As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142
Resumo: A presente pesquisa intitulada AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTlCOS E CONSCIENTES, deu-se mediante a necessidade que a escola enfrenta para a formação de alunos leitores. E a literatura infantil surge para apresentar a criança o mundo lúdico, magico e encantador que a leitura pode proporcionar. O que motivou a realização deste trabalho foi o fato de que as crianças demonstram prazer na leitura de historinhas ou cantando cancões, mas com o passar dos anos abandonam o habito da leitura. Dai a razão de introduzir diversos gêneros literários nos conteúdos das aulas, por acreditar que quanta mais experiencias agradáveis tiverem com a leitura durante a infância, maiores serão as chances de que vejam na leitura mais que um momento de lazer e sim oportunidade de conhecimento. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sendo aplicada na E.E.E.F Desembargador Boto, e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário, o qual aplicou-se a vinte alunos do segundo ano do ensino fundamental, três professora sendo duas atuando nos segundo ano e a outra no primeiro ano do ensino fundamental e a gestora da escola supracitada. Pôde-se observar através de pesquisa teórica o consenso que ha entre muitos estudiosos sobre a importância da literatura infantil e como ela contribui com a formação de leitores, alguns ainda ressaltam que ela deve ser introduzida na escola o quanta antes as crianças, não as privando de desfrutar do mundo "magico" literário. Diante da importância da literatura infantil como um meio facilitador para gerar nos alunos o habito da leitura, procurou-se por meio deste trabalho, investigar de que maneira era estava sendo trabalhada em sala de aula incentivando a leitura, qual o seu significado para as crianças e a veracidade sobre o prazer que os gêneros literários proporcionam aos alunos.
id UFCG_7d6fb7abba600611ca902ea9f1cbd088
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13142
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.The contributions of children's literature in the formation of critical and conscious readers.Literatura infantilLeitores críticosAlunos leitores- formaçãoFormação de leitoresChildren's literatureCritical ReadersReaders-training studentsReaders trainingA presente pesquisa intitulada AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTlCOS E CONSCIENTES, deu-se mediante a necessidade que a escola enfrenta para a formação de alunos leitores. E a literatura infantil surge para apresentar a criança o mundo lúdico, magico e encantador que a leitura pode proporcionar. O que motivou a realização deste trabalho foi o fato de que as crianças demonstram prazer na leitura de historinhas ou cantando cancões, mas com o passar dos anos abandonam o habito da leitura. Dai a razão de introduzir diversos gêneros literários nos conteúdos das aulas, por acreditar que quanta mais experiencias agradáveis tiverem com a leitura durante a infância, maiores serão as chances de que vejam na leitura mais que um momento de lazer e sim oportunidade de conhecimento. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sendo aplicada na E.E.E.F Desembargador Boto, e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário, o qual aplicou-se a vinte alunos do segundo ano do ensino fundamental, três professora sendo duas atuando nos segundo ano e a outra no primeiro ano do ensino fundamental e a gestora da escola supracitada. Pôde-se observar através de pesquisa teórica o consenso que ha entre muitos estudiosos sobre a importância da literatura infantil e como ela contribui com a formação de leitores, alguns ainda ressaltam que ela deve ser introduzida na escola o quanta antes as crianças, não as privando de desfrutar do mundo "magico" literário. Diante da importância da literatura infantil como um meio facilitador para gerar nos alunos o habito da leitura, procurou-se por meio deste trabalho, investigar de que maneira era estava sendo trabalhada em sala de aula incentivando a leitura, qual o seu significado para as crianças e a veracidade sobre o prazer que os gêneros literários proporcionam aos alunos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.20092020-07-02T18:18:33Z2020-07-022020-07-02T18:18:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:43:39Zoai:localhost:riufcg/13142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:43:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
The contributions of children's literature in the formation of critical and conscious readers.
title As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
spellingShingle As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
Literatura infantil
Leitores críticos
Alunos leitores- formação
Formação de leitores
Children's literature
Critical Readers
Readers-training students
Readers training
title_short As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
title_full As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
title_fullStr As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
title_full_unstemmed As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
title_sort As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes.
author WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
author_facet WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Leitores críticos
Alunos leitores- formação
Formação de leitores
Children's literature
Critical Readers
Readers-training students
Readers training
topic Literatura infantil
Leitores críticos
Alunos leitores- formação
Formação de leitores
Children's literature
Critical Readers
Readers-training students
Readers training
description A presente pesquisa intitulada AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTlCOS E CONSCIENTES, deu-se mediante a necessidade que a escola enfrenta para a formação de alunos leitores. E a literatura infantil surge para apresentar a criança o mundo lúdico, magico e encantador que a leitura pode proporcionar. O que motivou a realização deste trabalho foi o fato de que as crianças demonstram prazer na leitura de historinhas ou cantando cancões, mas com o passar dos anos abandonam o habito da leitura. Dai a razão de introduzir diversos gêneros literários nos conteúdos das aulas, por acreditar que quanta mais experiencias agradáveis tiverem com a leitura durante a infância, maiores serão as chances de que vejam na leitura mais que um momento de lazer e sim oportunidade de conhecimento. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sendo aplicada na E.E.E.F Desembargador Boto, e o instrumento para a coleta de dados foi o questionário, o qual aplicou-se a vinte alunos do segundo ano do ensino fundamental, três professora sendo duas atuando nos segundo ano e a outra no primeiro ano do ensino fundamental e a gestora da escola supracitada. Pôde-se observar através de pesquisa teórica o consenso que ha entre muitos estudiosos sobre a importância da literatura infantil e como ela contribui com a formação de leitores, alguns ainda ressaltam que ela deve ser introduzida na escola o quanta antes as crianças, não as privando de desfrutar do mundo "magico" literário. Diante da importância da literatura infantil como um meio facilitador para gerar nos alunos o habito da leitura, procurou-se por meio deste trabalho, investigar de que maneira era estava sendo trabalhada em sala de aula incentivando a leitura, qual o seu significado para as crianças e a veracidade sobre o prazer que os gêneros literários proporcionam aos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T18:18:33Z
2020-07-02
2020-07-02T18:18:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142
WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142
identifier_str_mv WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445882499072