Utilização do óxido de ferro em misturas asfálticas objetivando reduzir os efeitos das ilhas de calor urbano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTO, Tássila Ramos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12671
Resumo: A preocupação com o meio ambiente tem se mostrado cada vez mais evidente tanto nos países desenvolvidos quanto nos que estão em crescente desenvolvimento. Visando garantir um maior bem-estar e condições favoráveis de vida a população tanto atual quanto futura, busca-se amenizar o acúmulo de grandes quantidades de calor nos centros urbanos, sobretudo nas áreas urbanas, que é justamente o fenômeno conhecido como Ilha de Calor Urbana (ICU), o qual caracteriza-se justamente pelo acréscimo de temperaturas urbanas em comparação com as áreas rurais. Sabendo-se ainda que, os terrenos naturais antes encontrados nos centros urbanos estão cada vez mais sendo substituídos pelas superfícies asfaltadas, as quais são um dos principais fatores que causam o aumento da temperatura ambiental, isso pode ser explicado devido, a cor escura dessas superfícies, que geram um aumento excessivo do calor, devido a sua baixa refletividade. Para minimizar tal impacto causado ao meio ambiente, sugere-se, portanto, o uso de materiais que absorvam menos calor, nesse caso, a utilização de superfícies mais claras, conseguidas com a incorporação de pigmentos as misturas asfálticas, que sejam capazes de refletir de fato a luz solar. Portanto, explica-se então, a escolha por incorporar óxido de ferro em misturas asfálticas, nas cores vermelho e amarelo, com o objetivo de avaliar o uso de corantes incorporado as misturas asfálticas, para serem utilizados em revestimentos urbanístico de vias que requeiram maior visibilidade e diferenciação de piso, com a intenção de aumentar a refletividade asfáltica, diminuindo dessa forma, as grandes quantidades de calor resultantes da absorção da radiação solar. Para atender esses objetivos, essa pesquisa foi estruturada em duas vertentes principais: primeiro, caracterização mecânica das misturas asfálticas com a incorporação do óxido de ferro, com o intuito de verificar a resistência dessas misturas após a adição do pigmento, e segundo, verificar se a adição de pigmentos reduz de maneira significativa a temperatura da superfície e aumenta a refletividade da mesma. Os resultados indicaram a viabilidade técnica da incorporação do Óxido de ferro a mistura, pois a adição de pigmentos permite aumentar a vida útil dessas misturas. Comparando-se os resultados obtidos para as misturas convencionais e as coloridas verificou-se que houve uma redução significativa na temperatura superficial dos revestimentos e aumento na refletividade solar influenciada pela cor da superfície.
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spelling Utilização do óxido de ferro em misturas asfálticas objetivando reduzir os efeitos das ilhas de calor urbano.Use of iron oxide in asphalt mixtures aiming to reduce the effects of urban heat islands.Misturas asfálticasAsphalt mixturesMezclas asfálticasIlha de calor urbanaIsla de calor urbanoUrban heat islandÓxidos de ferroIron oxidesÓxidos de hierroGeotécnicaA preocupação com o meio ambiente tem se mostrado cada vez mais evidente tanto nos países desenvolvidos quanto nos que estão em crescente desenvolvimento. Visando garantir um maior bem-estar e condições favoráveis de vida a população tanto atual quanto futura, busca-se amenizar o acúmulo de grandes quantidades de calor nos centros urbanos, sobretudo nas áreas urbanas, que é justamente o fenômeno conhecido como Ilha de Calor Urbana (ICU), o qual caracteriza-se justamente pelo acréscimo de temperaturas urbanas em comparação com as áreas rurais. Sabendo-se ainda que, os terrenos naturais antes encontrados nos centros urbanos estão cada vez mais sendo substituídos pelas superfícies asfaltadas, as quais são um dos principais fatores que causam o aumento da temperatura ambiental, isso pode ser explicado devido, a cor escura dessas superfícies, que geram um aumento excessivo do calor, devido a sua baixa refletividade. Para minimizar tal impacto causado ao meio ambiente, sugere-se, portanto, o uso de materiais que absorvam menos calor, nesse caso, a utilização de superfícies mais claras, conseguidas com a incorporação de pigmentos as misturas asfálticas, que sejam capazes de refletir de fato a luz solar. Portanto, explica-se