Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais. |
id |
UFCG_790183be10452326628f266b1a9d4dfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/16459 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
MIKI, Adriana Fumi Chim.MIKI, A. F. C.http://lattes.cnpq.br/6294505765908268MACHADO, Petruska de Araújo.MACHADO, P. A.http://lattes.cnpq.br/6865841533859571MONTICELLI , Jefferson Marlon.VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de.RIBEIRO, RODRIGO OLIVEIRAhttp://lattes.cnpq.br/2590983110815486RIBEIRO, Rodrigo Oliveira.O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais.This research objective was to propose and validate a concept, dimensions and, variables for Social Coopetition, as an integrative model between social management and strategic management based on coopetition. On the one hand, the research contributes to becoming the framework of social management more tangible to the practice of society and the market. On the other hand, this study expands the theoretical basis of coopetition by bringing the level of society, i.e., underexplored levels yet. It is a master's thesis structured on three correlate and complementary papers towards an innovative proposal in the field of research on coopetition. Qualitative and quantitative methodologies were adopted, which include multivariate statistical analysis techniques for qualitative data, namely: Descending Hierarchical Classification Analysis, Similarity Analysis, Factorial Correspondence Analysis performed in the IRAMUTEQ software with the R software interface. Also, we performed the procedures of purification and scale validation using a quantitative methodology based on Exploratory Factor Analysis. The results empirically validated the concept, dimensions and variables of social coopetition, having reduced the proposed model from 101 to 48 variables grouped into 13 factors: social asymmetry, individual and collective benefits, socio-political characteristics, communication, competition, social competence, commitment social, previous experience, social governance, interdependence, technological and innovation level, cultural similarity and social value. The findings produce an unprecedented proposal in the literature and at the same time offer a management tool of coopetition networks at the level of society, in order to consolidate this hybrid behavior that can produce social value, that is, create value by mitigating social problems.Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2020-11-23T16:50:15Z No. of bitstreams: 1 RODRIGO OLIVEIRA RIBEIRO – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf: 3438967 bytes, checksum: 341abbc690b5b631118231ad71cd9459 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-23T16:50:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGO OLIVEIRA RIBEIRO – DISSERTAÇÃO (PPGA) 2020.pdf: 3438967 bytes, checksum: 341abbc690b5b631118231ad71cd9459 (MD5) Previous issue date: 2020-11-05Universidade Federal de Campina GrandePÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICAUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHTurismoCoopetitionSocial managementSocial valueSocial coopetitionSociety levelCoopetiçãoCooperativaGestão socialGestión socialValor socialNível de sociedadeNivel de membresíaDimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticosDimensions of coopetition in the context of society: evidence from tourist destinations2020-11-052020-11-23T16:50:15Z2020-11-232020-11-23T16:50:15Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459RIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALRODRIGO OLIVEIRA RIBEIRO – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfRODRIGO OLIVEIRA RIBEIRO – DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfapplication/pdf2807852http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16459/3/RODRIGO+OLIVEIRA+RIBEIRO+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGA+CH+2020.pdfab72a8f31b58ea363673fb0340d78182MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16459/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/164592022-11-21 19:58:51.841oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:16:23.472179Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensions of coopetition in the context of society: evidence from tourist destinations |
title |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
spellingShingle |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos RIBEIRO, Rodrigo Oliveira. Turismo Coopetition Social management Social value Social coopetition Society level Coopetição Cooperativa Gestão social Gestión social Valor social Nível de sociedade Nivel de membresía |
title_short |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
title_full |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
title_fullStr |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
title_sort |
Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos |
author |
RIBEIRO, Rodrigo Oliveira. |
author_facet |
RIBEIRO, Rodrigo Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
MIKI, A. F. C. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MACHADO, Petruska de Araújo. |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
MACHADO, P. A. |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MONTICELLI , Jefferson Marlon. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
RIBEIRO, RODRIGO OLIVEIRA |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2590983110815486 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Rodrigo Oliveira. |
contributor_str_mv |
MIKI, Adriana Fumi Chim. MACHADO, Petruska de Araújo. MONTICELLI , Jefferson Marlon. VASCONCELOS, Ana Cecília Feitora de. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Turismo |
topic |
Turismo Coopetition Social management Social value Social coopetition Society level Coopetição Cooperativa Gestão social Gestión social Valor social Nível de sociedade Nivel de membresía |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coopetition Social management Social value Social coopetition Society level Coopetição Cooperativa Gestão social Gestión social Valor social Nível de sociedade Nivel de membresía |
description |
O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito, dimensões e variáveis para a Coopetição Social (Social Coopetition – SC), como modelo integrador entre gestão social e gestão estratégica baseada em coopetição. Por um lado, a pesquisa contribui para tornar o framework da gestão social mais tangível na prática da sociedade e mercado, e por outro lado, este estudo amplia o lastro teórico da coopetição trazendo a níveis ainda não explorados, o nível de sociedade. É uma dissertação de mestrado estruturada em três artigos que se correlacionam e se complementam rumo a uma proposta inovadora no campo de pesquisa sobre coopetição. Foram adotadas metodologias qualitativas e quantitativas, que incluem as técnicas de análise estatística multivariada para dados qualitativos, a saber: Análise de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude, Análise Fatorial de Correspondência executadas no software IRAMUTEQ com Interface do software R. Também, realizou-se procedimentos de purificação e validação de escalas utilizando metodologias quantitativas de Análise Fatorial Exploratória. Os resultados validaram empiricamente o conceito, dimensões e variáveis de coopetição social, tendo reduzido o modelo proposto de 101 para 48 variáveis agrupadas em 13 fatores: assimetria social, benefícios individuais e coletivos, características sócio-políticas, comunicação, competição, competência social, compromisso social, experiência prévia, governança social, interdependência, nível tecnológico e de inovação, similaridade cultural e valor social. Os achados produzem uma proposta inédita na literatura e ao mesmo tempo oferecem instrumento de gestão das redes de coopetição no nível da sociedade, a fim de consolidar este comportamento híbrido que pode produzir valor social, ou seja, criar valor atenuando problemas sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-23T16:50:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-23 2020-11-23T16:50:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, R. O. Dimensões da coopetição no contexto da sociedade: evidências de destinos turísticos. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16459/3/RODRIGO+OLIVEIRA+RIBEIRO+%E2%80%93+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGA+CH+2020.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/16459/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab72a8f31b58ea363673fb0340d78182 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396702815649792 |