Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
Resumo: | O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem. |
id |
UFCG_797e5aeb95f97e5617566cdcd3a5fb18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35245 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época.Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper.Residência pedagógicaEscola Cidadã Integral Virgínius da Gama e MeloElaboração de jornal - atividadeEnsino de HistóriaPedagogia do exame - LuckesiPedagogical residencyVirgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen SchoolPreparing a newspaper - activityTeaching HistoryExam pedagogy - LuckesiHistória.O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-26T17:36:33Z2024-03-262024-03-26T17:36:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245porNASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do.LIRA, Virgínia Genuíno.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T17:36:59Zoai:localhost:riufcg/35245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T17:36:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. Pedagogical residency - History/CH/UFCG subproject: student protagonism in building a period newspaper. |
title |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
spellingShingle |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. Residência pedagógica Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo Elaboração de jornal - atividade Ensino de História Pedagogia do exame - Luckesi Pedagogical residency Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School Preparing a newspaper - activity Teaching History Exam pedagogy - Luckesi História. |
title_short |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
title_full |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
title_fullStr |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
title_sort |
Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. |
author |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. LIRA, Virgínia Genuíno. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
author_role |
author |
author2 |
LIRA, Virgínia Genuíno. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do. LIRA, Virgínia Genuíno. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência pedagógica Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo Elaboração de jornal - atividade Ensino de História Pedagogia do exame - Luckesi Pedagogical residency Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School Preparing a newspaper - activity Teaching History Exam pedagogy - Luckesi História. |
topic |
Residência pedagógica Escola Cidadã Integral Virgínius da Gama e Melo Elaboração de jornal - atividade Ensino de História Pedagogia do exame - Luckesi Pedagogical residency Virgínius da Gama e Melo Comprehensive Citizen School Preparing a newspaper - activity Teaching History Exam pedagogy - Luckesi História. |
description |
O Programa Residência Pedagógica do subprojeto História, do Centro de Humanidades- UFCG, iniciou em 01 de agosto de 2018 e encerrará as atividades em 31 de janeiro de 2020 tem como objetivo estimular a articulação entre teoria e prática de seus estudantes em parceria com as redes de Educação Básica e, consequentemente a melhoria do processo de formação dos futuros professores de História. Nesta perspectiva, este trabalho se constitui de um relato de experiências, cujo objetivo é apresentar uma narrativa sobre a produção de um jornal de época acerca da década de 1920 e a crise de 1929, também conhecida como “A Grande Depressão”. O trabalho foi realizado pelos estudantes da turma do 3º ano (B) da Escola Cidadã integral Virgínius da Gama e Melo, sob a orientação das residentes e do preceptor. A metodologia consistiu na produção do jornal elaborado pelos próprios estudantes, que foram estimulados para exercitar a pesquisa e a criatividade em sala de aula. Nosso trabalho possui um caráter qualitativo, baseado nas respostas dos questionários direcionados ao público discente da turma escolhida, e quantitativo, por meio dos dados estatísticos que comprovam o valor de atividades semelhantes a essa, partindo da perspectiva dos próprios discentes que por sua vez, abordaram ideias, propostas e opiniões acerca da oficina. No presente trabalho dialogamos com alguns autores, tais como: Luckesi (2010) através do conceito de "pedagogia do exame" e sua perspectiva de conhecimento; o conceito de experiência para Larrosa (2002) e, a respeito da relação entre Jornal e História, utilizamos Lima (2014). Esses autores, por sua vez, contribuíram para o auxílio da compreensão do protagonismo dos estudantes no espaço escolar e por isso o presente estudo se faz importante, ao promover uma reflexão sobre uma atividade desenvolvida em sala de aula que constrói espaços para os estudantes exercerem o papel de protagonista no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, revelando-se motivadora e instigante nesse ciclo e como nós, enquanto docentes e historiadores podemos repensar nosso lugar no ambiente escolar como educadores através das nossas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-03-26T17:36:33Z 2024-03-26 2024-03-26T17:36:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Franciny Raquel Torres do; LIRA, Virgínia Genuíno; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. Residência pedagógica - subprojeto História/CH/UFCG: o protagonismo discente construindo um jornal de época. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 730-736. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744618400514048 |