então, a escolha por incorporar óxido de ferro em misturas asfálticas, nas cores vermelho e amarelo, com o objetivo de avaliar o uso de corantes incorporado as misturas asfálticas, para serem utilizados em revestimentos urbanístico de vias que requeiram maior visibilidade e diferenciação de piso, com a intenção de aumentar a refletividade asfáltica, diminuindo dessa forma, as grandes quantidades de calor resultantes da absorção da radiação solar. Para atender esses objetivos, essa pesquisa foi estruturada em duas vertentes principais: primeiro, caracterização mecânica das misturas asfálticas com a incorporação do óxido de ferro, com o intuito de verificar a resistência dessas misturas após a adição do pigmento, e segundo, verificar se a adição de pigmentos reduz de maneira significativa a temperatura da superfície e aumenta a refletividade da mesma. Os resultados indicaram a viabilidade técnica da incorporação do Óxido de ferro a mistura, pois a adição de pigmentos permite aumentar a vida útil dessas misturas. Comparando-se os resultados obtidos para as misturas convencionais e as coloridas verificou-se que houve uma redução significativa na temperatura superficial dos revestimentos e aumento na refletividade solar influenciada pela cor da superfície.Concern for the environment has become increasingly evident in both developed and growing countries. Aiming at guaranteeing a better welfare and favorable living conditions for the current and future population, the aim is to soften the accumulation of large amounts of heat in urban centers, especially in urban areas, which is precisely the phenomenon known as Urban Heat Island. (ICU), which is characterized precisely by the increase of urban temperatures compared to the rural areas. It is also known that the natural land previously found in urban centers is increasingly being replaced by asphalted surfaces, which are one of the main factors causing the increase in ambient temperature. This can be explained by the dark color of these surfaces, which generate an excessive increase in heat due to its low reflectivity. To minimize this impact on the environment, it is therefore suggested to use less heat-absorbing materials, in this case the use of lighter surfaces, achieved by incorporating pigments into the asphalt mixtures, which are able to reflect Indeed sunlight. Therefore, we explain the choice to incorporate iron oxide in asphalt mixtures, in red and yellow colors, in order to evaluate the use of dyes incorporated in asphalt mixtures, to be used in urban coatings of roads that require greater visibility. and floor differentiation, with the intention of increasing asphalt reflectivity, thereby reducing the large amounts of heat resulting from the absorption of solar radiation. To meet these objectives, this research was structured in two main strands: first, mechanical characterization of asphalt mixtures with the incorporation of iron oxide, in order to verify the resistance of these mixtures after the addition of pigment, and second, to verify whether The addition of pigments significantly reduces surface temperature and increases surface reflectivity. The results indicated the technical viability of theincorporation of iron oxide in the mixture, as the addition of pigments increases the useful life of these mixtures. Comparing the results obtained for conventional and colored mixtures, it was found that there was a significant reduction in the surface temperature of the coatings and increase in solar reflectivity influenced by the surface color.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGHAANDEL, Adrianus Cornelius Van.HAANDEL, A. C. V.http://lattes.cnpq.br/4982723988716062SANTOS, Silvânia Lucas dos.SANTOS, S. L.http://lattes.cnpq.br/3125071417158010SOUSA, José Tavares de.SILVA, Heraldo Antunes Filho.PORTO, Tássila Ramos.20192020-04-01T17:51:35Z2020-04-012020-04-01T17:51:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12671PORTO, T. R. Utilização do óxido de ferro em misturas asfálticas objetivando reduzir os efeitos das ilhas de calor urbano. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12671porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-22T10:59:26Zoai:localhost:riufcg/12671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-22T10:59:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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