Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida. |
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