Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Dione Pereira.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa.
id UFCG_7eaebca4c8388d090261c78e979dab85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4922
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SOUSA, Jose Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.BRAGA, Elinaldo Menezes.DANTAS, D. P.http://lattes.cnpq.br/3540937503528134DANTAS, Dione Pereira.O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa.The present study aims to develop a research on the meanings of aging constructed by the discourse of advertising. Specifically, we aimed to analyze some advertising texts aimed at the dissemination of beauty products indicated for rejuvenation, to identify whether such texts construct and move about aging and ways in which discursive and ideological formations they fall. We aim to also see if there is evidence of building an identity for old age. We know that no discourse is neutral, free, it reflects the way language embodies the ideology and how ideology manifests itself in the language. Thus we intend to analyze the advertising discourse, the representation of old age that is formed within this discourse and its relationship with the exterior, from the basics of Discourse Analysis French orientated.Submitted by Josivan Vasconcelos (josivanvasconcelos@hotmail.com) on 2019-07-18T10:47:34Z No. of bitstreams: 1 DIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 4069026 bytes, checksum: 94e710776ddea1944a09de5aa5ad4005 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T10:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012. pdf: 4069026 bytes, checksum: 94e710776ddea1944a09de5aa5ad4005 (MD5) Previous issue date: 2012-12-12Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPLetras- Língua Portuguesa.Analise de discurso.Texto Publicitário.Discourse analysis.Advertising Text.Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitárioDiscursive figurativizations of old age in advertising text2012-12-122019-07-18T10:47:34Z2019-07-182019-07-18T10:47:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALDIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012.pdfDIONE PEREIRA DANTAS. TCC ESP. EM LÍNGUA PORTUGUESA 2012.pdfapplication/pdf4092853http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/3/DIONE+PEREIRA+DANTAS.+TCC+ESP.+EM+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+2012.pdfe39ff7f5033bf53a50d229b5a514929bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/49222021-09-02 08:05:26.087oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:01:07.458916Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Discursive figurativizations of old age in advertising text
title Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
spellingShingle Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
DANTAS, Dione Pereira.
Letras- Língua Portuguesa.
Analise de discurso.
Texto Publicitário.
Discourse analysis.
Advertising Text.
title_short Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
title_full Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
title_fullStr Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
title_full_unstemmed Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
title_sort Figurativizações discursiva da velhice no texto publicitário
author DANTAS, Dione Pereira.
author_facet DANTAS, Dione Pereira.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv DANTAS, D. P.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3540937503528134
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Dione Pereira.
contributor_str_mv SOUSA, Jose Wanderley Alves de.
MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras- Língua Portuguesa.
topic Letras- Língua Portuguesa.
Analise de discurso.
Texto Publicitário.
Discourse analysis.
Advertising Text.
dc.subject.por.fl_str_mv Analise de discurso.
Texto Publicitário.
Discourse analysis.
Advertising Text.
description O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma investigação sobre os sentidos da velhice construídos pelo discurso da publicidade. De modo específico, objetivamos analisar alguns discursos dos textos publicitários voltados para a divulgação de produtos de beleza indicados para o rejuvenescimento, para identificar se tais discursos constroem e movimentam sentidos sobre a velhice e em quais formações discursivas e ideológicas eles se inserem. Almejamos ainda, observar se ha indícios de construção de uma identidade para a velhice. Sabemos que nenhum discurso e neutro, gratuito, ele reflete a maneira como a linguagem materializa a ideologia, e como a ideologia se manifesta na língua. Dessa forma pretendemos analisar no discurso publicitário, a representação da velhice que se forma no interior deste discurso e sua relação com a exterioridade, a partir dos fundamentos da analise de discurso de orientação francesa.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T10:47:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T10:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922
dc.identifier.citation.fl_str_mv DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4922
identifier_str_mv DANTAS, Dione Pereira. A figurativizações da velhice no texto publicitário. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/3/DIONE+PEREIRA+DANTAS.+TCC+ESP.+EM+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+2012.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/4922/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39ff7f5033bf53a50d229b5a514929b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396562030690304