Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 |
Resumo: | Atualmente as empresas operam em um cenário altamente competitivo e necessitam buscar formas de sobrevivência para garantir não só a permanência no mercado, mas algo que lhes proporcionem diferencial competitivo. Uma das estratégias adotadas está associada ao desenvolvimento de marcas próprias (MPs), que tem uma forte aplicação no setor de varejo de supermercados, como aquela desenvolvida para ser utilizada em seus produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de empresas pertencentes a uma rede de pequenos varejistas quanto às vantagens competitivas alcançadas em seus negócios, decorrentes da implantação da estratégia de marcas próprias. Quanto à metodologia, esta pesquisa consiste em um estudo de caso descritivo, realizado em uma rede de pequenos varejistas no estado da Paraíba. Os resultados obtidos revelam uma percepção positiva dos gestores associados em relação a algumas vantagens oferecidas pela marca própria na rede investigada, principalmente nas dimensões de fatores Políticos e Competitivos. Entretanto, verificou-se que algumas variáveis não são percebidas como vantagens pelos associados investigados. Concluiu-se que a adoção da estratégia de marca própria na rede em estudo proporcionou uma melhoria no desempenho das empresas associadas, o que pode ser interpretado como uma estratégia viável para que essas empresas alcancem vantagem competitiva. |
id |
UFCG_77dd661d6bdf34c082532d7707ab0490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5936 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais.Brand strategic management in the retail sector: The case of the network Compre Mais.Marca própriaVantagensRede de pequenos varejistasProper brandBenefitsChain of small retailersAdministraçãoAtualmente as empresas operam em um cenário altamente competitivo e necessitam buscar formas de sobrevivência para garantir não só a permanência no mercado, mas algo que lhes proporcionem diferencial competitivo. Uma das estratégias adotadas está associada ao desenvolvimento de marcas próprias (MPs), que tem uma forte aplicação no setor de varejo de supermercados, como aquela desenvolvida para ser utilizada em seus produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de empresas pertencentes a uma rede de pequenos varejistas quanto às vantagens competitivas alcançadas em seus negócios, decorrentes da implantação da estratégia de marcas próprias. Quanto à metodologia, esta pesquisa consiste em um estudo de caso descritivo, realizado em uma rede de pequenos varejistas no estado da Paraíba. Os resultados obtidos revelam uma percepção positiva dos gestores associados em relação a algumas vantagens oferecidas pela marca própria na rede investigada, principalmente nas dimensões de fatores Políticos e Competitivos. Entretanto, verificou-se que algumas variáveis não são percebidas como vantagens pelos associados investigados. Concluiu-se que a adoção da estratégia de marca própria na rede em estudo proporcionou uma melhoria no desempenho das empresas associadas, o que pode ser interpretado como uma estratégia viável para que essas empresas alcancem vantagem competitiva.Nowadays companies operate in a highly competitive field and so they need to find alternative means of survival in order to ensure not only their permanence in the market, but also something that provides them with a competitive advantage. One of the strategies generally adopted is associated to development of new proper brands, which are strongly applied in the retail sector of supermarkets, like that one developed to be used in their own products. This paper aims at identifying the perception of company managers that belong to a chain of small retailers towards the competitive benefits that have been achieved in their own business, resulting from the use of the strategy of proper brands. As regards the method, this research consists of a descriptive case study in the context of a chain of small retailers from Paraiba. The results obtained here show a positive perception of the associated managers in relation to some benefits offered by proper brands in the investigated chain, mainly in the dimensions of Political and Competitive factors. However, it was verified that some variables are not considered beneficial in the opinion of the inquired associated managers. It was possible to conclude that adopting the strategy of proper brand by the investigated chain has improved the performance of the associated companies, and this may be considered a viable strategy so as to make these companies achieve competitive advantage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Verônica Macário de.OLIVEIRA, V.M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, A.C.F.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662MARTINS, Maria de Fátima.MARTINS, M.F.http://lattes.cnpq.br/5764682036707991VIANA, Jardely de Lima.2012-102019-08-18T21:28:55Z2019-08-182019-08-18T21:28:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936VIANA, Jardely de Lima. Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da Rede Compre Mais. 2012. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:25:57Zoai:localhost:riufcg/5936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:25:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. Brand strategic management in the retail sector: The case of the network Compre Mais. |
title |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
spellingShingle |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. VIANA, Jardely de Lima. Marca própria Vantagens Rede de pequenos varejistas Proper brand Benefits Chain of small retailers Administração |
title_short |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
title_full |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
title_fullStr |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
title_full_unstemmed |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
title_sort |
Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da rede Compre Mais. |
author |
VIANA, Jardely de Lima. |
author_facet |
VIANA, Jardely de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Verônica Macário de. OLIVEIRA, V.M. http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de. VASCONCELOS, A.C.F. http://lattes.cnpq.br/6492366302935662 MARTINS, Maria de Fátima. MARTINS, M.F. http://lattes.cnpq.br/5764682036707991 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIANA, Jardely de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca própria Vantagens Rede de pequenos varejistas Proper brand Benefits Chain of small retailers Administração |
topic |
Marca própria Vantagens Rede de pequenos varejistas Proper brand Benefits Chain of small retailers Administração |
description |
Atualmente as empresas operam em um cenário altamente competitivo e necessitam buscar formas de sobrevivência para garantir não só a permanência no mercado, mas algo que lhes proporcionem diferencial competitivo. Uma das estratégias adotadas está associada ao desenvolvimento de marcas próprias (MPs), que tem uma forte aplicação no setor de varejo de supermercados, como aquela desenvolvida para ser utilizada em seus produtos. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos gestores de empresas pertencentes a uma rede de pequenos varejistas quanto às vantagens competitivas alcançadas em seus negócios, decorrentes da implantação da estratégia de marcas próprias. Quanto à metodologia, esta pesquisa consiste em um estudo de caso descritivo, realizado em uma rede de pequenos varejistas no estado da Paraíba. Os resultados obtidos revelam uma percepção positiva dos gestores associados em relação a algumas vantagens oferecidas pela marca própria na rede investigada, principalmente nas dimensões de fatores Políticos e Competitivos. Entretanto, verificou-se que algumas variáveis não são percebidas como vantagens pelos associados investigados. Concluiu-se que a adoção da estratégia de marca própria na rede em estudo proporcionou uma melhoria no desempenho das empresas associadas, o que pode ser interpretado como uma estratégia viável para que essas empresas alcancem vantagem competitiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10 2019-08-18T21:28:55Z 2019-08-18 2019-08-18T21:28:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 VIANA, Jardely de Lima. Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da Rede Compre Mais. 2012. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 |
identifier_str_mv |
VIANA, Jardely de Lima. Gestão estratégica de marcas próprias no setor de varejo: o caso da Rede Compre Mais. 2012. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387083599872 |