Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
Resumo: | O setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço, enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas expectativas. |
id |
UFCG_77fb0786da72532d95d78cf0efb12f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14255 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro.Analyzing consumer perceptions and attitudes in supermarket retail: a study in neighborhood markets.Varejocomposto varejistaambiente varejistacrowdingsatisfaçãoRetailretail compositeretail environmentcrowdingsatisfactionAdministraçãoO setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço, enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas expectativas.The retail sector has played a role of great importance for the national economy, so several studies have been carried out in the last four decades, seeking to evidence the influence of different constituent factors of the store environment on consumer behavior, from a holistic vision. In this sense, the present research proposes to analyze the perceptions and attitudes of the consumer towards the elements of the retail supermarket environment. Assuming a quantitative approach of descriptive character, a survey was applied with 246 consumers. The results show that the factors most pointed by the consumer, as well evaluated, refer to general satisfaction of consumption, quality of service, store environment and price, while the most poorly evaluated factors concern the perception of crowding, speed of retail cashier and store environment, indicating that the consumer classifies his shopping experience as positive, understanding that he is well attended and perceiving prices according to his expectations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485CAMELO, Tales Noberto.20182020-08-18T16:17:10Z2020-08-182020-08-18T16:17:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T16:59:44Zoai:localhost:riufcg/14255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T16:59:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. Analyzing consumer perceptions and attitudes in supermarket retail: a study in neighborhood markets. |
title |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
spellingShingle |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. CAMELO, Tales Noberto. Varejo composto varejista ambiente varejista crowding satisfação Retail retail composite retail environment crowding satisfaction Administração |
title_short |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
title_full |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
title_fullStr |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
title_full_unstemmed |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
title_sort |
Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. |
author |
CAMELO, Tales Noberto. |
author_facet |
CAMELO, Tales Noberto. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
AGUIAR, Edvan Cruz. AGUIAR, E.C. http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMELO, Tales Noberto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo composto varejista ambiente varejista crowding satisfação Retail retail composite retail environment crowding satisfaction Administração |
topic |
Varejo composto varejista ambiente varejista crowding satisfação Retail retail composite retail environment crowding satisfaction Administração |
description |
O setor varejista tem protagonizado um papel de grande importância para a economia nacional, assim, diversos estudos têm sido realizados nas últimas quatro décadas, buscando evidenciar a influência de diferentes fatores constituintes do ambiente da loja, no comportamento do consumidor, à partir de uma visão holística. Nesse sentido, a presente pesquisa se propõe a analisar as percepções e as atitudes do consumidor para com os elementos do ambiente de varejo supermercadista. Assumindo uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, aplicou-se um survey com 246 consumidores. Os resultados evidenciam que os fatores mais apontados pelo consumidor, como bem avaliados, fazem referência à satisfação geral de consumo, à qualidade no atendimento, ao ambiente de loja e ao preço, enquanto os fatores mais mal avaliados dizem respeito à percepção de crowding, rapidez dos caixas e ambiente de loja, indicando que o consumidor classifica sua experiência de compra como positiva, entendendo que é bem atendido e percebendo preços de acordo com suas expectativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-08-18T16:17:10Z 2020-08-18 2020-08-18T16:17:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
identifier_str_mv |
CAMELO, Tales Noberto. Analisando as percepções e atitudes do consumidor no varejo supermercadista: um estudo em mercadinhos de bairro. 2018. 27 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744454989381632 |