A percepção das instituições de ensino superior do município de Cajazeiras quanto ao fomento a aprendizagem através da nova lei do estagiário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Ana Lúcia de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15532
Resumo: Em setembro de 2008 foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estagio de estudantes. Até então a atividade de estagio era regulamentada pela Lei 6.494 de 1977, sem muitas especificidades. A nova Lei trata de forma mais completa a atividade de estagio, estabelecendo com clareza as obrigações de cada uma das partes na relação de estagio, trazendo direitos e benefícios ao estagiário, e prevendo a fiscalização dessa atividade a fim de assegurar o seu caráter de ato educativo escolar supervisionado e o seu objetivo de desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Esse trabalho busca verificar a percepção do Estagio nas Instituições de Ensino Superior no Município de Cajazeiras - PB em relação a nova Lei. O instrumento usado na presente pesquisa foi um questionário contendo 15 questões, aplicado nas Instituições Superiores de Cajazeiras - PB. A Legislação brasileira que discorre sobre o estagio não estipula quais atividades os estagiários devem realizar, porem ela deixa muito claro que o estagio deve gerar conhecimento aos estudantes que o praticam. Para que isso ocorra os estagiários devem realizar atividades que estejam ligadas ao seu curso de graduação. Uma vez as atividades estando de acordo com o que esta sendo aprendido em sala de aula o estagio também estará proporcionando uma vivencia profissional a quem o estiver praticando, atendendo assim a um de seus principais objetivos, que e dar a oportunidade aos acadêmicos de exercer a profissão mesmo antes de se formar. E a instituição de ensino que tem o papel de supervisionar o estagio de seu acadêmico. Ela avalia se ambas as partes estão cumprindo com o que foi acordado no contrato de estagio. Verifica se as atividades a serem realizadas estão de acordo com o a cadeira de matérias a serem cumpridas no curso de graduação. Possui a importante função de verificar se o estagio 22 esta contribuindo para a formação acadêmica dos alunos. Verifica se o ambiente do estagio e apto para a realização do mesmo. Uma vez atendendo a estas imposições dificilmente o estagiário estará realizando um estagio que não contribua para sua formação, podendo assim praticar o que vem aprendendo em sala de aula. Estará apto a realizar as atividades requisitadas por seus superiores do estagio, adquirindo conhecimento e experiência profissional. Auxiliando ainda a sua formação acadêmica.
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A nova Lei trata de forma mais completa a atividade de estagio, estabelecendo com clareza as obrigações de cada uma das partes na relação de estagio, trazendo direitos e benefícios ao estagiário, e prevendo a fiscalização dessa atividade a fim de assegurar o seu caráter de ato educativo escolar supervisionado e o seu objetivo de desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Esse trabalho busca verificar a percepção do Estagio nas Instituições de Ensino Superior no Município de Cajazeiras - PB em relação a nova Lei. O instrumento usado na presente pesquisa foi um questionário contendo 15 questões, aplicado nas Instituições Superiores de Cajazeiras - PB. A Legislação brasileira que discorre sobre o estagio não estipula quais atividades os estagiários devem realizar, porem ela deixa muito claro que o estagio deve gerar conhecimento aos estudantes que o praticam. Para que isso ocorra os estagiários devem realizar atividades que estejam ligadas ao seu curso de graduação. Uma vez as atividades estando de acordo com o que esta sendo aprendido em sala de aula o estagio também estará proporcionando uma vivencia profissional a quem o estiver praticando, atendendo assim a um de seus principais objetivos, que e dar a oportunidade aos acadêmicos de exercer a profissão mesmo antes de se formar. E a instituição de ensino que tem o papel de supervisionar o estagio de seu acadêmico. Ela avalia se ambas as partes estão cumprindo com o que foi acordado no contrato de estagio. Verifica se as atividades a serem realizadas estão de acordo com o a cadeira de matérias a serem cumpridas no curso de graduação. Possui a importante função de verificar se o estagio 22 esta contribuindo para a formação acadêmica dos alunos. Verifica se o ambiente do estagio e apto para a realização do mesmo. Uma vez atendendo a estas imposições dificilmente o estagiário estará realizando um estagio que não contribua para sua formação, podendo assim praticar o que vem aprendendo em sala de aula. Estará apto a realizar as atividades requisitadas por seus superiores do estagio, adquirindo conhecimento e experiência profissional. Auxiliando ainda a sua formação acadêmica.in September 2008 was enacted by the National Congress and enacted by President Luis Inacio Lula da Silva 11,788 law of September 25, 2008, which has, over the placement of students. Until then the internship activity was regulated by the law of 6,494 1977, without many specifics. The new law comes as complete internship activity, establishing with clarity the obligations of each party in respect of stage, bringing rights and benefits to the trainee, and providing for the supervision of this activity in order to ensure its character of school education Act and supervised its development goal of educating for civic life and to work. This work seeks to verify the perception of placement in Institutions of higher education in the municipality of Cajazeiras - PB in relation to the new law. The instrument used in this research was a questionnaire prepared on the basis of Act of 11,788 2008 applied in SAIS Cajazeiras - PB. Brazilian law that discusses the stage does not stipulate that the trainees should perform activities, but she makes it very clear that the stage should generate knowledge to students that the practice. For this to occur the interns must perform activities that are related to your degree course. Once the activities are in accordance with what is being learned in the classroom the stage will also be providing a professional experience who are practicing, attending to one of its main goals, which is to give opportunity for academics to be exercising the profession even before they are formed. Is the educational institution that has the role of overseeing the stage of your academic. She evaluates if both parties are complying with what was agreed in the contract of apprenticeship. Checks whether the activities to be performed are according to the Chair of matters to be fulfilled in the undergraduate program. Has the important function to check if the stage 22 this contributing to students ' academic training. Checks whether the internship environment is able to achieve the same. Once in view of these taxes hardly the trainee will be performing a stage that does not contribute to their training, and practice what is learned in the classroom. Will be able to carry out the activities requested by his superiors of the stage, acquiring knowledge and professional experience. Assisting its academic formation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGFERNANDES, Francisco Dinarte de Sousa.FERNANDES, F. D. S.VENTURA, Ana Flávia Albuquerque.CAVALCANTI, Janeide Albuquerque.ABREU, Ana Lúcia de.2011-12-012020-09-23T11:24:29Z2020-09-232020-09-23T11:24:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15532ABREU, Ana Lúcia de. A percepção das instituições de ensino superior do município de Cajazeiras quanto ao fomento a aprendizagem através da nova lei do estagiário. 2011. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-05T20:49:16Zoai:localhost:riufcg/15532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-05T20:49:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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