Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362
Resumo: A presente monografia, intitulada “Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de Geografia – UFCG/CFP”, leva em consideração as contribuições deste Programa para o desenvolvimento das práticas didático/ pedagógicas em sala de aula pelos docentes na Educação Básica, que durante a graduação tiveram a oportunidade de participarem como alunos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto de Geografia. A mesma tem como objetivo geral compreender a correlação entre a experiência formativa no PIBID e a atuação docente de professores egressos do curso de licenciatura em Geografia UFCG/CFP. Para chegar a este, temos os seguintes objetivos específicos: analisar as contribuições do PIBID para o processo de formação de professores de Geografia formados na UFCG/CFP; investigar os pressupostos epistemológicos e pedagógicos dos professores neófitos de Geografia; refletir sobre a correspondência entre as experiências adquiridas enquanto alunos bolsistas de iniciação à docência no PIBID e à prática como professor da educação básica. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um estudo de caso. Em um primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica e documental. Em seguida, elaboramos e aplicamos um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas, e em conjunto com esta ação, realizamos também a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de coletar dados junto aos professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia e que participaram do PIBID no Subprojeto de Geografia, objetivando verificar se as suas práticas desenvolvidas durante a sua participação no Programa, realmente são as que eles executam em sala de aula. Após a realização destas etapas, pudemos verificar que os educadores egressos do referente Programa, realmente põem em prática as metodologias e os conhecimentos que eles adquiriram durante as suas participações no Subprojeto de Geografia, comprovando o quão importante foi o PIBID para as suas formações.
id UFCG_7cfc28e436071ead4c37e2c75cb119d5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5362
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.Analyzes of the professors of the graduating teachers of the geography PIBID - UFCG / CFP.Práticas PedagógicasPIBIDFormação docenteProfessores egressosPedagogical practicesTeacher trainingGraduated teachersGeografia.A presente monografia, intitulada “Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de Geografia – UFCG/CFP”, leva em consideração as contribuições deste Programa para o desenvolvimento das práticas didático/ pedagógicas em sala de aula pelos docentes na Educação Básica, que durante a graduação tiveram a oportunidade de participarem como alunos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto de Geografia. A mesma tem como objetivo geral compreender a correlação entre a experiência formativa no PIBID e a atuação docente de professores egressos do curso de licenciatura em Geografia UFCG/CFP. Para chegar a este, temos os seguintes objetivos específicos: analisar as contribuições do PIBID para o processo de formação de professores de Geografia formados na UFCG/CFP; investigar os pressupostos epistemológicos e pedagógicos dos professores neófitos de Geografia; refletir sobre a correspondência entre as experiências adquiridas enquanto alunos bolsistas de iniciação à docência no PIBID e à prática como professor da educação básica. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um estudo de caso. Em um primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica e documental. Em seguida, elaboramos e aplicamos um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas, e em conjunto com esta ação, realizamos também a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de coletar dados junto aos professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia e que participaram do PIBID no Subprojeto de Geografia, objetivando verificar se as suas práticas desenvolvidas durante a sua participação no Programa, realmente são as que eles executam em sala de aula. Após a realização destas etapas, pudemos verificar que os educadores egressos do referente Programa, realmente põem em prática as metodologias e os conhecimentos que eles adquiriram durante as suas participações no Subprojeto de Geografia, comprovando o quão importante foi o PIBID para as suas formações.This undergraduate thesis entitled "Analyzes of the practices of egress teachers from PIBID de Geografia - UFCG / CFP (PIBID of Geography - UFCG / CFP)" takes into account the contributions of this Program to the development of didactic / pedagogical practices in the classroom by teachers in Basic Education which had the opportunity to participate as scholarship students of teaching initiation in the Geography Subproject. It's main objective is to understand the correlation between the formative experience in PIBID and the teaching performance of egress teachers who graduated from the degree course in Geography UFCG / CFP. In order to reach this aim, we have the following specific objectives: to analyze the contributions of PIBID to the training process of Geography teachers formed in the UFCG / CFP; to investigate the epistemological and pedagogical assumptions of neophyte teachers of Geography; to reflect on the correspondence between the experiences