Comportamento do e-consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Gabriela Silva.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6214
Resumo: A tecnologia de informação e em especial a internet vêm transformando e causando grandes impactos no dia a dia das organizações e dos indivíduos. Esta nova relação entre empresa e consumidor proporcionada pelo ambiente online, mais especificamente pelo comércio eletrônico, tornou-se mais complexa. Com o surgimento das mídias sociais e do e-commerce, o consumidor deixou de ser passivo diante das propagandas, campanhas e outras comunicações de marketing. Por isso, as empresas precisam entender o comportamento deste novo consumidor para que possam atuar mais eficazmente e eficientemente no mercado. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de compra de consumidores à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e do Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT), levando-se em conta os estágios de Compra, Busca de informações e Avaliação de Alternativas Pré-compra do Processo de Decisão do Consumidor (PDC). O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A unidade de análise foi e-consumidores de 16 anos de idade ou mais. A pesquisa foi conduzida com amostragem por conveniência, obtendo 250 respondentes. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico. Os resultados mostraram que há preferência do consumidor pela internet nos estágios referentes ao pré-compra e compra do PDC, além disso, percebeu-se que a TCP em conjunto com o MAT contribuem de forma significativa para o entendimento do comportamento de compra do e-consumidor. De maneira geral, considerando a complexidade deste comportamento no meio virtual, a utilização destes modelos apenas, não é suficiente para uma compreensão mais completa do e-consumidor.
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