Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa. |
id |
UFCG_7eaebca4c8388d090261c78e979dab85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4922 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
SOUSA, Jose Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.BRAGA, Elinaldo Menezes.DANTAS, D. P.http://lattes.cnpq.br/3540937503528134DANTAS, Dione Pereira.O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa.The present study aims to develop a research on the meanings of aging constructed by the discourse of advertising. Specifically, we aimed to analyze some advertising texts aimed at the dissemination of beauty products indicated for rejuvenation, to identify whether such texts construct and move about aging and ways in which discursive and ideological formations they fall. We aim to also see if there is evidence of building an identity for old age. We know that no discourse is neutral, free, it reflects the way language embodies the ideology and how ideology manifests itself in the language. Thus we intend to analyze the advertising discourse, the representation of old age that is formed within this discourse and its relationship with the exterior, from the basics of Discourse Analysis French orientated.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-07-18T10:47:34Z No. of bitstreams: 1 DIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 4069026 bytes, checksum: 94e710776ddea1944a09de5aa5ad4005 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T10:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 4069026 bytes, checksum: 94e710776ddea1944a09de5aa5ad4005 (MD5) Previous issue date: 2012-12-12Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras- Língua Portuguesa.Analise de discurso.Texto Publicitário.Discourse analysis.Advertising Text.Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitárioDiscursive figurativizations of old age in advertising text2012-12-122019-07-18T10:47:34Z2019-07-182019-07-18T10:47:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012.pdfDIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012.pdfapplication/pdf4092853http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/3/DIONE+PEREIRA+DANTAS.+TCC+ESP.+EM+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+2012.pdfe39ff7f5033bf53a50d229b5a514929bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/49222021-09-02 08:05:26.087oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:01:07.458916Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Discursive figurativizations of old age in advertising text |
title |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
spellingShingle |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário DANTAS, Dione Pereira. Letras- Língua Portuguesa. Analise de discurso. Texto Publicitário. Discourse analysis. Advertising Text. |
title_short |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
title_full |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
title_fullStr |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
title_full_unstemmed |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
title_sort |
Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário |
author |
DANTAS, Dione Pereira. |
author_facet |
DANTAS, Dione Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SOUSA, Jose Wanderley Alves de. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BRAGA, Elinaldo Menezes. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
DANTAS, D. P. |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3540937503528134 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Dione Pereira. |
contributor_str_mv |
SOUSA, Jose Wanderley Alves de. MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. BRAGA, Elinaldo Menezes. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras- Língua Portuguesa. |
topic |
Letras- Língua Portuguesa. Analise de discurso. Texto Publicitário. Discourse analysis. Advertising Text. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analise de discurso. Texto Publicitário. Discourse analysis. Advertising Text. |
description |
O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-18T10:47:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-18 2019-07-18T10:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Formação de Professores - CFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/3/DIONE+PEREIRA+DANTAS.+TCC+ESP.+EM+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+2012.pdf http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39ff7f5033bf53a50d229b5a514929b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396562030690304 |