“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062 |
Resumo: | Si VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher. |
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“Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX.“To be beautiful and dominant”: women’s practices at the beginning of the 20th century.Mulheres - belezaBeleza femininaRevistas e beleza femininaMídia e beleza feminina 1910Anúncios de belezaCosméticos de beleza - anos 1910Corpo femininoWomen - beautyFemale beautyMagazines and female beautyMedia and female beauty 1910Beauty AdsBeauty cosmetics - 1910sFeminine bodyHistória.Si VV. Exmas quiserem ficar bellas , risonhas e deliciosas Usem a afamada Agua da Belleza. As manchas do rosto, vulgarmente conhecidas por pannos, as espinhas, os cravos que tanto enfeiam a pele, desaparecem como por encanto com o emprego da Água da Belleza (propaganda anunciada pela revista Fon-fon em 16 de julho de 1910). A partir do inicio do século XX, em muitas sociedades caracterizam-se por mudanças ocorridas nos campos sociais, políticos e econômicos. O presente artigo tem como objetivo analisar as mudanças e continuidades do papel da mulher com base na imprensa no ano de 1910. A partir desse período com o progresso da indústria gráfica, as revistas começaram a aprimorar seu aspecto visual com o desenvolvimento industrial ocorreu um maior aperfeiçoamento da publicidade destacam-se então os anúncios de cosméticos, moda e produtos pessoais. Destacando desse modo os produtos de embelezamento como maior impulsionador da imprensa feminina sabendo que as mulheres utilizavam desses cosméticos para o seu bem-estar. Neste momento encontra-se uma busca por um ideal de corpo feminino que submete a mulher a um novo padrão de beleza. Utilizando como base a revista Fon –fon, periódico que circulou na primeira metade do século XX, pode-se analisar o registro da vida sócio-cultural do Brasil durante a Belle Époque e em especial verificarmos a mudança na vida social das mulheres. A partir das propagandas dessa revista é perceptível que os conselhos de beleza apostavam na necessidade de ser bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Esse corpo que a partir desse momento torna-se moldado por uma imprensa que anuncia produtos de cosméticos que definem e mantêm uma beleza que é vista como ideal para a mulher.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-13T21:21:58Z2024-03-132024-03-13T21:21:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062DANTAS, Helaine Cristina. “Para ser bella e dominante”: as práticas das mulheres no início do século XX. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-6. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35062porDANTAS, Helaine Cristina.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-13T21:23:03Zoai:localhost:riufcg/35062Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-13T21:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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