Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Allany Pinto da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional.
id UFCG_a66c0e1ba91a84d21e4fd1a63ababe53
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6774
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG.Docência - aprendizagemFormação de professoresPIBIDTeaching - learningTeacher trainingEducação.Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional.This work aims to analyze teaching learning from experiences in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching – PIBID/Pedagogy in the academic learning of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Cajazeiras/PB campus. PIBID/Pedagogy works in public schools, in the early years of Elementary School, from 1st to 5th year. The Program is part of four schools that have signed partnerships with the University, including undergraduate students in Pedagogy in school practice, even before completing the course. PIBID contributes to the teaching-learning process in the schools in which it operates, together with the supervisor who assists and supervises the scholarship holders of initiation to teaching in the activities developed and has contributed to the learning of students with difficulties in understanding the contents worked in classroom, more specifically in reading and writing. These students receive weekly assistance during the pedagogical shifts. The research is qualitative and was carried out through a questionnaire containing six questions, with 13 scholarship students from the Program and who are students of the Pedagogy course. We conclude that the scholarship holders who answered the questionnaire understand the importance of PIBID for their teacher training, specifically considering the different activities experienced in the Program such as: planning, workshops, pedagogical shifts, as well as the interaction experienced with everyone who is part of the school environment in favor of an education that truly transforms the educational reality.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501PIRES, Aparecida Carneiro.LIMA, Maria Janete de.SILVA, Allany Pinto da.2017-08-232019-09-05T19:59:35Z2019-09-052019-09-05T19:59:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:10:46Zoai:localhost:riufcg/6774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG.
title Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
spellingShingle Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
SILVA, Allany Pinto da.
Docência - aprendizagem
Formação de professores
PIBID
Teaching - learning
Teacher training
Educação.
title_short Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
title_full Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
title_fullStr Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
title_full_unstemmed Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
title_sort Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
author SILVA, Allany Pinto da.
author_facet SILVA, Allany Pinto da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
PIRES, Aparecida Carneiro.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Allany Pinto da.
dc.subject.por.fl_str_mv Docência - aprendizagem
Formação de professores
PIBID
Teaching - learning
Teacher training
Educação.
topic Docência - aprendizagem
Formação de professores
PIBID
Teaching - learning
Teacher training
Educação.
description Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
2019-09-05T19:59:35Z
2019-09-05
2019-09-05T19:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774
identifier_str_mv SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744392595963904