acquired as scholarship students of teaching initiation in the PIBID and the practice as teacher of basic education. This qualitative research was carried out from a case study. At first, we carried out a bibliographical and documental review. Subsequently, we developed and applied a semi-structured questionnaire with subjective questions, and together with this action, we also performed the application of a semi-structured interview, with the intention of collecting data from the egress professors who graduated from the Geography Degree course and who participated in the PIBID in the Geography Subproject, aiming to verify if their practices developed during their participation in the Program really are the ones that they execute in the classroom. After completing these steps, we were able to verify that the egress educators who were formerly part of the referred Program really put into practice the methodologies and knowledge they learned during their participation in the Geography Subproject, proving how important PIBID was for their training.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.ALMEIDA, David L. R. de.http://lattes.cnpq.br/2226887148243403ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.PESSOA, Rodrigo Bezerra.LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.2018-12-122019-08-02T15:52:55Z2019-08-022019-08-02T15:52:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362LEITE, Oraldo Ryk Lourenço. Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP . 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-28T12:11:14Zoai:localhost:riufcg/5362Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-28T12:11:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
Analyzes of the professors of the graduating teachers of the geography PIBID - UFCG / CFP.
title Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
spellingShingle Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
Práticas Pedagógicas
PIBID
Formação docente
Professores egressos
Pedagogical practices
Teacher training
Graduated teachers
Geografia.
title_short Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
title_full Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
title_fullStr Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
title_full_unstemmed Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
title_sort Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
author LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
author_facet LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
ALMEIDA, David L. R. de.
http://lattes.cnpq.br/2226887148243403
ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Pedagógicas
PIBID
Formação docente
Professores egressos
Pedagogical practices
Teacher training
Graduated teachers
Geografia.
topic Práticas Pedagógicas
PIBID
Formação docente
Professores egressos
Pedagogical practices
Teacher training
Graduated teachers
Geografia.
description A presente monografia, intitulada “Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de Geografia – UFCG/CFP”, leva em consideração as contribuições deste Programa para o desenvolvimento das práticas didático/ pedagógicas em sala de aula pelos docentes na Educação Básica, que durante a graduação tiveram a oportunidade de participarem como alunos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto de Geografia. A mesma tem como objetivo geral compreender a correlação entre a experiência formativa no PIBID e a atuação docente de professores egressos do curso de licenciatura em Geografia UFCG/CFP. Para chegar a este, temos os seguintes objetivos específicos: analisar as contribuições do PIBID para o processo de formação de professores de Geografia formados na UFCG/CFP; investigar os pressupostos epistemológicos e pedagógicos dos professores neófitos de Geografia; refletir sobre a correspondência entre as experiências adquiridas enquanto alunos bolsistas de iniciação à docência no PIBID e à prática como professor da educação básica. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um estudo de caso. Em um primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica e documental. Em seguida, elaboramos e aplicamos um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas, e em conjunto com esta ação, realizamos também a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de coletar dados junto aos professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia e que participaram do PIBID no Subprojeto de Geografia, objetivando verificar se as suas práticas desenvolvidas durante a sua participação no Programa, realmente são as que eles executam em sala de aula. Após a realização destas etapas, pudemos verificar que os educadores egressos do referente Programa, realmente põem em prática as metodologias e os conhecimentos que eles adquiriram durante as suas participações no Subprojeto de Geografia, comprovando o quão importante foi o PIBID para as suas formações.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2019-08-02T15:52:55Z
2019-08-02
2019-08-02T15:52:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362
LEITE, Oraldo Ryk Lourenço. Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP . 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362
identifier_str_mv LEITE, Oraldo Ryk Lourenço. Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP . 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383598133248