Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
Resumo: Escrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando.
id UFCG_9fcb3781441166f53fd615f8b5a3581b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22802
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.The challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.Ensino de GeografiaSalas de aula multisseriadasEstudo de casoEscola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PBLagoa Seca - PB - EducaçãoMultisserialidade - EducaçãoEducação básica e ensino de GeografiaDesafios do ensino de GeografiaPrática docenteFormação docenteTeaching geographyMultigrade classroomsCase studyJoão Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PBLagoa Seca - PB - EducationMultiseriality - EducationBasic Education and Teaching of GeographyChallenges of teaching geographyTeaching practiceTeacher trainingGeografiaEscrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando.Writing about the teaching of Geography in basic education is not an easy task, since little is discussed the teaching of geography in the initial grades and mainly in multi-series classes. Thus, the main objectives of Geography in the initial series are to enable the student to experience the space in which he lives, to recognize the world around him. The present article aims to present a study on the challenges of geography teaching in the initial series in a multi-series room, specifically, 1st and 2nd years: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho-Lagoa Seca-PB. We use in this research the qualitative methodology, because it "does not follow such a rigid sequence. The instruments used, then, provided the reflection, not only to analyze the data collected, but to the continuous interpretation of social realities. In the observations made in the classes of the first and second years of the studied school, it was verified that little or almost nothing is taught geography, either by the insignificance given to this discipline by the organs that organize the education system, or by the initial deficient formation that has the teacher and by the inexistence of continuous training that is not offered to him and when some content is attributed to geography is used a traditional teaching conception, only decorate dates and names that little influence for the reflection of the space lived by the student.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.http://lattes.cnpq.br/3664258994348544ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.LIRA, Sonia Maria de.SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.2017-122021-12-27T18:15:13Z2021-12-272021-12-27T18:15:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-27T18:18:32Zoai:localhost:riufcg/22802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-27T18:18:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
The challenges of teaching Geography in the early grades in a multigrade classroom: a case study at EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
title Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
spellingShingle Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
Ensino de Geografia
Salas de aula multisseriadas
Estudo de caso
Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Educação
Multisserialidade - Educação
Educação básica e ensino de Geografia
Desafios do ensino de Geografia
Prática docente
Formação docente
Teaching geography
Multigrade classrooms
Case study
João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Education
Multiseriality - Education
Basic Education and Teaching of Geography
Challenges of teaching geography
Teaching practice
Teacher training
Geografia
title_short Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
title_full Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
title_fullStr Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
title_full_unstemmed Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
title_sort Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB.
author SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
author_facet SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
AZEVEDO, S. L. M.
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rosemberg Carlos Luna.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Salas de aula multisseriadas
Estudo de caso
Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Educação
Multisserialidade - Educação
Educação básica e ensino de Geografia
Desafios do ensino de Geografia
Prática docente
Formação docente
Teaching geography
Multigrade classrooms
Case study
João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Education
Multiseriality - Education
Basic Education and Teaching of Geography
Challenges of teaching geography
Teaching practice
Teacher training
Geografia
topic Ensino de Geografia
Salas de aula multisseriadas
Estudo de caso
Escola João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Educação
Multisserialidade - Educação
Educação básica e ensino de Geografia
Desafios do ensino de Geografia
Prática docente
Formação docente
Teaching geography
Multigrade classrooms
Case study
João Laurentino de Carvalho School - Lagoa Seca - PB
Lagoa Seca - PB - Education
Multiseriality - Education
Basic Education and Teaching of Geography
Challenges of teaching geography
Teaching practice
Teacher training
Geografia
description Escrever sobre o ensino de Geografia na educação básica não é uma tarefa fácil, visto que pouco se discute o ensino de geografia nas séries iniciais e principalmente em turmas multisseriadas. Assim, os principais objetivos da Geografia nas séries iniciais são possibilitar ao aluno vivenciar o espaço em que vive, reconhecer o mundo que o rodeiam. O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais em sala multisseriada, especificamente, 1º e 2º anos: um estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho- Lagoa Seca-PB. Utilizamos nesta investigação a metodologia qualitativa, porque ela “não segue sequência tão rígida. Os instrumentos utilizados, então, propiciaram a reflexão, não se atendo apenas à análise dos dados coletados, mas à interpretação contínua das realidades sociais. Nas observações realizadas nas turmas de 1º e 2º anos da escola estudada, constatou-se que pouco ou quase nada se ensina geografia, seja pela insignificância dada a essa disciplina pelos órgãos que organizam o sistema de ensino, seja pela formação inicial deficiente que tem o professor e pela inexistência da formação continuada que não lhe é oferecida e quando se atribui algum conteúdo a geografia é usado uma concepção de ensino tradicional, apenas decorar datas e nomes que pouco influencia para a reflexão do espaço vivido pelo educando.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2021-12-27T18:15:13Z
2021-12-27
2021-12-27T18:15:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
identifier_str_mv SANTOS, Rosemberg Carlos Luna. Os desafios do ensino de Geografia nas séries iniciais em sala multisseriada: estudo de caso na EMEIF João Laurentino de Carvalho - Lagoa Seca - PB. 2017. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520579907584