Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIRA, Virgínia Genuíno., NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
Resumo: O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem.
id UFCG_797e5aeb95f97e5617566cdcd3a5fb18
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35245
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper.Residência pedagógicaEscola Cidadã Integral Virgínius da Gama e MeloElaboração de jornal - atividadeEnsino de HistóriaPedagogia do exame - LuckesiPedagogical residencyVirgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen SchoolPreparing a newspaper - activityTeaching HistoryExam pedagogy - LuckesiHistória.O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-26T17:36:33Z2024-03-262024-03-26T17:36:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245porNASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.LIRA, Virgínia Genuíno.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T17:36:59Zoai:localhost:riufcg/35245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T17:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper.
title Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
spellingShingle Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
Residência pedagógica
Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo
Elaboração de jornal - atividade
Ensino de História
Pedagogia do exame - Luckesi
Pedagogical residency
Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School
Preparing a newspaper - activity
Teaching History
Exam pedagogy - Luckesi
História.
title_short Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
title_full Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
title_fullStr Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
title_full_unstemmed Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
title_sort Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
author NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
author_facet NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
LIRA, Virgínia Genuíno.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
author_role author
author2 LIRA, Virgínia Genuíno.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.
LIRA, Virgínia Genuíno.
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Residência pedagógica
Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo
Elaboração de jornal - atividade
Ensino de História
Pedagogia do exame - Luckesi
Pedagogical residency
Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School
Preparing a newspaper - activity
Teaching History
Exam pedagogy - Luckesi
História.
topic Residência pedagógica
Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo
Elaboração de jornal - atividade
Ensino de História
Pedagogia do exame - Luckesi
Pedagogical residency
Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School
Preparing a newspaper - activity
Teaching History
Exam pedagogy - Luckesi
História.
description O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-03-26T17:36:33Z
2024-03-26
2024-03-26T17:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
identifier_str_mv NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618400514048