“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
Resumo: A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes.
id UFCG_7da697dfd50781b9bef5fad38a2ef740
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34499
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.“Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza.Evasão escolar - combateAgentes escolares - Fortaleza - CEFortaleza - CE - escolas municipaisPrograma Agente Escolar - Fortaleza - CEEscola e família - mediação de Agentes EscolaresMediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CESchool truancy - combatSchool agents - Fortaleza - CEFortaleza - CE - municipal schoolsSchool Agent Program - Fortaleza - CESchool and family - mediation by School AgentsSocial mediation - School Agents - Fortaleza - CEEducação.A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes.The research presented here has as object of study the school agents of the municipality of Fortaleza - Ceará and as an analysis unit the project to combat school dropout developed by the Municipal Department of Education of Fortaleza. Its general objective is to analyze the implication of the insertion of these agents in the school environment of the teaching units of the municipal network of Fortaleza, especially those located in the Conjunto Ceará neighborhood. To this end, it sought to understand the dynamics of practical learning for the performance of their functions, the techniques and strategies of interaction with the community of students and their families, as well as to analyze how school agents perceive their role of social mediation and the results they have achieved with their work from August 2021 to December 2022. This is qualitative exploratory research. As methodological procedures, interviews were conducted with school agents. The research highlights positive and negative aspects faced by school agents and concludes that, despite the difficulties, the program has fulfilled the role of controlling school infrequency and, consequently, avoiding the phenomenon of school dropout. It also emphasizes the importance of the work of school agents in the construction of relationships with the students' families.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCUNHA, Luis Henrique.CUNHA, L. HGOMES, Ramonildes Alves.GOMES, R. A.http://lattes.cnpq.br/7709505914296073PAULO, Maria de Assunçao Lima de.PAULO, M. A. L.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567LIMA TERCEIRO, Gael Barros.20232024-02-15T17:16:50Z2024-02-152024-02-15T17:16:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-15T17:17:17Zoai:localhost:riufcg/34499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-15T17:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
“Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza.
title “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
spellingShingle “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
Evasão escolar - combate
Agentes escolares - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - escolas municipais
Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE
Escola e família - mediação de Agentes Escolares
Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE
School truancy - combat
School agents - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - municipal schools
School Agent Program - Fortaleza - CE
School and family - mediation by School Agents
Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE
Educação.
title_short “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
title_full “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
title_fullStr “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
title_full_unstemmed “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
title_sort “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
author LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
author_facet LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CUNHA, Luis Henrique.
CUNHA, L. H
GOMES, Ramonildes Alves.
GOMES, R. A.
http://lattes.cnpq.br/7709505914296073
PAULO, Maria de Assunçao Lima de.
PAULO, M. A. L.
http://lattes.cnpq.br/8362829612160567
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA TERCEIRO, Gael Barros.
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar - combate
Agentes escolares - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - escolas municipais
Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE
Escola e família - mediação de Agentes Escolares
Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE
School truancy - combat
School agents - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - municipal schools
School Agent Program - Fortaleza - CE
School and family - mediation by School Agents
Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE
Educação.
topic Evasão escolar - combate
Agentes escolares - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - escolas municipais
Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE
Escola e família - mediação de Agentes Escolares
Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE
School truancy - combat
School agents - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - municipal schools
School Agent Program - Fortaleza - CE
School and family - mediation by School Agents
Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE
Educação.
description A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-15T17:16:50Z
2024-02-15
2024-02-15T17:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
identifier_str_mv LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612850401280