“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes. |
id |
UFCG_7da697dfd50781b9bef5fad38a2ef740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34499 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza.“Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza.Evasão escolar - combateAgentes escolares - Fortaleza - CEFortaleza - CE - escolas municipaisPrograma Agente Escolar - Fortaleza - CEEscola e família - mediação de Agentes EscolaresMediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CESchool truancy - combatSchool agents - Fortaleza - CEFortaleza - CE - municipal schoolsSchool Agent Program - Fortaleza - CESchool and family - mediation by School AgentsSocial mediation - School Agents - Fortaleza - CEEducação.A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes.The research presented here has as object of study the school agents of the municipality of Fortaleza - Ceará and as an analysis unit the project to combat school dropout developed by the Municipal Department of Education of Fortaleza. Its general objective is to analyze the implication of the insertion of these agents in the school environment of the teaching units of the municipal network of Fortaleza, especially those located in the Conjunto Ceará neighborhood. To this end, it sought to understand the dynamics of practical learning for the performance of their functions, the techniques and strategies of interaction with the community of students and their families, as well as to analyze how school agents perceive their role of social mediation and the results they have achieved with their work from August 2021 to December 2022. This is qualitative exploratory research. As methodological procedures, interviews were conducted with school agents. The research highlights positive and negative aspects faced by school agents and concludes that, despite the difficulties, the program has fulfilled the role of controlling school infrequency and, consequently, avoiding the phenomenon of school dropout. It also emphasizes the importance of the work of school agents in the construction of relationships with the students' families.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCUNHA, Luis Henrique.CUNHA, L. HGOMES, Ramonildes Alves.GOMES, R. A.http://lattes.cnpq.br/7709505914296073PAULO, Maria de Assunçao Lima de.PAULO, M. A. L.http://lattes.cnpq.br/8362829612160567LIMA TERCEIRO, Gael Barros.20232024-02-15T17:16:50Z2024-02-152024-02-15T17:16:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-15T17:17:17Zoai:localhost:riufcg/34499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-15T17:17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. “Making plans to fight back”: the challenges faced by school agents in tackling school dropouts in municipal schools in Fortaleza. |
title |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
spellingShingle |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. LIMA TERCEIRO, Gael Barros. Evasão escolar - combate Agentes escolares - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - escolas municipais Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE Escola e família - mediação de Agentes Escolares Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE School truancy - combat School agents - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - municipal schools School Agent Program - Fortaleza - CE School and family - mediation by School Agents Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE Educação. |
title_short |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
title_full |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
title_fullStr |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
title_full_unstemmed |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
title_sort |
“Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. |
author |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. |
author_facet |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CUNHA, Luis Henrique. CUNHA, L. H GOMES, Ramonildes Alves. GOMES, R. A. http://lattes.cnpq.br/7709505914296073 PAULO, Maria de Assunçao Lima de. PAULO, M. A. L. http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar - combate Agentes escolares - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - escolas municipais Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE Escola e família - mediação de Agentes Escolares Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE School truancy - combat School agents - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - municipal schools School Agent Program - Fortaleza - CE School and family - mediation by School Agents Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE Educação. |
topic |
Evasão escolar - combate Agentes escolares - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - escolas municipais Programa Agente Escolar - Fortaleza - CE Escola e família - mediação de Agentes Escolares Mediação social -Agentes Escolares - Fortaleza - CE School truancy - combat School agents - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - municipal schools School Agent Program - Fortaleza - CE School and family - mediation by School Agents Social mediation - School Agents - Fortaleza - CE Educação. |
description |
A pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo os agentes escolares do município de Fortaleza - Ceará e como unidade de análise o projeto de combate à evasão escolar desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem como objetivo geral analisar as implicações da inserção desses agentes no ambiente escolar das unidades de ensino da rede municipal de Fortaleza, especialmente aquelas localizadas no bairro Conjunto Ceará. Para tal, buscou compreender as dinâmicas de aprendizado prático para o desempenho de suas funções, as técnicas e estratégias de interação com a comunidade de discentes e suas famílias, bem como analisar como os agentes escolares percebem seu papel de mediação social e os resultados que têm alcançado com seu trabalho no período de agosto de 2021 a dezembro de 2022. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com os agentes escolares. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos agentes escolares e conclui que, apesar das dificuldades, o programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta ainda, a importância da atuação dos agentes escolares na construção das relações com as famílias dos estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-02-15T17:16:50Z 2024-02-15 2024-02-15T17:16:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
identifier_str_mv |
LIMA TERCEIRO, Gael Barros. “Traçando planos para contra-atacar”: os desafios dos agentes escolares no enfrentamento à evasão escolar nas escolas municipais de Fortaleza. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744612850401280 |