Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional. |
id |
UFCG_a66c0e1ba91a84d21e4fd1a63ababe53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6774 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG.Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG.Docência - aprendizagemFormação de professoresPIBIDTeaching - learningTeacher trainingEducação.Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional.This work aims to analyze teaching learning from experiences in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching – PIBID/Pedagogy in the academic learning of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Campina Grande – UFCG, Cajazeiras/PB campus. PIBID/Pedagogy works in public schools, in the early years of Elementary School, from 1st to 5th year. The Program is part of four schools that have signed partnerships with the University, including undergraduate students in Pedagogy in school practice, even before completing the course. PIBID contributes to the teaching-learning process in the schools in which it operates, together with the supervisor who assists and supervises the scholarship holders of initiation to teaching in the activities developed and has contributed to the learning of students with difficulties in understanding the contents worked in classroom, more specifically in reading and writing. These students receive weekly assistance during the pedagogical shifts. The research is qualitative and was carried out through a questionnaire containing six questions, with 13 scholarship students from the Program and who are students of the Pedagogy course. We conclude that the scholarship holders who answered the questionnaire understand the importance of PIBID for their teacher training, specifically considering the different activities experienced in the Program such as: planning, workshops, pedagogical shifts, as well as the interaction experienced with everyone who is part of the school environment in favor of an education that truly transforms the educational reality.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501PIRES, Aparecida Carneiro.LIMA, Maria Janete de.SILVA, Allany Pinto da.2017-08-232019-09-05T19:59:35Z2019-09-052019-09-05T19:59:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:10:46Zoai:localhost:riufcg/6774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. Teaching learning at PIBID / Pedagogy / UAE / CFP / UFCG. |
title |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
spellingShingle |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. SILVA, Allany Pinto da. Docência - aprendizagem Formação de professores PIBID Teaching - learning Teacher training Educação. |
title_short |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
title_full |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
title_fullStr |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
title_sort |
Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. |
author |
SILVA, Allany Pinto da. |
author_facet |
SILVA, Allany Pinto da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 PIRES, Aparecida Carneiro. LIMA, Maria Janete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Allany Pinto da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência - aprendizagem Formação de professores PIBID Teaching - learning Teacher training Educação. |
topic |
Docência - aprendizagem Formação de professores PIBID Teaching - learning Teacher training Educação. |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar a aprendizagem da docência a partir das experiências no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Pedagogia na aprendizagem acadêmica de graduandos do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras/PB. O PIBID/Pedagogia atua em escolas da rede pública de ensino, nos anos iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. O Programa está inserido em quatro escolas que firmaram parcerias com a Universidade, incluindo alunos do curso de graduação em Pedagogia na prática escolar, antes mesmo de concluírem o curso. O PIBID contribui com o processo de ensino-aprendizagem nas escolas em que está inserido, juntamente com a supervisora que auxilia e supervisiona os bolsistas de iniciação à docência nas atividades desenvolvidas e tem contribuído com a aprendizagem de alunos com dificuldades de compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mais especificamente na leitura e na escrita. Esses alunos recebem atendimento, semanalmente, nos plantões pedagógicos. A pesquisa é qualitativa e foi realizada mediante um questionário contendo seis questões, com 13 alunos bolsistas do Programa e que são estudantes do curso de Pedagogia. Concluímos que os bolsistas que responderam o questionário compreendem a importância do PIBID para a sua formação docente, especificamente considerando as diferentes atividades vivenciadas no Programa como: planejamentos, oficinas, os plantões pedagógicos, bem como a interação vivida com todos que fazem parte do ambiente escolar em prol de uma educação verdadeiramente transformadora da realidade educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 2019-09-05T19:59:35Z 2019-09-05 2019-09-05T19:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774 SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6774 |
identifier_str_mv |
SILVA, Allany Pinto da. Aprendizagem da docência no PIBID/Pedagogia/UAE/CFP/UFCG. 2017. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892138615635968 |