfálticas, um deles é o rejeito de minério de ferro. A área da mineração se destaca pelo seu crescimento, sendo produzidos anualmente milhões de toneladas de rejeito de minério, os quais são descartados de forma irregular na natureza, ou armazenados em estruturas de contenção chamadas de barragens de rejeito. Portanto, o presente estudo teve por objetivo analisar a influência da utilização do rejeito de minério de ferro para produção de misturas asfálticas coloridas. Para isso, foi realizado a substituição de 7,5%, 10% e 12,5% de pó de pedra por rejeito de minério de ferro na composição das misturas asfálticas, produzidas com variação das temperaturas de usinagem (157°C, 165°C e 173°C), a partir de um planejamento experimental fatorial. Foram realizados os ensaios de resistência à tração (RT), módulo de resiliência (MR), fadiga, cântabro, Lottman e Flow Number. Logo após, foram confeccionadas placas, com dimensões de 40x20cm e altura de 4cm, das amostras sem rejeito e com os teores de 7,5%, 10% e 12,5%. Nesta etapa foram medidas a temperatura externa do pavimento e a medição da refletância. Dessa forma, os resultados obtidos a partir da caracterização mecânica e térmica indicam a viabilidade técnica da incorporação do rejeito de minério de ferro em misturas asfálticas, na proporção de 12,5% de rejeito, com aumento da refletância de 40,25% e redução de 2,38°C na temperatura externa. Dessa forma, apresentando resultados mecânicos e térmicos mais satisfatórios.
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spelling Utilização do rejeito de minério de ferro pa ra produção de misturas asfálticas coloridas.Use of iron ore tailings for the production of mixtures colored asphalt.Minério de FerroIlha de Calor UrbanaAsfalto ColoridoIron oreUrban Heat IslandColored AsphaltEngenharia CivilO fenômeno Ilha de Calor Urbano (ICU), com consequente aumento das temperaturas em áreas urbanas, apresenta algumas consequências que podem proporcionar o aumento do consumo de energia, a concentração de poluentes atmosféricos e, inclusive, o agravamento da saúde de grupos de pessoas sensíveis a mudanças climáticas. Dessa forma, novas alternativas surgem com objetivo de reduzir os efeitos do fenômeno ICU, utilizando assim materiais que apresentem uma coloração mais clara, reduzindo o calor absorvido por essas superfícies, como também, a temperatura externa da área. Existem materiais que apresentam potencial para serem utilizados como corantes em misturas asfálticas, um deles é o rejeito de minério de ferro. A área da mineração se destaca pelo seu crescimento, sendo produzidos anualmente milhões de toneladas de rejeito de minério, os quais são descartados de forma irregular na natureza, ou armazenados em estruturas de contenção chamadas de barragens de rejeito. Portanto, o presente estudo teve por objetivo analisar a influência da utilização do rejeito de minério de ferro para produção de misturas asfálticas coloridas. Para isso, foi realizado a substituição de 7,5%, 10% e 12,5% de pó de pedra por rejeito de minério de ferro na composição das misturas asfálticas, produzidas com variação das temperaturas de usinagem (157°C, 165°C e 173°C), a partir de um planejamento experimental fatorial. Foram realizados os ensaios de resistência à tração (RT), módulo de resiliência (MR), fadiga, cântabro, Lottman e Flow Number. Logo após, foram confeccionadas placas, com dimensões de 40x20cm e altura de 4cm, das amostras sem rejeito e com os teores de 7,5%, 10% e 12,5%. Nesta etapa foram medidas a temperatura externa do pavimento e a medição da refletância. Dessa forma, os resultados obtidos a partir da caracterização mecânica e térmica indicam a viabilidade técnica da incorporação do rejeito de minério de ferro em misturas asfálticas, na proporção de 12,5% de rejeito, com aumento da refletância de 40,25% e redução de 2,38°C na temperatura externa. Dessa forma, apresentando resultados mecânicos e térmicos mais satisfatórios.The phenomenon Ilha de Calor Urbano (ICU), with a consequent increase in temperatures i n urban areas, has some consequences that can bring about an increase in the consumption of energy, the concentration of atmospheric pollutants, and even a worsening of the health of groups of people sensitive to climatic changes. In this way, new alternatives arise with t he objetive of reducing the effects of the ICU phenomenon, using materials that show a lig hter coloring, reducing the heat absorbed by these surfaces, as well as the external temperat ure of the area.There are materials that have the potential to be used as colorants in asphalt mixtures, one of them being the waste of iron ore. The mining industry stands out for its gr owth, producing millions of tons of ore waste annually, which is discarded irregularly in th e wild, or stored in containment structures called tailings dams. Therefore, the present stud y aimed to analyze the influence of the use of iron ore waste for the production of colored a sphalt mixtures.To do so, the substitution of 7.5%, 10% and 12.5% of stone powder by iron ore waste in the composition of asphalt mixtures was carried out, produced with variation i n machining temperatures (157°C, 165°C and 173°C), starting from an experimental factor ial planning. Tensile strength (RT), resilience module (MR.), fatigue, cancer, Lottman and Flow Number tests were performed. Shortly afterwards, plates were made, with dimension s of 40x20cm and height of 4cm, of the samples without waste and with contents of 7.5%, 10% and 12.5%. In this stage, the external surface temperature and the reflectance measure ment were measured.Accordingly, the results obtained from the mechanical and thermal ch aracterization indicate the technical feasibility of incorporating the iron ore waste into asph alt mixtures, in the proportion of 12.5% of waste, with an increase in reflectance of 40.25% and a reduction of 2.38°C in the external temperature. Thus, presenting more satisfactory mechanical and thermal results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES.LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIREDO LOPES.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673MENDONÇA, Ana maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.Mendonça, Ana Maria Gonçalves Duarte.Mendonça, A. M. G. D.http://lattes.cnpq.br/7613871386733779SILVANI, Carina.SILVANI, C.SILVANI, CARINA.http://lattes.cnpq.br/4898628325076026MORAES, Thalita Maria Ramos Porto de.2022-07-082022-09-21T12:30:23Z2022-09-212022-09-21T12:30:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27348MORAES, Thalita Maria Ramos Porto de. 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