A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
Resumo: A educação geográfica do/no campo ainda precisa ser bem mais discutida, tendo em vista, que os conteúdos trazidos no currículo padrão permanecem muito longe da vida cotidiana destas populações. Sendo assim, é preciso que o professor pense e efetive conceitos e práticas espaciais que não se submetam apenas à chamada “educação bancária”, mas que desenvolva uma práxis verdadeiramente comprometida com a cidadania. O município de Lagoa Seca-PB, segundo dados do censo demográfico do IBGE de (2010), possui uma população estimada em 25.900 pessoas, das quais aproximadamente 60% residem no campo, devendo-se a uma conciliação de diversos fatores como: localização e características geográficas, histórico do povoamento, construção cultural e divisão fundiária. Entretanto, o município possui um número pequeno de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) situadas no campo. Neste contexto, passamos a questionar se em tais escolas trabalham o conhecimento geográfico, valorizando a educação do campo. Por isso, temos como objetivo geral deste trabalho analisar como o ensino de geografia vem sendo encaminhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) da zona rural do município de Lagoa Seca-PB. Esta pesquisa teve como encaminhamento metodológico um levantamento bibliográfico acerca do tema, análise de livros didáticos e documentos oficiais, e entrevistas com os docentes. Neste contexto, foi constatado que a educação do/no campo ainda é uma temática incipiente nos documentos oficiais, mas que introduzem algumas diretrizes importantes. O ensino de geografia desenvolvido nas escolas investigadas quase não prioriza os aspectos e as potencialidades locais, os saberes e a diversidade existente nesses espaços. Como também, o livro didático, principal recurso utilizado pelos docentes, apresenta um distanciamento do cotidiano dos estudantes, sendo este voltado para uma realidade urbano industrial. Além disso, identificamos necessidades na formação e mudança na prática dos professores, que ainda desenvolvem atividades descontextualizadas.
id UFCG_7bdafcc32dd7da62b7eb9a8947a5494d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22822
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.The Education of/in the Field in the teaching of Geography: the experience of elementary level schools, final years, in the municipality of Lagoa Seca - PB.Ensino de GeografiaEducação do CampoLagoa Seca - PB - Educação do CampoEscolas rurais - Lagoa Seca - PBDocentes de GeografiaLivro didático de GeografiaFotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PBFotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PBEntrevistas com docentesTeaching geographyRural educationEducation in the countrysideLagoa Seca - PB - Rural EducationRural schools - Lagoa Seca - PBGeography TeachersGeography textbookPhotos - José Gomes School - Lagoa Seca - PBPhotos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PBInterviews with professorsGeografiaA educação geográfica do/no campo ainda precisa ser bem mais discutida, tendo em vista, que os conteúdos trazidos no currículo padrão permanecem muito longe da vida cotidiana destas populações. Sendo assim, é preciso que o professor pense e efetive conceitos e práticas espaciais que não se submetam apenas à chamada “educação bancária”, mas que desenvolva uma práxis verdadeiramente comprometida com a cidadania. O município de Lagoa Seca-PB, segundo dados do censo demográfico do IBGE de (2010), possui uma população estimada em 25.900 pessoas, das quais aproximadamente 60% residem no campo, devendo-se a uma conciliação de diversos fatores como: localização e características geográficas, histórico do povoamento, construção cultural e divisão fundiária. Entretanto, o município possui um número pequeno de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) situadas no campo. Neste contexto, passamos a questionar se em tais escolas trabalham o conhecimento geográfico, valorizando a educação do campo. Por isso, temos como objetivo geral deste trabalho analisar como o ensino de geografia vem sendo encaminhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) da zona rural do município de Lagoa Seca-PB. Esta pesquisa teve como encaminhamento metodológico um levantamento bibliográfico acerca do tema, análise de livros didáticos e documentos oficiais, e entrevistas com os docentes. Neste contexto, foi constatado que a educação do/no campo ainda é uma temática incipiente nos documentos oficiais, mas que introduzem algumas diretrizes importantes. O ensino de geografia desenvolvido nas escolas investigadas quase não prioriza os aspectos e as potencialidades locais, os saberes e a diversidade existente nesses espaços. Como também, o livro didático, principal recurso utilizado pelos docentes, apresenta um distanciamento do cotidiano dos estudantes, sendo este voltado para uma realidade urbano industrial. Além disso, identificamos necessidades na formação e mudança na prática dos professores, que ainda desenvolvem atividades descontextualizadas.The geographic education of the field still needs to be much more discussed, keeping in mind that the contents brought in the standard curriculum remain far from the daily life of these populations. Therefore, it is necessary for the teacher to think and effect spatial concepts and practices that do not submit only to the socalled "banking education", but that develops a praxis that is truly committed to citizenship. The municipality of Lagoa SecaPB, according to data from the IBGE demographic census of (2010), has an estimated population of 25,900, of which approximately 60% reside in the field, due to a conciliation of several factors such as location and geographical characteristics, settlement history, cultural construction and land division. However, the municipality has a small number of elementary schools (final years) located in the countryside. In this context, we begin to question whether such schools work in geographic knowledge, valuing the education of the field. Therefore, we have as general objective of this work to analyze how the teaching of geography has been sent in public elementary schools (final years) of the rural area of the municipality of Lagoa SecaPB. This research had as a methodological approach a bibliographic survey about the subject, analysis of textbooks and official documents, and interviews with teachers. In this context, it was verified that the education of the field is still an incipient issue in the official documents, but that they introduce some important guidelines. The teaching of geography developed in the schools investigated almost does not prioritize the local aspects and potentialities, the knowledge and the diversity existing in these spaces. As well, the main resource used by teachers, presents a distancing from the students' daily life, which is focused on an urbanindustrial reality. In addition, we identify needs in the formation and change in the practice of teachers, who still develop decontextualized activities.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIRA, Sônia Maria de.LIRA, S. M.http://lattes.cnpq.br/1745920526512067MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.20192021-12-28T17:54:43Z2021-12-282021-12-28T17:54:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho. A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB. 2019. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-28T17:55:11Zoai:localhost:riufcg/22822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-28T17:55:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
The Education of/in the Field in the teaching of Geography: the experience of elementary level schools, final years, in the municipality of Lagoa Seca - PB.
