Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Mirela Ferreira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental no ano de 2017, em uma escola localizada em um bairro considerado periférico da cidade de Cajazeiras-PB. Intencionou-se investigar a situação socioeconômica das famílias dos alunos e investigar que relações podem existir entre essa realidade social e familiar e o aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, bem como se investigou o desempenho escolar por meio dos dados obtidos pelas avaliações às quais os alunos foram submetidos e por entrevistas realizadas com a professora regente. A pesquisa tomou como referência os trabalhos desenvolvidos por Carvalho (2010), Hoffmann (2000) e Luckesi (1999) para agenciar os conceitos de Vulnerabilidade Social e Desempenho Escolar, centrais para a discussão. Nesse processo, partimos dos conceitos de vulnerabilidade social e desempenho escolar desenvolvido por Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). Intencionou-se investigar de que forma a vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos alunos interfere no aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, em seguida foram observadas as diversas formas utilizadas para avaliar os alunos pesquisados, os métodos avaliativos eram feitos pela professora regente, secretaria de educação e governo federal. Os resultados dessas avaliações foram analisados bem como entrevista com a professora regente que foi questionada a respeito da condição social das famílias dos alunos e como essa situação afetava no rendimento escolar do discente.
id UFCG_794755400ec1eaf8dc5f735080626931
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5186
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.Social vulnerability and school performance: a case study in a state School in the City of Cajazeiras-PB.Vulnerabilidade socialAvaliaçãoDesempenho escolarSocial vulnerabilityEvaluationSchool performanceEducação.O presente trabalho tem como objetivo investigar o desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental no ano de 2017, em uma escola localizada em um bairro considerado periférico da cidade de Cajazeiras-PB. Intencionou-se investigar a situação socioeconômica das famílias dos alunos e investigar que relações podem existir entre essa realidade social e familiar e o aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, bem como se investigou o desempenho escolar por meio dos dados obtidos pelas avaliações às quais os alunos foram submetidos e por entrevistas realizadas com a professora regente. A pesquisa tomou como referência os trabalhos desenvolvidos por Carvalho (2010), Hoffmann (2000) e Luckesi (1999) para agenciar os conceitos de Vulnerabilidade Social e Desempenho Escolar, centrais para a discussão. Nesse processo, partimos dos conceitos de vulnerabilidade social e desempenho escolar desenvolvido por Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). Intencionou-se investigar de que forma a vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos alunos interfere no aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, em seguida foram observadas as diversas formas utilizadas para avaliar os alunos pesquisados, os métodos avaliativos eram feitos pela professora regente, secretaria de educação e governo federal. Os resultados dessas avaliações foram analisados bem como entrevista com a professora regente que foi questionada a respeito da condição social das famílias dos alunos e como essa situação afetava no rendimento escolar do discente.The present study aims to investigate the school performance of students from the 5th year of primary education in the year 2107, in a school located in a neighborhood considered peripheral of the city of Cajazeiras-PB. The purpose of this study was to investigate the socioeconomic situation of the students 'families and to investigate the relationship between this social and family reality and the students' learning. Interviews were carried out with the families of the students to identify the social situation of the families, as well as the school performance was investigated through the data obtained by the evaluations to which the students were submitted and by interviews with the teacher. The research took as reference the works developed by Carvalho (2010), Hoffmann (2000) and Luckesi (1999) to promote the concepts of Social Vulnerability and School Performance, central to the discussion. In this process, we start from the concepts of social vulnerability and school performance developed by Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). It was intended to investigate how the socioeconomic vulnerability of the students 'families interferes in the students' learning. Interviews were carried out with the families of the students to identify the social situation of the families, followed by the different forms used to evaluate the students studied, the evaluation methods were done by the teacher regent, education and federal government. The results of these evaluations were analyzed as well as an interview with the teacher regent who was questioned about the social condition of the students' families and how this situation affected the student's academic performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Laércio Teodoro da.SILVA, Laércio Teodoro.http://lattes.cnpq.br/8793801402077633FEITOSA, Belijane Marques.CUNHA , Ane Cristine Hermínio.GOMES, Mirela Ferreira.2018-12-132019-07-31T09:57:57Z2019-07-312019-07-31T09:57:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186GOMES, Mirela Ferreira. Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em escola estadual do município de Cajazeiras-PB. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T10:45:21Zoai:localhost:riufcg/5186Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T10:45:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
Social vulnerability and school performance: a case study in a state School in the City of Cajazeiras-PB.
title Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
spellingShingle Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
GOMES, Mirela Ferreira.
Vulnerabilidade social
Avaliação
Desempenho escolar
Social vulnerability
Evaluation
School performance
Educação.
title_short Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
title_full Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
title_fullStr Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
title_sort Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em Escola Estadual do Município de Cajazeiras-PB.
author GOMES, Mirela Ferreira.
author_facet GOMES, Mirela Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Laércio Teodoro da.
SILVA, Laércio Teodoro.
http://lattes.cnpq.br/8793801402077633
FEITOSA, Belijane Marques.
CUNHA , Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Mirela Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade social
Avaliação
Desempenho escolar
Social vulnerability
Evaluation
School performance
Educação.
topic Vulnerabilidade social
Avaliação
Desempenho escolar
Social vulnerability
Evaluation
School performance
Educação.
description O presente trabalho tem como objetivo investigar o desempenho escolar de alunos do 5 ano do ensino fundamental no ano de 2017, em uma escola localizada em um bairro considerado periférico da cidade de Cajazeiras-PB. Intencionou-se investigar a situação socioeconômica das famílias dos alunos e investigar que relações podem existir entre essa realidade social e familiar e o aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, bem como se investigou o desempenho escolar por meio dos dados obtidos pelas avaliações às quais os alunos foram submetidos e por entrevistas realizadas com a professora regente. A pesquisa tomou como referência os trabalhos desenvolvidos por Carvalho (2010), Hoffmann (2000) e Luckesi (1999) para agenciar os conceitos de Vulnerabilidade Social e Desempenho Escolar, centrais para a discussão. Nesse processo, partimos dos conceitos de vulnerabilidade social e desempenho escolar desenvolvido por Carvalho (2010), Hoffmann (2000), Luckesi (1999). Intencionou-se investigar de que forma a vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos alunos interfere no aprendizado dos discentes. Foram realizadas entrevistas com os familiares dos alunos para identificar a situação social das famílias, em seguida foram observadas as diversas formas utilizadas para avaliar os alunos pesquisados, os métodos avaliativos eram feitos pela professora regente, secretaria de educação e governo federal. Os resultados dessas avaliações foram analisados bem como entrevista com a professora regente que foi questionada a respeito da condição social das famílias dos alunos e como essa situação afetava no rendimento escolar do discente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2019-07-31T09:57:57Z
2019-07-31
2019-07-31T09:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186
GOMES, Mirela Ferreira. Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em escola estadual do município de Cajazeiras-PB. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5186
identifier_str_mv GOMES, Mirela Ferreira. Vulnerabilidade social e desempenho escolar: um estudo de caso em escola estadual do município de Cajazeiras-PB. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382407999488