O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTENDIO, Ednilton Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.estendio
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
Resumo: A utilização de inúmeros recursos didáticos tornaram-se essenciais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também para haver uma transição entre o ensino tradicional para um ensino mais crítico com a participação dos alunos, especificamente no ensinar Geografia. Desta forma, esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “ O Cordel como Recurso Didático no Ensino de Geografia: Relatos da Produção e Experimentação no Contexto Escolar da Educação do Campo através da Mediação”, que teve por objetivo produzir e experimentar em sala de aula um cordel, verificando como esse recurso didático potencializa o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia através da mediação realizada na Escola “Ildefonso Anselmo da Silva”, localizada no Município de Amparo-PB. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demostrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino de Geografia, pois os mesmos adquiriram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão sobre o tema “Tecnologias Sociais”, passando a expressarem através da produção de desenhos, debates, versos e estrofes nos diferentes momentos da produção do cordel o conhecimento da temática trabalhada citada. Diante disso, identificamos que o cordel pode ser considerado como um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do Campo.
id UFCG_7c4195b395a4856f517ca2d17559efea
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7685
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.Cordel as a didactic resource in the teaching of geography: reports of production and experimentation in the school context of rural education through mediation.Literatura do cordel e educaçãoEducação do CampoProdução de recursos didáticosMediação educacionalCord Literature and EducationField EducationProduction of teaching resourcesEducational mediationA utilização de inúmeros recursos didáticos tornaram-se essenciais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também para haver uma transição entre o ensino tradicional para um ensino mais crítico com a participação dos alunos, especificamente no ensinar Geografia. Desta forma, esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “ O Cordel como Recurso Didático no Ensino de Geografia: Relatos da Produção e Experimentação no Contexto Escolar da Educação do Campo através da Mediação”, que teve por objetivo produzir e experimentar em sala de aula um cordel, verificando como esse recurso didático potencializa o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia através da mediação realizada na Escola “Ildefonso Anselmo da Silva”, localizada no Município de Amparo-PB. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demostrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino de Geografia, pois os mesmos adquiriram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão sobre o tema “Tecnologias Sociais”, passando a expressarem através da produção de desenhos, debates, versos e estrofes nos diferentes momentos da produção do cordel o conhecimento da temática trabalhada citada. Diante disso, identificamos que o cordel pode ser considerado como um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do Campo.The use of didactic resources becomes essential to enhance the teaching-learning process in the classroom, and also to have a transition between traditional teaching and more critical teaching with the participation of students, specifically in teaching Geography. In this way, this paper presents the results of the research entitled "The Cordel as a Didactic Resource in Teaching Geography: The Report of Production and Experimentation in the School Context of Field Education through Mediation", whose objective was to produce and experiment in classroom a Cordel, verifying how this didactic resource potentiates the teaching-learning process in Geography classes through mediation at the Ildefonso Anselmo da Silva School, located in the Municipality of Amparo-PB. In this research we used the qualitative research assumption, through Research-Action. The collected data were analyzed in a descriptive and interpretative way since it is characterized by the observation and correlation of facts, trying to describe the characteristics or relationships existing in the actions performed in the room through the Action Research, as well as presenting through photos demonstrating the steps of the pedagogical intervention in several moments and tables as the answers of the questionnaires, applied during the research. We verified that the research carried out was relevant to enhance the students' learning in relation to the teaching of Geography, since they acquired through Cordel in relation to the classroom a better understanding on the theme "Social Technologies", beginning to express through production of drawings, debates, verses and stanzas in the different moments of the Cordel production, the knowledge of the subject matter worked out. In light of this, we have identified that the cord can be considered as a great potential in teaching-learning in geography classes in Campo schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.ESTENDIO, Ednilton Silva.2019-07-112019-10-03T15:45:57Z2019-10-032019-10-03T15:45:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.estendiohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685ESTENDIO, Ednilton Silva. O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:54:14Zoai:localhost:riufcg/7685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:54:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
Cordel as a didactic resource in the teaching of geography: reports of production and experimentation in the school context of rural education through mediation.
title O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
spellingShingle O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
ESTENDIO, Ednilton Silva.
Literatura do cordel e educação
Educação do Campo
Produção de recursos didáticos
Mediação educacional
Cord Literature and Education
Field Education
Production of teaching resources
Educational mediation
title_short O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
title_full O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
title_fullStr O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
title_full_unstemmed O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
title_sort O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação.
author ESTENDIO, Ednilton Silva.
author_facet ESTENDIO, Ednilton Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTENDIO, Ednilton Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura do cordel e educação
Educação do Campo
Produção de recursos didáticos
Mediação educacional
Cord Literature and Education
Field Education
Production of teaching resources
Educational mediation
topic Literatura do cordel e educação
Educação do Campo
Produção de recursos didáticos
Mediação educacional
Cord Literature and Education
Field Education
Production of teaching resources
Educational mediation
description A utilização de inúmeros recursos didáticos tornaram-se essenciais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e também para haver uma transição entre o ensino tradicional para um ensino mais crítico com a participação dos alunos, especificamente no ensinar Geografia. Desta forma, esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “ O Cordel como Recurso Didático no Ensino de Geografia: Relatos da Produção e Experimentação no Contexto Escolar da Educação do Campo através da Mediação”, que teve por objetivo produzir e experimentar em sala de aula um cordel, verificando como esse recurso didático potencializa o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia através da mediação realizada na Escola “Ildefonso Anselmo da Silva”, localizada no Município de Amparo-PB. Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demostrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa. Verificamos que a pesquisa realizada foi relevante para potencializar a aprendizagem dos alunos em relação ao ensino de Geografia, pois os mesmos adquiriram por meio do cordel em sala de aula uma melhor compreensão sobre o tema “Tecnologias Sociais”, passando a expressarem através da produção de desenhos, debates, versos e estrofes nos diferentes momentos da produção do cordel o conhecimento da temática trabalhada citada. Diante disso, identificamos que o cordel pode ser considerado como um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do Campo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2019-10-03T15:45:57Z
2019-10-03
2019-10-03T15:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.estendio
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
ESTENDIO, Ednilton Silva. O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.estendio
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
identifier_str_mv ESTENDIO, Ednilton Silva. O cordel como recurso didático no ensino de geografia: relatos da produção e experimentação no contexto escolar da educação do campo através da mediação. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744399708454912