title A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
spellingShingle A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
Ensino de Geografia
Educação do Campo
Lagoa Seca - PB - Educação do Campo
Escolas rurais - Lagoa Seca - PB
Docentes de Geografia
Livro didático de Geografia
Fotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PB
Fotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PB
Entrevistas com docentes
Teaching geography
Rural education
Education in the countryside
Lagoa Seca - PB - Rural Education
Rural schools - Lagoa Seca - PB
Geography Teachers
Geography textbook
Photos - José Gomes School - Lagoa Seca - PB
Photos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PB
Interviews with professors
Geografia
title_short A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
title_full A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
title_fullStr A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
title_full_unstemmed A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
title_sort A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB.
author MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
author_facet MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Sônia Maria de.
LIRA, S. M.
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Educação do Campo
Lagoa Seca - PB - Educação do Campo
Escolas rurais - Lagoa Seca - PB
Docentes de Geografia
Livro didático de Geografia
Fotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PB
Fotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PB
Entrevistas com docentes
Teaching geography
Rural education
Education in the countryside
Lagoa Seca - PB - Rural Education
Rural schools - Lagoa Seca - PB
Geography Teachers
Geography textbook
Photos - José Gomes School - Lagoa Seca - PB
Photos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PB
Interviews with professors
Geografia
topic Ensino de Geografia
Educação do Campo
Lagoa Seca - PB - Educação do Campo
Escolas rurais - Lagoa Seca - PB
Docentes de Geografia
Livro didático de Geografia
Fotos - Escola José Gomes - Lagoa Seca - PB
Fotos - Escola Machado de Assis - Lagoa Seca - PB
Entrevistas com docentes
Teaching geography
Rural education
Education in the countryside
Lagoa Seca - PB - Rural Education
Rural schools - Lagoa Seca - PB
Geography Teachers
Geography textbook
Photos - José Gomes School - Lagoa Seca - PB
Photos - Machado de Assis School - Lagoa Seca - PB
Interviews with professors
Geografia
description A educação geográfica do/no campo ainda precisa ser bem mais discutida, tendo em vista, que os conteúdos trazidos no currículo padrão permanecem muito longe da vida cotidiana destas populações. Sendo assim, é preciso que o professor pense e efetive conceitos e práticas espaciais que não se submetam apenas à chamada “educação bancária”, mas que desenvolva uma práxis verdadeiramente comprometida com a cidadania. O município de Lagoa Seca-PB, segundo dados do censo demográfico do IBGE de (2010), possui uma população estimada em 25.900 pessoas, das quais aproximadamente 60% residem no campo, devendo-se a uma conciliação de diversos fatores como: localização e características geográficas, histórico do povoamento, construção cultural e divisão fundiária. Entretanto, o município possui um número pequeno de escolas de Ensino Fundamental (anos finais) situadas no campo. Neste contexto, passamos a questionar se em tais escolas trabalham o conhecimento geográfico, valorizando a educação do campo. Por isso, temos como objetivo geral deste trabalho analisar como o ensino de geografia vem sendo encaminhado nas escolas públicas de Ensino Fundamental (anos finais) da zona rural do município de Lagoa Seca-PB. Esta pesquisa teve como encaminhamento metodológico um levantamento bibliográfico acerca do tema, análise de livros didáticos e documentos oficiais, e entrevistas com os docentes. Neste contexto, foi constatado que a educação do/no campo ainda é uma temática incipiente nos documentos oficiais, mas que introduzem algumas diretrizes importantes. O ensino de geografia desenvolvido nas escolas investigadas quase não prioriza os aspectos e as potencialidades locais, os saberes e a diversidade existente nesses espaços. Como também, o livro didático, principal recurso utilizado pelos docentes, apresenta um distanciamento do cotidiano dos estudantes, sendo este voltado para uma realidade urbano industrial. Além disso, identificamos necessidades na formação e mudança na prática dos professores, que ainda desenvolvem atividades descontextualizadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-12-28T17:54:43Z
2021-12-28
2021-12-28T17:54:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho. A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB. 2019. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
identifier_str_mv MONTEIRO, Denize Maria Leal Ramalho. A Educação do/no Campo no ensino de Geografia: a experiência das escolas de nível fundamental, anos finais, no Município de Lagoa Seca - PB. 2019. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744521177595904